Seguimento Litoral Norte - Outubro 2019

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,433
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Bom dia,
Veio a chuvinha de novo, que bom.
Por aqui manha de inverno com chuvinha puxada a vento, este é de quadrante S/SO com rajadas moderadas a fortes, mas com temperatura amena.
Nowcasting: A acompanhar do meu corpo de bombeiros.
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

nevoeiro cerrado neste momento, o acumulado está nos 48.6 mm e o total mensal subiu para 220 mm.

17.3ºc actuais com 96%hr.

na zona do ISEP descarregou mais, o acumulado já ultrapassa os 55 mm :

https://meteo.isep.ipp.pt/gauges
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Boa tarde,

nevoeiro cerrado neste momento, o acumulado está nos 48.6 mm e o total mensal subiu para 220 mm.

17.3ºc actuais com 96%hr.

na zona do ISEP descarregou mais, o acumulado já ultrapassa os 55 mm :

https://meteo.isep.ipp.pt/gauges
Exacto. E o total mensal do ISEP já vai em 271,53 mm. :rain::rain::rain:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Exacto. E o total mensal do ISEP já vai em 271,53 mm. :rain::rain::rain:

Um dos dias que está a fazer diferença nos totais mensais para outras estações foi no dia em que Pedras Rubras acumulou mais de 120 mm, nesse dia o ISEP ( um pouco mais a Norte da Cidade) acumulou cerca de 70 mm se não estou em erro.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas,

por aqui o acumulado está agora nos 50.4 mm, vai morrinhando muito fraco, 17.9ºc , vento fraco e 96%HR com nevoeiro fechado.

O ISEP segue com 58.7 mm.

Pelas minhas contas, Pedras Rubras (IPMA) segue com 56.6 mm até ao momento, com uma precipitação horária máxima de 15.7 mm:

Capturar.jpg


http://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#Pedras Rubras

:rain:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,197
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Por cá continuamos debaixo de nevoeiro cerrado, já está assim há mais de 10 horas.
Fui agora à rua e cai uma morrinha muito leve.

Massarelos (IPMA), que é a estação oficial aqui mais perto de casa leva 42,8 mm acumulados.

A temperatura tem-se mantido muito estável ao longo do dia; mínima de 16,7ºC e máxima de 17,5ºC. Neste momento estão 16,8ºC.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite, boa madrugada.

Foi mais um dia de belo efeito cénico esta quarta-feira, cinzento, muito chuvoso, tecto de nuvens baixo, vento fraco.
Mas que chuva.
O acumulado ficou nos 74,9 mm e o total mensal subiu para os 314,9 mm. Muita água.

Pelas 17h comparei a chuva recolhida no udómetro de hellmans e no pluviómetro da estação, desde que zerei os dois ontem ao final da manhã..
Tomando como ponto de partida os 82,2 mm registados no pluviómetro digital da Oregon, medi o recolhido no udómetro de hellmans e este totalizou 80,2 mm.
Uma diferença de 2 mm a mais registada, parece-me uma diferença aceitável. 2,5 % é pouco.
O ideal seria um valor a rondar os 0%, mas tecnicamente é muito difícil. Já noutras avaliações consegui próximo disso e noutras consegui diferenças negativas, isto é, recolhi menos no pluviómetro que no udómetro de hellmans.
Fica a curiosidade. De vez em quando vou verificando a fiabilidade do sensor digital para perceber se está tudo bem ou não.

A temperatura continua é alta, muita humidade no ar, leve chuvisco vai caindo, vento praticamente nulo e nevoeiro por vezes - o tecto de nuvens é baixo, sinal de atmosfera saturada.
A amplitude térmica ficou-se nos 2,3ºC.

Tactual: 16,7ºC
Hr: 96%
Ponto de orvalho: 16,0ºC