Seguimento Açores e Madeira - Outubro 2019



Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Não tenho memória de nós últimos tempos ter vivido algo assim.

As pessoas têm a memória muito curta de facto!

Eu até tenho lembrança de algo parecido, embora muito superior ao dia de hoje, há precisamente 7 anos atrás.
Estávamos em Maio de 2012.

Foi uma tempestade primaveril à antiga pra nunca mais esquecer :D:malandro:

 
Última edição:

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Parece que a instabilidade irá permanecer nos Grupos central e oriental dos Açores, pelo menos até amanhã.
Uma forte corrente de sudoeste carregada de vários núcleos de nebulosidade percorre o Atlântico até atingir o Arquipélago dos Açores.
Alguém para fazer uma análise sinóptica mais pormenorizada...

Windy
 

Helinho

Cumulus
Registo
12 Abr 2016
Mensagens
150
Local
Maia
As pessoas têm a memória muito curta de facto!

Eu até tenho lembrança de algo parecido, embora muito superior ao dia de hoje, há precisamente 7 anos atrás.
Estávamos em Maio de 2012.

Foi uma tempestade primaveril à antiga! :D:malandro:



Eu estava a referir-me à mudança de panorama temporal, tanto que estava sol como de repente ficou tudo escuro e parece que caiu o oceano em cima de nós.

Não apanhei esse temporal, tive muitos anos fora da ilha :(

Mas agradeço pelo video :)
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Eu estava a referir-me à mudança de panorama temporal, tanto que estava sol como de repente ficou tudo escuro e parece que caiu o oceano em cima de nós.

Não apanhei esse temporal, tive muitos anos fora da ilha :(

Mas agradeço pelo video :)

Podes crer que essa noite ficou na História dos Açores como um dos maiores temporais eléctricos registados no arquipélago nos últimos anos.
Foram quase 2 horas a relâmpar sem parar , sem falar na chuva que foi um autêntico dilúvio em algumas localidades da ilha.
Tudo se deveu a uma perturbação que evoluiu para características tropicais fora de época. Já estive à procura aqui no fórum sobre isso, mas não encontrei...
Certamente deve estar nos arquivos do baú para mais tarde recordar

 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,013
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Ora viva pessoal.

Por aqui tem se sentido desde ontem principalmente o factor vento.

Vento com rajadas fortes principalmente no Norte da ilha apesar de em Angra também se ter sentido principalmente no dia de ontem.

Sigo com céu nublado mas sem precipitação e o sol irradia por entre as nuvens fazendo um efeito muito típico da época que vivemos.

Um bom Halloween para todos.
 
  • Gosto
Reactions: Afgdr e luismeteo3

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,077
Local
Horta, Matriz, (90m)
Explosão.

Pelo som, houve um impacto de um raio no solo.

MT11.AMFAZRS.2019304.1400.03KM.ZEFF.GIF

Super célula made in Azores
Pelas várias estações que observei, desde a ribeira grande, Lagoa, PDL e mosteiros, ambas tiveram uma oscilação positiva da pressão atmosférica de forma súbita, seguida de uma variação negativa igualmente súbita.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Há relatos pelo Facebook que durante a passagem do Cúmulo Nimbus pela ilha de São Miguel, caíu uma árvore no jardim da Universidade em Ponta Delgada.
Pelos meus lados muitos galhos de árvores foram igualmente arrastados pela força do vento, acompanhada pela chuva torrencial.
Curiosamente, na ilha de Santa Maria não se passou nada, portanto penso que foi mesmo um fenómeno local, talvez agravado pela orografia da ilha.
Não sei se chegou à Terceira, mas pelos testemunhos prestados também penso que não.
De momento pinga grado, e parece que a noite das bruxas logo será com tempo instável
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
A região mais favorável à ocorrência da convecção que passou por SM localizava-se muito a sul do GOr. Não me parece que valha a pena especular acerca de como semelhante estrutura chegou às ilhas com a intensidade verificada. Às vezes acontece.

B0KMqYf.gif


Visualmente, a região de convecção mais intensa aparenta ter passado sobre o concelho de PDL.

Como escrevi anteriormente, acredito que a precipitação tenha sido limitada por diversas intrusões de ar seco.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa e luismeteo3

fablept

Nimbostratus
Registo
12 Nov 2008
Mensagens
1,423
Local
Ponta Delgada - Açores
Podes crer que essa noite ficou na História dos Açores como um dos maiores temporais eléctricos registados no arquipélago nos últimos anos.
Foram quase 2 horas a relâmpar sem parar , sem falar na chuva que foi um autêntico dilúvio em algumas localidades da ilha.
Tudo se deveu a uma perturbação que evoluiu para características tropicais fora de época. Já estive à procura aqui no fórum sobre isso, mas não encontrei...
Certamente deve estar nos arquivos do baú para mais tarde recordar


Estou presente algures nesse vídeo :)

Recordo me bem dessa noite das festas de Santo Cristo..um autêntico dilúvio de chuva e trovoada durante umas horas, mas sem vento.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Estava em Santa Clara, concelho de Ponta Delgada, a trabalhar quando presenciei esse fenómeno atmosférico adverso. Foram aguaceiros torrenciais, acompanhados de rajadas fortes e trovoada. Só via as folhas das árvores a voarem com o vento.


Há relatos pelo Facebook que durante a passagem do Cúmulo Nimbus pela ilha de São Miguel, caíu uma árvore no jardim da Universidade em Ponta Delgada.

Li, também, esse relato no Facebook e tinha uma fotografia anexada, tirada no Campus de Ponta Delgada da Universidade dos Açores.

Autora: Ana Rita

4KiCe7G.jpg
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,130
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Como é costume, depois do evento, o IPMA acrescentou um aviso amarelo de vento e um de trovoada para o Grupo Oriental. Ainda não caiu qualquer aguaceiro significativo desde a hora de emissão dos avisos.

Estão em vigor até as 9h locais os seguintes avisos amarelos para o Grupo Oriental e até às 8h para o Grupo Ocidental. Os avisos do Grupo Central já terminaram.

kirNj5e.png