Seguimento Sul - Outubro 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Boa Noite,
Já pelo Alentejo, cheguei a Portalegre e estava a cair morrinha. Aqui em Arronches, de vez em quando também chuvisca, mas não molha nada.
Ar completamente carregado de humidade e nas zonas montanhosas esta chuvinha deve ser constante. Nos próximos dias a Serra de S. Mamede deverá recolher bastantes mm's, pois, a chuva será na maioria orográfica sendo bastante visível o efeito da Serra nos acumulados previstos pelo ECM (por exemplo):
vWaR7Wm.png


Mais uma vez, Arronches estará no meio de acumulados completamente distintos.

Outubro termina com 23mm na estação netatmo de referência. Deverão falta cerca de 5mm do dia 19, pois, a estação esteve em baixo durante algumas horas. Em 2017 esta estação só teve 13mm em Outubro, portanto já não é mau de todo. :p
2019 segue com 215mm. Este mês, em alguns pontos do Norte já choveu mais do que isto. :huhlmao: Novembro parecia começar bem, mas metade dos acumulados previstos desapareceram. Vamos-nos contentando com estas amostras de chuva aka restos, que pouco ou nada fazem numa seca severa/extrema.
__________
A semana passada teve mínimas algo baixas e tenho um registo de 4,4ºC.

Neste momento, 18,6ºC com 98% hr. :hehe:
 
Última edição:


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa Noite,
Já pelo Alentejo, cheguei a Portalegre e estava a cair morrinha. Aqui em Arronches, de vez em quando também chuvisca, mas não molha nada.
Ar completamente carregado de humidade e nas zonas montanhosas esta chuvinha deve ser constante. Nos próximos dias a Serra de S. Mamede deverá recolher bastantes mm's, pois, a chuva será na maioria orográfica sendo bastante visível o efeito da Serra nos acumulados previstos pelo ECM (por exemplo):
vWaR7Wm.png


Mais uma vez, Arronches estará no meio de acumulados completamente distintos.

Outubro termina com 23mm na estação netatmo de referência. Deverão falta cerca de 5mm do dia 19, pois, a estação esteve em baixo durante algumas horas. Em 2017 esta estação só teve 13mm em Outubro, portanto já não é mau de todo.
2019 segue com 215mm. Este mês, em alguns pontos do Norte já choveu mais do que isto. :huhlmao: Novembro parecia começar bem, mas metade dos acumulados previstos desapareceram.
__________
A semana passada teve mínimas algo baixas e tenho um registo de 4,4ºC.

Neste momento, 18,6ºC com 98% hr. :hehe:
Acumulados em Gondomar de 240,8.mm.( Mês de outubro )
Hulmao

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Acumulados em Gondomar de 240,8.mm.( Mês de outubro )
Hulmao

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
Sonhemos! :rolleyes: Nem que fosse só um mês, seria a salvação.
Em Março de 2018 a estação netatmo aqui da zona acumulou 270mm, mas repartidos ao longo do mês. Algum dia surgirá outro milagre, não se sabe é quando. :p
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Sonhemos! :rolleyes: Nem que fosse só um mês, seria a salvação.
Em Março de 2018 a estação netatmo aqui da zona acumulou 270mm, mas repartidos ao longo do mês. Algum dia surgirá outro milagre, não se sabe é quando. :p
Em dezembro irei ao sul
Monchique e Beja
Pode ser que eu dê sorte

Enviado do meu HUAWEI CAN-L11 através do Tapatalk
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,202
Local
loule-caldeirao
Em Dezembro de 2009 uma estação de São Brás acumulou mais de 400mm...e mais se seguiu nos restantes meses. Creio que nesse ano essa estação aproximou-se dos 1000.

Atualmente nada indica que vá haver uma “abertura" como nesse ano. Em todo o caso e ao contrário de anos anteriores penso que não é sensato pensar que um mês com 200 mm resolverá o problema.
No entanto volto a dizer que para as barragens é melhor ter 200 num mês do que 4 meses com 50 cada um.;)