Seguimento Meteorológico Livre 2019

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,719
Local
Loures
Há muita malta que faz isso aqui... Para além de posts que deveriam estar nos tópicos das previsões e invariavelmente são "despejados" aqui no Livre. :facepalm:

Eu já desisti há muito dessa luta, tentamos manter o fórum em ordem mas poucos são os que colaboram. Mas quando depois fazemos algo "mais a sério", somos logo recebidos com 7 pedras na mão ¯\_(ツ)_/¯
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,606
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pessoal, alguém tem uma ideia do que vai chover em concreto nos próximos 3 dias em Lisboa e Região Oeste?
Vejo muito pouca coisa nos modelos, mas o IPMA promete 100% hipótese de chuva para aqui...5-10 mm??
Não se vê o tal Novembro chuvoso que algumas paginas andam aí a falar.
Talvez entre 10 a 20mm, embora amanhã haja incertezas, pode chover mais que o previsto.
Sei de que página estas a falar.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Há muita malta que faz isso aqui... Para além de posts que deveriam estar nos tópicos das previsões e invariavelmente são "despejados" aqui no Livre. :facepalm:

A partir do momento em que encerraram os tópicos de previsões mensais dos modelos, preferi passar a publicar aqui as minhas anotações, uma vez que acho não fazer sentido transformar o tópico de previsões de curto prazo (3 dias) num tópico de conversa de café interminável... Para isso acho este tópico mais apropriado.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ainda não percebi: a ex-depressão Rebecka vai ou não vai afetar o sul do país?
É que vi pessoas no Facebook a dizerem que vai e outras a dizerem que não vai. Não entendo. :hmm:
 

Between

Cumulus
Registo
17 Nov 2018
Mensagens
195
Local
Amarante
Ainda não percebi: a ex-depressão Rebecka vai ou não vai afetar o sul do país?
É que vi pessoas no Facebook a dizerem que vai e outras a dizerem que não vai. Não entendo. :hmm:

Ainda é bem vísivel no satélite, embora parece estar a perder intensidade:

f3789a629542e24bc061a4f41d4dfeef.png


O ECMWF simula na última saída a passagem de uma linha de instabilidade pelo sul do país durante a próxima madrugada:

5d62caa029c9c10e956131798f7f115a.png


Acumulados interessantes, vamos ver se se confirma.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Ainda é bem vísivel no satélite, embora parece estar a perder intensidade:

f3789a629542e24bc061a4f41d4dfeef.png


O ECMWF simula na última saída a passagem de uma linha de instabilidade pelo sul do país durante a próxima madrugada:

5d62caa029c9c10e956131798f7f115a.png


Acumulados interessantes, vamos ver se se confirma.
E sendo assim é chuva sem grandes problemas associados...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde.
A zona do Vale do Sado continua com os terrenos secos como se fosse verão. Nem uma erva verde praticamente se vê. As previsões apontam para a 1ª quinzena de Novembro sem chuva para esta região. E à semelhança dos outros anos, se seguir a tendência, este será o ano pior que 2005! O anticiclone no Inverno é está cada vez mais potente e se ligar ao do próximo verão, estamos condenados!!