Seguimento Meteorológico Livre 2019

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde!

Infelizmente segundo os modelos este mês de Novembro não vai trazer chuva nenhuma para o Sul. Parece que este ano e pela primeira vez na história o Sul passa o Natal com os terrenos despidos de vegetação como se fosse um deserto. A situação é caótica já neste momento!! Vamos entrar numa grande miséria se não chover. As sementeiras de cereais não nascem, as formigas juntam tudo, mesmo que venha a chover, já nunca é um ano normal. E o pior são os animais, a pouca água que existe não tem qualidade e é escassa. Sinceramente nunca vi a situação tão complicada. Um País tão pequeno, só chove no Norte e Centro e o Sul parece que faz de propósito, nem uma pinga de jeito.
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
É o pânico do inverno inexistente* :D

cHlCcCW.gif


*Sim, sim. É um assunto sério mas eu não tenho influência na meteorologia.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
É o pânico do inverno inexistente* :D

cHlCcCW.gif


*Sim, sim. É um assunto sério mas eu não tenho influência na meteorologia.
Realmente é o pânico ao olhar para a atual situação e ver essa previsão sendo que infelizmente, não é a única que mostra um cenário com anomalias negativas na precipitação bem vincadas nos próximos meses.
A previsão para Novembro, não está muito longe da realidade. No entanto, apenas falo nas diferenças Norte/Sul, pois a precipitação ainda não está acima da média em nenhum local.
Quanto aos restantes meses, é aquilo que tem acontecido nos últimos anos com o típico bloqueio a partir de dezembro. :unsure:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
A concretizar-se será catastrófico para o Alentejo
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Realmente é o pânico ao olhar para a atual situação e ver essa previsão sendo que infelizmente, não é a única que mostra um cenário com anomalias negativas na precipitação bem vincadas nos próximos meses.
A previsão para Novembro, não está muito longe da realidade. No entanto, apenas falo nas diferenças Norte/Sul, pois a precipitação ainda não está acima da média em nenhum local.
Quanto aos restantes meses, é aquilo que tem acontecido nos últimos anos com o típico bloqueio a partir de dezembro. :unsure:

esperemos que essas previsões não se concretizem seria um desastre para a região sul.
o ano passado os modelos previam um inverno chuvoso e acabou por ser muito seco pode ser que este ano os modelos falhem nas previsões.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
esperemos que essas previsões não se concretizem seria um desastre para a região sul.
o ano passado os modelos previam um inverno chuvoso e acabou por ser muito seco pode ser que este ano os modelos falhem nas previsões.

seria catastrófico e provavelmente o pior ciclo de sempre.
sinceramente não acredito que se venha a concretizar. Talvez este ano não se instale um bloqueio de inverno tão potente..
Todos nós ja vimos este tipo de previsão falhar.
 
Última edição:

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
seria catastrófico e provavelmente o pior ciclo de sempre.
sinceramente não acredito que se venha a concretizar. Talvez este ano não se instale um bloqueio de inverno tão potente..
Todos nós ja vimos este tipo de previsão falhar.

Pior ciclo de sempre não sei, o evento de 2002-2006 também foi crítico - descambou nos incêndios terríveis de 2003 a 2005... mas está de facto muito assustador. Só reforça a necessidade de acumularmos água, para o que der e vier, e de a usarmos com tino - mais barragens e açudes, agricultura e outras atividades económicas mais eficientes, menos perdas de água nas distribuições...
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Pior ciclo de sempre não sei, o evento de 2002-2006 também foi crítico - descambou nos incêndios terríveis de 2003 a 2005... mas está de facto muito assustador. Só reforça a necessidade de acumularmos água, para o que der e vier, e de a usarmos com tino - mais barragens e açudes, agricultura e outras atividades económicas mais eficientes, menos perdas de água nas distribuições...

penso que a situação actual já é mais critica do que 2005, em muitas albufeiras. e até vejo mais stress hídrico nas plantas a sul. Mas corrijam-me se estiver errado.

Estou a falar a sul e interior centro. Noutros locais a situação está a inverter-se aos poucos ( Tem chovido mto a norte . mas não existe nenhum local do país com chuva acima do normal, como ja foi dito aqui)
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
penso que a situação actual já é mais critica do que 2005, em muitas albufeiras. e até vejo mais stress hídrico nas plantas a sul. Mas corrijam-me se estiver errado.

Estou a falar a sul e interior centro. Noutros locais a situação está a inverter-se aos poucos ( Tem chovido mto a norte . mas não existe nenhum local do país com chuva acima do normal, como ja foi dito aqui)
Não sei quais são as médias a norte, mas com o que tem chovido ultimamente não sei se será bem assim, agora cá por baixo o panorama está negro...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não sei quais são as médias a norte, mas com o que tem chovido ultimamente não sei se será bem assim, agora cá por baixo o panorama está negro...

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
Médias:
- Aveiro: 129,2 mn
- Porto: 158,1 mm
- Braga: 175,4 mm
- Viana do Castelo: 180,8 mm

É verdade que não há nenhum local com precipitação acima da média, mas não deve faltar muito para o Minho e o Litoral Centro (a norte de Leiria) ficar com as precipitações na média.

Este novembro, de certa maneira, está a ser parecido ao novembro de 2009, que foi extremamente seco a sul e muito chuvoso a norte, talvez com aquela exceção do Interior Norte e Centro e da Península de Lisboa. :(
mrrpe200911.jpg

Curiosamente, o dezembro que veio a seguir foi a "loucura" a nível meteorológico. :rain:
mrrpe200912.jpg


Total de precipitação em dezembro de 2009:
mrrto200912.jpg


Esperemos que se venha a cumprir o mesmo padrão que o de 2009, porque isso seria uma boa ajuda! :uau::pray:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Médias:
- Aveiro: 129,2 mn
- Porto: 158,1 mm
- Braga: 175,4 mm
- Viana do Castelo: 180,8 mm

É verdade que não há nenhum local com precipitação acima da média, mas não deve faltar muito para o Minho e o Litoral Centro (a norte de Leiria) ficar com as precipitações na média.

Este novembro, de certa maneira, está a ser parecido ao novembro de 2009, que foi extremamente seco a sul e muito chuvoso a norte, talvez com aquela exceção do Interior Norte e Centro e da Península de Lisboa. :(
mrrpe200911.jpg

Curiosamente, o dezembro que veio a seguir foi a "loucura" a nível meteorológico. :rain:
mrrpe200912.jpg


Total de precipitação em dezembro de 2009:
mrrto200912.jpg


Esperemos que se venha a cumprir o mesmo padrão que o de 2009, porque isso seria uma boa ajuda! :uau::pray:
Caso não haja mudança, como as previsões sazonais mostram, caminhamos para o 8º mês de Dezembro consecutivo abaixo da média. Dos 7 anteriores, 5 tiveram precipitação abaixo da média bem vincada e só 2012 e 2013 se escaparam. :wacko:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ponte de Lima em 10 dias de Novembro, acumulado de 167.56 mm. Mês praticamente feito em 10 dias. Outubro ultrapassei por larga margem a média também.
Chove praticamente todos os dias desde meio de Outubro :surprise:

Uau, um acumulado desses faz maravilhas, e parece que é para continuar assim aí pelo norte, já vi alguns vídeos de pequenos rios, e estão espectaculares, tal não é o caudal e a força da água.