Seguimento Litoral Norte - Novembro 2019



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde.

Por aqui já tivemos trovoada mas granizo não reparei, talvez junto com a chuva pois o barulho era bastante.
Certo é os aguaceiros no geral serem curtos mas vigorosos.
O acumulado está nos 15,7 mm.

A temperatura é que pensava estar mais baixa, mas é o que temos nesta altura. Desce um pouco na passagem das células, lentamente sobe para a casa dos 10ºC.

Tmín: 6,3ºC
Tmáx: 10,9ºC

Tactual: 10,6ºC
Hr: 82%
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Trovoada a nordeste de Águeda. A imagem de radar hoje não corresponde ao que acontece naquele momento, devido à velocidade das nuvens ser superior a 70km/h.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Vias cortadas e telhados a desabar. Mau tempo faz estragos no Porto
MadreMedia / Lusa
14 nov 2019 13:20

A Avenida D. Carlos I, na Foz do Douro, no Porto, está cortada pelo menos até sexta-feira devido às previsões de agitação marítima forte, indicou hoje a Câmara do Porto. A chuva intensa e o vento forte que hoje se fazem sentir no Grande Porto já provocaram o desabamento do telhado de uma casa, localizada na Rua do Freixo.

"Por precaução", a autarquia procedeu ao corte da circulação automóvel e pedonal naquela artéria ao final da tarde de quarta-feira, devendo a mesma permanecer interdita até, pelo menos, sexta-feira de manhã.

Segundo o município, "o restabelecimento do trânsito deverá ser efetuado logo que as condições do mar o permitam, após reavaliação da situação", que será feita na manhã de sexta-feira


Em resposta à Lusa, a câmara adianta também que "poderá existir a necessidade de implementação de mais condicionamentos - Avenida do Brasil, Avenida de Montevideu e rua Coronel Raúl Peres com desvio para a Rua do Padrão ou Rua do Molhe - a decidir mediante o possível agravamento das condições".

Hoje, a chuva intensa e o vento forte provocaram o desabamento do telhado de uma casa, localizada na Rua do Freixo, no Porto, disse fonte dos Bombeiros Sapadores. De acordo com a fonte, encontravam-se duas pessoas no interior da habitação, que aparentemente “estão bem”. O incidente ocorreu cerca das 12:40, permanecendo ainda no local três viaturas e 12 homens dos Sapadores do Porto.

Contactada pela Lusa, Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro do Porto (CDOS) disse que o mau tempo tem provocado, sobretudo, a queda de árvores.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos do Porto, Viana do Castelo, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga estão sob aviso vermelho desde as 12:00, e até à madrugada de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de noroeste com sete a oito metros, podendo atingir 15 metros de altura máxima.

Na sequência deste aviso, os serviços municipais diligenciaram ainda o encerramento do acesso pedonal aos molhes e também da zona (passadiço) da praia de Gondarém, durante os períodos de preia-mar.

Antecipadamente, refere o município, o Serviço Municipal de Proteção Civil tinha já providenciado a colocação de 38 maciços de betão na Avenida D. Carlos I, junto aos molhes, de modo a minimizar o galgamento das ondas para a via pública.

Esta colocação, acrescenta, é efetuada todos os anos, durante o mês de setembro, no início do período com maior agitação marítima, permanecendo no local "sensivelmente até ao final de maio, altura em que a agitação marítima começa a normalizar".

A Câmara do Porto refere que, em caso de necessidade, procederá à retirada dos habitantes daquela zona da Avenida D. Carlos I, tendo-os já avisado para essa possibilidade.

A situação está a ser acompanhada presencialmente pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e através do Centro de Gestão Integrada (CGI).

A autarquia recomenda à população que “tome as devidas precauções e apela ao respeito pelos perímetros de segurança estabelecidos junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos cortes de trânsito que poderão vir a ser implementados nestas zonas", referia a nota.

Recomenda ainda especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes, e desaconselha o estacionamento junto da orla marítima.
https://24.sapo.pt/atualidade/artig...o-cortada-ate-sexta-feira-devido-ao-mau-tempo
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,425
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa noite,
Dia de aguaceiros moderados a fortes, com chuva e granizo a mistura, trovoada.
Logo pela manha cedo, grande pancada de trovão. :trovao::trovao::trovao:
Continuam os aguaceiros e o frio. :cold::cold:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
"O vento forte provocou várias quedas de árvores por todo o país, e não poupou o Abrigo de Animais de Águeda, que agora precisa de ajuda para a reconstrução dos canil"







Alguns estragos que poderiam ter sido evitados, se este pinheiros secos tivesse sido cortados, pois ficam ainda mais debilitados e depois basta vir o vento para logo os mandar abaixo.