Seguimento Meteorológico Livre 2019



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
A partir do próximo fim de semana a tendência é para recuperação do AA, novamente.
Durante esta semana e à medida que vamos vendo cair alguma "chuva no nabal" já podemos ter alguma ideia do futuro.
Desculpem-me mas face à atual situação ando sempre em avanço...
Entretanto a ver se recuperamos alguma humidade nos solos. A escorrência, essa será reduzida, tudo depende se teremos 50, 70, 80 ou 100mm no final.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
últimos dados disponíveis dos níveis de água no solo, com o dia de hoje deve ter melhorado significativamente pelo menos na zona de Lisboa onde choveu o dia todo.
evolução francamente positiva mas ainda insuficiente, a ver se continua a chover e que o AA desapareça das nossas bandas por um bom tempo.
ainda tenho esperança de ver o pais todo CC :D

rHmRQVU.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,622
Local
Portalegre
Boa tarde,

acumulações generosas previstas pelo GFS 6Z em muitos locais para os próximos dias , perto dos 300 mm no Alto Minho :rain:

Capturar.jpg

O ECM não é tão generoso para Norte, mas creio que é mais democrático nessa repartição. Espero sinceramente que os modelos pequem por falta e hajam surpresas, tal como ontem no Interior do Alentejo.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
O corte continua e no fim de semana ja volta o AA com a força do costume. Estamos condenados
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Compreendo a desilusão, é um facto que os modelos desviaram-se significativamente do previsto há uns 3 dias atrás, onde mesmo as médias dos ensembles eram bastante generosas. Neste momento as expectativas baixaram bastante, mas não deixa de ser verdade que o território irá ser cruzado por várias frentes/ linhas de instabilidade durante esta semana, do norte ao Algarve. Estas serão aparentemente mais vigorosas que num passado recente, o AA andará bem mais longe. Poderão haver algumas surpresas, não são raros os casos em que os modelos subestimam a precipitação, como aconteceu este Domingo em várias regiões do país, inclusive no Alto Alentejo. Euforias em caso contrário também seriam desaconselhadas, pois também não seria inédito um modelo prever grandes quantidades de chuva no sul do país, e depois pouco cair. A precipitação é um parâmetro bastante complicado de modelar, tenhamos calma. Aconselho a esperar para ver, e no próximo fim de semana então se fará um balanço. Acredito que pelo menos a situação a nível dos solos melhore no sul do país. Será preciso é que depois o AA não se estabeleça por um período muito alargado, mas aí entramos num domínio que roça a adivinhação.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
tal como previa uma melhoria dos niveis de água no solo, sendo que apenas o interior do baixo Alentejo e algarve estão ainda numa situação débil.
felizmente quase já não existe PEP estando por isso fora de questão situações de stress hídrico, todo o litoral norte e parte do centro estão em CC pelo que agora toda a água que cair será escorrência o que é óptimo para repor a normalidade nos cursos de água e nas barragens, possivelmente com as próximas chuvas a Capacidade de Campo irá estender-se de toda a faixa litoral do Minho até à península de Setúbal e normalizar no vale do Tejo que ainda apresenta valores insuficientes bem como em parte do vale do Sado.
interessante tambem verificar que o interior norte e centro estão numa situação normal, com bons niveis de água no solo.
por isso as perspectivas estão boas para a maior parte do continente, havendo apenas uma incerteza a respeito do interior do baixo Alentejo e Algarve, de qualquer forma essas zonas sofrem tendencialmente com períodos regulares de niveis de água no solo insuficientes.

2bxUInz.jpg