Seguimento Oceânia 2019



luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
-> http://satview.bom.gov.au/

rCsr58k.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
"Carol Sparks, the mayor of Glen Innes, said on Sunday that the town's residents were traumatised.

"The fire was as high as 20 ft [6m] and raging with 80 km/h [50 mph] winds," she told Australian broadcaster ABC. "It was absolutely horrific for the people that were impacted.""

"Temperatures are expected to reach 37C [98.6°F] in the city on Tuesday. Conditions are expected to be worse than on Friday, when the firestorms began tearing through parts of eastern Australia."

_109600339_mediaitem109600338.jpg
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Dezenas de incêndios atingem a Austrália e o fogo aproxima-se de Sydney
Dezenas de incêndios intensificaram-se esta terça-feira devido aos ventos fortes, às temperaturas altas e à vegetação seca, chegando aos subúrbios de Sydney, a maior cidade da Austrália e onde vivem mais de cinco milhões de pessoas. Os incêndios florestais que atingiram esta terça-feira a região estavam a alguns quilómetros do centro de Sydney, capital do estado de Nova Gales do Sul, no sudeste da Austrália.

Os bombeiros pulverizaram árvores e casas com produtos especiais para o controlo do fogo num subúrbio ao norte da cidade. Dois incêndios que ocorreram em Turramurra, a cerca de 15 quilómetros ao norte de Sydney, devastaram uma floresta de eucalipto num parque florestal e atingiram casas, mas já foram finalmente dominados.

Esta cidade ficou cercada por uma densa nuvem de fumo, enquanto casas, veículos e estradas estavam cobertos de um produto vermelho para controlar o fogo. “As brasas que flutuavam no ar provocaram incêndios em frente das casas”, disse à agência de notícias AFP Nigel Lush, um morador local. Segundo o testemunho de Julia Gretton-Roberts, outra moradora, o incêndio espalhou-se muito rapidamente.

Andrew Connon, bombeiro, disse à AFP que várias casas foram ameaçadas, mas que a pulverização do produto retardante de fogo ajudou a limitar as ameaças aos imóveis. Milhares de bombeiros haviam sido destacados preventivamente nos estados de Queensland e Nova Gales do Sul devido a condições meteorológicas consideradas “catastróficas” e “fora do comum”.

No entanto, não conseguiram impedir que vários incêndios ocorressem no perímetro de contenção. Desde sexta-feira, incêndios na costa leste da Austrália já mataram três pessoas, destruíram mais de 150 casas e forçaram milhares a fugir.


Temperaturas de até 40 graus e ventos de 60 quilómetros por hora eram esperados esta terça-feira na costa leste da Austrália. Segundo especialistas, a combinação desses elementos (ventos, alta temperatura e vegetação seca), muito favorável aos incêndios florestais, é a pior já registada.

Os ventos que sopram de oeste para leste e a intensa seca que afeta a vegetação provavelmente espalharão incêndios nas regiões povoadas da costa.

Estes incêndios ocorrem todos os anos no continente insular durante a primavera e o verão na Austrália.

Este ano, a temporada de incêndios está a ser particularmente precoce e violenta e pode ser uma das piores já vividas.
https://observador.pt/2019/11/12/de...m-a-australia-e-o-fogo-aproxima-se-de-sydney/
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial