Seguimento Meteorológico Livre 2019

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Gostaria de ver esse vale do Tejo bastante melhor do que vejo no gráfico. Mas, penso que nesta semana iremos ter grandes avanços nesse sentido.

tal como previa uma melhoria dos niveis de água no solo, sendo que apenas o interior do baixo Alentejo e algarve estão ainda numa situação débil.
felizmente quase já não existe PEP estando por isso fora de questão situações de stress hídrico, todo o litoral norte e parte do centro estão em CC pelo que agora toda a água que cair será escorrência o que é óptimo para repor a normalidade nos cursos de água e nas barragens, possivelmente com as próximas chuvas a Capacidade de Campo irá estender-se de toda a faixa litoral do Minho até à península de Setúbal e normalizar no vale do Tejo que ainda apresenta valores insuficientes bem como em parte do vale do Sado.
interessante tambem verificar que o interior norte e centro estão numa situação normal, com bons niveis de água no solo.
por isso as perspectivas estão boas para a maior parte do continente, havendo apenas uma incerteza a respeito do interior do baixo Alentejo e Algarve, de qualquer forma essas zonas sofrem tendencialmente com períodos regulares de niveis de água no solo insuficientes.

2bxUInz.jpg
 


Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
As imagens de satélite mostram uma linha de instabilidade em desenvolvimento com aspecto interessante... até pode dar trovoada.
Hoje de manhã na RTP a meteorologista disse que havia possibilidade de ocorrência de trovoadas no Baixo Alentejo e no Algarve mais para o final do dia.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Se calhar vai ser mais cedo... :D

Será que este evento irá trazer mesmo chuva para o Alentejo?? Com os sinais que o tempo tem apresentado este ano duvido que chova aqui alguma coisa!! Vejo o céu com nuvens altas e pouca consistência e está muito frio e sem vento, não me parece que chova.
Anos de chuva o vento sopra forte, as nuvens são bem consistentes e esbranquiçadas carregadas de muita humidade, são tempestades umas atrás das outras. Desde 2010 que o Baixo Alentejo nunca mais teve um Inverno como deve ser. A vegetação comprova bem isso neste momento e as barragens dos Vale do Sado estão no nível morto.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Será que este evento irá trazer mesmo chuva para o Alentejo?? Com os sinais que o tempo tem apresentado este ano duvido que chova aqui alguma coisa!! Vejo o céu com nuvens altas e pouca consistência e está muito frio e sem vento, não me parece que chova.
Anos de chuva o vento sopra forte, as nuvens são bem consistentes e esbranquiçadas carregadas de muita humidade, são tempestades umas atrás das outras. Desde 2010 que o Baixo Alentejo nunca mais teve um Inverno como deve ser. A vegetação comprova bem isso neste momento e as barragens dos Vale do Sado estão no nível morto.
Não sei se será muito se pouco mas alguma coisa há de ser... i hope! :o
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Desde 2010 que o Baixo Alentejo nunca mais teve um Inverno como deve ser. A vegetação comprova bem isso neste momento e as barragens dos Vale do Sado estão no nível morto.

Arrisco dizer que, com excepção das áreas mais montanhosas, todo o Sul abaixo do Tejo tem sofrido anos hidrológicos paupérrimos desde 2010...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Hoje de manhã na RTP a meteorologista disse que havia possibilidade de ocorrência de trovoadas no Baixo Alentejo e no Algarve mais para o final do dia.

Só mais madrugada/manhã de amanhã é que existe maior probabilidade de trovoadas no Algarve, no Alentejo nem por isso, as zonas mais propícias serão Lisboa/Setúbal e depois o Algarve.

Pelo menos, já é bom sinal, ter Ayamonte com aviso amarelo durante a manhã de amanhã para precipitação. :D
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Amanhã por esta hora Lisboa poderá estar um caos no trânsito :rain:

@Ricardo Carvalho o 1º mapa é da previsão para as 3h da madrugada ;) Só os frequentadores das docas ou da vida nocturna terão problemas com o trânsito :D
Se fosse entre as 7h e as 8h, ai sim, Lisboa ia ficar parada até às tantas :)

Seja como for, ela que venha. ;)
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
@Ricardo Carvalho o 1º mapa é da previsão para as 3h da madrugada Só os frequentadores das docas ou da vida nocturna terão problemas com o trânsito :D
Se fosse entre as 7h e as 8h, ai sim, Lisboa ia ficar parada até às tantas

Seja como for, ela que venha. ;)

Ahahah...:cheers: Verdade Miguel, peço desculpa por induzir a malta em erro, eu quando me referia ao trânsito caótico , estava a referir.me exactamente à probabilidade de o evento de precipitação mais forte se prolongar madrugada dentro e apanhar a hora de ponta ao início da manhã pela cidade, se o Arome tiver razão, na minha zona será mais ou menos assim , mas por cá o trânsito tolera-se bem , é a vantagem de se viver no campo :D Contudo já sabemos que isto de horas e quantidade de precipitação mesmo num modelo de meseoescala , vale sempre aquilo que vale ;)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
É um verdadeiro delírio esta saída do ECMWF :rain:

RymXIQI.png
Eu, quando vejo este tipo de modelos, lembro-me do rio atmosférico de novembro de 2018. Estava previsto que atingisse o Norte e, de repente, essa chuva passou a ser prevista para o sul. :pray:
Curiosamente, esse rio atmosférico mais ao sul mudou o panorama a nível das pressões atmosféricas no resto do mês. Permitiu a chegada de frentes bastante intensas até ao início de dezembro. Volto a lembrar que o outono de 2018, no Algarve, até foi chuvoso. O problema veio a seguir. :(

Veremos o que acontece. :rolleyes: