Seguimento Meteorológico Livre 2019

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
ultimo update dos niveis de água no solo.
melhoria significativa no vale do Tejo e alto Alentejo, toda faixa litoral entre a peninsula de Setúbal e o Minho deverá atingir capacidade de campo dentro de uma semana.

M7LhBfS.jpg
 


Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,825
Local
Faro
Ena que engraçado existem locais que mudam de cor quase sem chover e outros que são uma espécie de oásis no meio do deserto.
O que vale é que não ligo quase nada a esse gráfico.
Como é que a zona de Alcoutim... Mértola é afins esta a verde??

É já agora a zona de monchique tem menos de 10% de água no solo quando só num dia choveu mais do que no mês todo na zona de Alcoutim, Mértola e afins??
É como o índice pdsi em que se em Setembro choveu 5 X o normal aqui passo se calhar de seca extrema para seca severa ou moderada.
Importante é o nível das barragens.. Isso sim o resto é paisagem pois está cheio de erros..
 

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
139
Local
Quinta da Marialva - Corroios
Nota-se claramente a diferença entre o ocidente do Sistema Sintra/Montejunto/Estrela da parte oriental. No fundo é a diferença simplista entre o clima atlantico e o clima mediterrânico. Aurélio a zona de Mértola e Alcoutim está a amarelo e nao a verde. O verde está um pouco mais a norte será a zona do Alqueva.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,634
Local
Açores
Entre os Açores e a Madeira é possível ver a intensidade dos ventos da depressão que há algum tempo atrás (mas em apenas alguns modelos) esteve para afetar o continente com uma intensidade relevante. Imagem captada ontem por volta das 21:55h UTC.

RzW3E8F.png
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Isso para mim é esverdeado e não amarelo, seja como for mantém se o que digo, como pode essa zona ter 21 a 40 de água no solo e a de Monchique ter menos??

A malha usada na elaboração dos mapas de nível da água no solo deve ser bastante alargada e pouco detalhada em termos espaciais, por isso não creio que se possa levar tão ao detalhe a leitura do mapa.
As próprias percentagens são bastante liberais entre cores.
Eu ou não encontrei ou então não está divulgada a metodologia usada na elaboração dos mapas de água no solo, mas seria interessante saber.
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,344
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Nem tenho visto modelos, nem tinha bem noção que vinha uma depressão mais cavada. Bela ventania e chuvada prevista para o final do dia de amanhã.

Ah, e há avisos se mudarem o dia para "amanhã", mas é possivel que sejam atualizados.

não sei se percebi bem, mas não é para o final do dia, vai começar madrugada lá em cima e no máximo deve chegar meio da tarde lá no algarve (infelizmente da serra algarvia para baixo vai chover bem menos comparado resto do país, olhando para os modelos)

sim eu sei que há avisos :p mas os que há acho pouco, acho que falta alguns