Seguimento Litoral Centro - Novembro 2019

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
A nebulosidade diminuiu e o sol já vai dando um ar da sua graça. O acumulado situa-se nos 13,2 mm, nada mau ;)
O vento rodou para W e continua a soprar bem, mas parece-me que em comparação com esta manhã, está um pouco mais calmo em termos de rajadas.
Vamos ver o que vai sair na lotaria dos aguaceiros :D :rain:

T. Atual: 17,7ºC
HR: 58%

Vento: W / 14,0 Km/h
 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
O total situa-se nos 15,2 mm. Menos do que noutros pontos da Península de Setúbal, devido ao facto de a zona mais intensa ter passado um pouco mais ao norte/este. :) A Amora, por exemplo, registou 22 mm, e nem está muito longe daqui. Já a estação NETATMO da Fonte da Telha registou 11 mm.
De facto, são incríveis estas assimetrias em tão pouca distância :shocking: Era bom que todas as terrinhas da margem sul tivessem uma estação, acho iriamos ficar impressionadas com as contas no final :D
Nalguns relatos que oiço, só aqui no Montijo já existem grandes "rivalidades" e a cidade só tem 5 Kms de uma ponta à outra :confused:
 

rick80

Cirrus
Registo
22 Set 2014
Mensagens
72
Local
Alcobaça
Não sei se se percebe bem pois é tirada por trás da janela. De outro jeito não parece possível sem apanhar uma valente molha...
1b6c5840b9ec61d90a19f392e3ce4f98.jpg


Enviado do meu MI 5s Plus através do Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Por aqui na zona alta de Sesimbra, confesso que fiquei um pouco desiludido de manhã quando acordei e vi "apenas" 12 mm acumulados durante a madrugada/inicio da manhã. Olhei o radar e vi uma mancha promissora, que mesmo assim passou algo de raspão e subiu o acumulado para 16.5 mm. Um pouco melhor, mas ainda assim aquém das minhas expectativas (25-30 mm), e nada de muito interessante se via no radar. Foi já mesmo no final da manhã que algo inesperadamente se formou uma linha de instabilidade, que neste momento se encontra no Algarve, se intensificou mesmo aqui nesta zona e deixou em 40 min mais 12 mm, fazendo então um total de 28.5 mm. Assim, ficaram satisfeitas as minhas expectativas!

Finalmente, posso afirmar com segurança que os solos estão saturados nesta região. Os mesmos têm muito menos capacidade de absorção, formando já largas poças, e as bermas de algumas ruas ainda correm mesmo passado algumas horas. Este mês hoje já atingiu a média, com 120.7 mm. No conjunto Outubro+Novembro já ultrapassou a barreira dos 200 mm (202.5 mm).

Até ao fim do mês não espero muito mais. Chegarão algumas frentes, mas mais enfraquecidas devido à subida do AA em latitude. Nenhuma delas deverá deixar mais de 5-10 mm, já com sorte. Apesar de a orografia da Arrábida por vezes deixar algumas surpresas... de qualquer forma, será suficiente para ir mantendo a humidade dos solos, que já mereciam respirar melhor!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
aguaceiro aqui puxado a vento :rain:

Aqui ainda à Zona Industrial não chegou, mas não deve tardar! :rain:

P.S: 16:01 - Já chegou! Vem acompanhado de muito vento! :rain:
 
Última edição: