Seguimento Litoral Norte - Novembro 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Boas tardes,

Aqui vai o gráfico mensal de Castanheira, Paredes de Coura(cota 500 mts)
Hoje mais 34 mm e continua acumular.
Valor mensal incrível...
Trata-se uma estação netatmo.
Tendo em conta as previsões até ao final do mês, é bem provável que ultrapasse os 600mm. É só a média anual da minha zona! :p
A orografia tem sempre um papel muito significativo e este mês teve um padrão, cuja chuva orográfica foi dominante sendo isso bastante notável até mesmo na Região Sul ( como é o caso da minha zona).
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Tendo em conta as previsões até ao final do mês, é bem provável que ultrapasse os 600mm. É só a média anual da minha zona! :p
A orografia tem sempre um papel muito significativo e este mês teve um padrão, cuja chuva orográfica foi dominante sendo isso bastante notável até mesmo na Região Sul ( como é o caso da minha zona).

Completamente, e Monchique é bem o exemplo disso quando tem mais de 200mm de acumulado este mês, e à volta praticamente pouco ou nada choveu!
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boas tardes,

Aqui vai o gráfico mensal de Castanheira, Paredes de Coura(cota 500 mts)
Hoje mais 34 mm e continua acumular.
Valor mensal incrível...
Trata-se uma estação netatmo.

Já acumulou mais precipitação este mês do que normalmente acumula em qualquer mês (em média) Belém, na Foz do Amazonas e de clima Equatorial :D

Capturar.jpg


Seria interessante mais estações instaladas, por exemplo no Gerês, em zonas remotas e de altitude, certamente que os valores seriam também bem altos e interessantes de seguir :rain:

Penso que existia uma há uns anos perto da Portela do Homem, ou Leonte, mas infelizmente foi abandonada ou caiu no esquecimento.:unsure:

Por aqui continua a chover bem com 13.2 mm acumulados.
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Sem dúvida, que valores!
É por estas e por outras que quantas mais estações, melhor (devidamente bem instaladas). Julgo que todo o tipo de potencial ou diria extremo é sempre importante ser registado e merece cobertura, seja local ventoso, forte inversão, seco, extremamente humido, o que for, as estações são bem-vindas!

Relativamente à estação da Castanheira, segue com 41 mm diários e 590 mm mensais.
Vi agora a previsão do ecm para Paredes de Coura, o modelo mete mais 50 mm nos dois últimos dias mês.Vamos ver até onde vai aquele acumulado brutal.
 
Última edição:

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boas,

Sem dúvida, que valores!
É por estas e por outras que quantas mais estações, melhor (devidamente bem instaladas). Julgo que todo o tipo de potencial ou diria extremo é sempre importante ser registado e merece cobertura, seja local ventoso, forte inversão, seco, extremamente humido, o que for, as estações são bem-vindas!

Relativamente à estação da Castanheira, segue com 41 mm diários e 590 mm mensais.
Vi agora a previsão do ecm para Paredes de Coura, o modelo mete mais 50 mm nos dois últimos dias mês.Vamos ver até onde vai aquele acumulado brutal.
Eu sigo com 294.5mm
Espero chegar aos 300mm
Haver vamos...

Enviado do meu Redmi Note 8 através do Tapatalk
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

Tarde chuvosa pelo Porto, depois de uma manhã relativamente seca. Os acumulados oficiais estão assim:

Massarelos 13,4 mm
Pedras Rubras 13,3 mm

Temperaturas muito amenas, com pouca variação ao longo do dia. Máximas a serem atingidas agora em várias estações amadoras na cidade.
15,1ºC na minha referência do dia, com uma mínima de 13,8ºC.

Lá fora, nevoeiro há já um bom par de horas e sem chuva.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Em Pitoes das Junias está uma estação abandonada também . Seriam dados bem interessantes também., tal como Castro Laboreiro.

Em Julho de 2012 a estação de Pitões das Júnias estava assim ( fotos que tirei com o telemóvel) e ainda parecia estar funcional, no entanto, já na altura não consegui ver o sensor de temperatura/humidade e respetivo radiation sheild :unsure:

10CqoB4.jpg


gEQgZb6.jpg


Uma pena que deixem as estações abandonadas, ainda por cima em locais interessantes como estes.

Por aqui o acumulado está agora nos 16.2 mm.

14.9ºc ºc actuais e algum nevoeiro.
 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Depois da minha prévia presença neste espaço a chuva intensificou-se.
As estradas pareciam ribeiros, das matas a água era despejada em pequenas torrentes.
Neste momento está tudo mais calmo, vai chuviscando.
O vento sopra agora fraco a moderado.
O tecto de nuvens está baixo, temos nevoeiro.

O acumulado diário está nos 44,2 mm.
Com isto o acumulado mensal saltou para os 433,9 mm.
E o acumulado do ano hidrológico (1 out-) já subiu para os 759,1 mm.

Esta estação, relativamente perto, já leva um acumulado diário de 41,9 mm: https://www.wunderground.com/dashboard/pws/I13SEROA5
Uma pena que esteja durante alguns períodos sem dados. Não sei que instalação terá.
Também esta, em Terras de Bouro, encostada ao Gerês, leva mais de 500 mm este mês (568,9 mm): https://www.wunderground.com/dashboard/pws/IBOURO1/table/2019-11-30/2019-11-30/monthly

Bem bom...Mais 1 000 mm e faço a média anual. :D

Tactual: 14,5ºC
Hr: 97%
 
Última edição:

Luis Martins

Cumulus
Registo
25 Mai 2019
Mensagens
139
Local
Quinta da Marialva - Corroios
Em Julho de 2012 a estação de Pitões das Júnias estava assim ( fotos que tirei com o telemóvel) e ainda parecia estar funcional, no entanto, já na altura não consegui ver o sensor de temperatura/humidade e respetivo radiation sheild :unsure:

10CqoB4.jpg


gEQgZb6.jpg


Uma pena que deixem as estações abandonadas, ainda por cima em locais interessantes como estes.

Por aqui o acumulado está agora nos 16.2 mm.

14.9ºc ºc actuais e algum nevoeiro.
È essa fica junto ao cemitério!
 

Cadito

Nimbostratus
Registo
27 Fev 2010
Mensagens
600
Local
Paços de Ferreira, 320 m
Ah e tal e coiso... aquela cena... coiso e tal... como é? Coiso. :rain:

Bem, em vésperas de toda a gente andar feliz aqui no fórum :D, partilho que estou a fazer o registo diário de precipitação acumulada no mês de novembro na estação de Cabril, no PNPG, sendo que, com o acumulado de ontem e a dois dias das contas finais, segue com uns modestos 517,70 mm (upps que não trouxe régua, de forma que, em rigor, é capaz de, por um "pelinho", esta informação dramática devesse constar no tópico do "Interior Norte e Centro"). :malandro:

Ps.: Em breve irei ressuscitar o tópico "Registos Extremos de Precipitação na Península Ibérica", mas adianto já que este registo é "peannerz" :lmao:, sendo ultrapassado por mais do dobro em algumas estações do PNPG central, nomeadamente Leonte e Portela do Homem... :uau:

Bom feriado para todos! :lol: