Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Andamos muito "acastelhanados" pela Charneca... :lol:

Gota fria, solarengo (que, em português, quer dizer algo completamente diferente) ...

so·la·ren·go 2
(solar, relativo a sol + -engo)
adjectivo

[Informal] O mesmo que soalheiro.


"solarengo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/solarengo [consultado em 30-11-2019].

Basta uma "pesquisazinha"... ;)

E gota fria é uma palavra portuguesa. Aliás, as duas palavras são totalmente portuguesas, não percebo a questão. :lol:
Aliás, se eu estivesse a escrever em espanhol, não era fria, mas sim fría, com aquele acento agudo no -i-.
Já DANA, sim, isso é um termo castelhano. Em português possivelmente seria a tempestade DINA (Depressão Isolada em Níveis Altos). :lmao:

Agora, não me venham dizer que "cut-off" é português. :rolleyes:
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Estive a ver os modelos e parece que, desta vez, vamos ter alguma sorte com o anticiclone, para já. :)

Devido ao facto de este subir em latitude até às ilhas britânicas, formar-se-á um zona com menos pressões por todo o sul da Europa, transportando ar frio desde o Leste. Formar-se-á uma gota fria a sudoeste de Portugal Continental, que poderá trazer algumas surpresas no tempo por cá. Depois da formação dessa gota fria, tanto o ECMWF como o GFS preveem o anticiclone a ser "empurrado" para oeste, e isso poderá também trazer algumas surpresas na segunda semana de dezembro. Nos últimos invernos, o anticiclone tem-se formado no meio da Península, ou seja, neste caso poderá será diferente. :pray:
Por outro lado, para quem vive nos Açores e na Madeira, o tempo vai ser pasmacento e solarengo, nada a apontar nesse caso.

A previsão a partir de dia 4 ainda é uma incógnita, e portanto tudo pode acontecer. Portanto, logo veremos o que acontece. :dry:
Muito sinceramente não vejo nada de relevante nos modelos. Aquilo que eu vejo é o mesmo do costume, ou seja, anticiclone sempre a ganhar terreno e tudo a ser adiado ou arrastado para leste.
Ou desce em latitude, ou então, a região mais carente de precipitação continuará a receber restos. Já agora, aquilo que se forma não é o anticiclone, mas sim os núcleos associados ao mesmo porque o anticiclone nunca deixa de existir. :p Aquilo que tem acontecido nos últimos anos é aquilo que os modelos mostram atualmente, constantemente sobre as nossas latitudes a formar núcleos e a empurrar tudo para bem longe. Não vejo boas notícias nas previsões porque infelizmente, a secura dos anos anteriores começa sempre assim, mas também não vou estar a adiantar aquilo que poderá acontecer nos próximos tempos. A única coisa que tenho certa é que o anticiclone já não tem o comportamento normal que tinha.

Pelo bem de uma certa região de Portugal, era bom que isto não fosse para durar, mas pronto, ninguém manda nisto (e ainda bem :D).
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
Pelo menos próximos 10 dias nao haverá qualquer precipitação ...depois vamos ver, mas qdo o monstro chega assim em Dezembro, mau sinal...
O Ano passado lembro-me de algumas paginas anunciarem logo no final de Novembro q nao iria chover em Dezembro e isso me ter espantado...e depois nem sequer foi so o mês de Dezembro...foi ficando.
Pode ser que este ano não seja assim.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pelo menos próximos 10 dias nao haverá qualquer precipitação ...depois vamos ver, mas qdo o monstro chega assim em Dezembro, mau sinal...
O Ano passado lembro-me de algumas paginas anunciarem logo no final de Novembro q nao iria chover em Dezembro e isso me ter espantado...e depois nem sequer foi so o mês de Dezembro...foi ficando.
Pode ser que este ano não seja assim.
E o "frio" que aí vem não é nada demais, como alguns andam por aí a dizer.:rolleyes:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
@RStorm Já viste que o acumulado anual que tenho é maior do que o teu em quase 160 mm? E nem sequer estamos muito longe. Em linha reta são 20 km. Que contrastes! :eek:

Se há coisa em que a margem sul é rainha, é nas diferenças abismais de quintal para quintal :lol: Só o seguimento que o nosso amigo @Ricardo Carvalho faz sobre os "contrastes" entre Azeitão e Sesimbra, diz tudo :D

No entanto, estas diferenças entre nós os dois não é nada de inédito, pois geograficamente chove mais na tua zona do que aqui.
O factor "proximidade do oceano" deve ser a principal causa :D Por aqui já não é bem assim, mas volta e meia os papéis invertem-se.
De qualquer da maneiras, o valor está bastante longe da média e isto é aqui nesta área do concelho, pois na parte leste (Pegões/Canha) acredito que haja zonas em que ainda não tenham passado dos 200 mm anuais :unsure:
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Para o ano há outros.

tws_atl_latest.gif
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
so·la·ren·go 2
(solar, relativo a sol + -engo)
adjectivo

[Informal] O mesmo que soalheiro.


"solarengo", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/solarengo [consultado em 30-11-2019].

Basta uma "pesquisazinha"... ;)

E gota fria é uma palavra portuguesa. Aliás, as duas palavras são totalmente portuguesas, não percebo a questão. :lol:
Aliás, se eu estivesse a escrever em espanhol, não era fria, mas sim fría, com aquele acento agudo no -i-.
Já DANA, sim, isso é um termo castelhano. Em português possivelmente seria a tempestade DINA (Depressão Isolada em Níveis Altos). :lmao:

Agora, não me venham dizer que "cut-off" é português. :rolleyes:

He, he, foste ver ao Priberam, que não vale ponta de corno..... :facepalm:
Solarengo diz respeito a solares, o resto é deturpação.

Gota fria não se utiliza em Portugal, mas sim em Espanha, podes dizer depressão ou vale em altitude, por exemplo...
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
He, he, foste ver ao Priberam, que não vale ponta de corno.....
Solarengo diz respeito a solares, o resto é deturpação.

Gota fria não se utiliza em Portugal, mas sim em Espanha, podes dizer depressão ou vale em altitude, por exemplo...
Por acaso aqui na Margem Sul/Alentejo dizia-se muito a palavra "solarengo" para nos referirmos a dias de sol. Entretanto chegou a moda de Lisboa e pronto, a palavra deixou de ser utilizada, tal como muitos regionalismos típicos da zona, que deixaram de se usar. Esse outro significado muito possivelmente espalhou-se pelo Litoral Centro devido à vinda dos beirões para a Península de Lisboa, sendo que esse outro significado veio de lá.
Por exemplo, os meus avós raramente dizem "soalheiro", tal como um nortenho ou um sintrense diria. :rolleyes:
E se achas mesmo que é só um devaneio do Priberam, a palavra também está no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa e também na Infopédia.
É assim, eu não sou um professor de português nem tive formação em português, logo posso estar a dizer a maior estupidez possível sem dar conta disso. :D

Não se usa o termo "gota fria" em Portugal, é verdade, mas continua a ser o termo mais "português", em vez do anglicismo "cut-off". Uma coisa é ser mais utilizado em português, outra coisa é ser português. É como dizer que "centro comercial" é espanhol, porque nós por cá utilizamos o termo "shopping". :facepalm:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por acaso aqui na Margem Sul/Alentejo dizia-se muito a palavra "solarengo" para nos referirmos a dias de sol. Entretanto chegou a moda de Lisboa e pronto, a palavra deixou de ser utilizada, tal como muitos regionalismos típicos da zona, que deixaram de se usar. Esse outro significado muito possivelmente espalhou-se pelo Litoral Centro devido à vinda dos beirões para a Península de Lisboa, sendo que esse outro significado veio de lá.
Por exemplo, os meus avós raramente dizem "soalheiro", tal como um nortenho ou um sintrense diria. :rolleyes:
E se achas mesmo que é só um devaneio do Priberam, a palavra também está no Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa e também na Infopédia.
É assim, eu não sou um professor de português nem tive formação em português, logo posso estar a dizer a maior estupidez possível sem dar conta disso. :D

Não se usa o termo "gota fria" em Portugal, é verdade, mas continua a ser o termo mais "português", em vez do anglicismo "cut-off". Uma coisa é ser mais utilizado em português, outra coisa é ser português. É como dizer que "centro comercial" é espanhol, porque nós por cá utilizamos o termo "shopping". :facepalm:

Eu uso muito mais o termo "dia soalheiro", do que o termo solarengo, e é por ser uma expressão que me sai mais naturalemente, e até me parece mais fácil de empregar nas frases, mas nós como temos uma língua portuguesa tão rica no que toca a sinónimos, podemos e devemos usar o termo que nos for mais conveniente.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Pelos Açores Anticiclone "ad eternum"...
Até perder de vista ou onde a mesma alcança.
Incrível mas devemos ser dos poucos locais do planeta Terra em que o Anticiclone é mais estático.
Longe vão os meus invernos a valer dos anos 70 e 80...!
A geração de hoje sabe lá o que é isso!
Enfim, é levar com esta sina habitual de há anos para cá.