Biodiversidade



MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
"Castanheiro de Vales, em Tresminas, Vila Pouca de Aguiar, eleita árvore portuguesa do ano 2020."








Foi uma das árvores em que votei! :D

Acho que vamos bem representados para a competição da árvore europeia do ano! :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Galinhas-d'água no rio Fervença, ontem.
21635557_yRRsV.jpeg
21635558_SjkRZ.jpeg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Galinhas-d'água no rio Fervença, ontem.
21635557_yRRsV.jpeg
21635558_SjkRZ.jpeg

Estive no sábado passado na Azinhaga, junto ao rio Almonda, e andavam por lá umas galinhas de água, bem animadas a cantar, bem como os corvos marinhos, que estavam numa tentativa de secar as asas, com o vento.

72898320_10157607910402226_619300598654697472_o.jpg


Créditos: Paulo Martins
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
78699758_10206562037886070_687182913250263040_n.jpg


"Prenda de Natal da EDP, cortou mais de 100 sobreiros na serra do Caldeirão. Só ontem a obra foi embargada. Arvores centenárias ficaram reduzidas a troncos, sem hipótese de sobrevivência. O responsável disse, não se trata de abate de sobreiros, mas sim de corte de ramos. O que é uma enorme mentira!
Se fosse um agricultor local, era uma tragédia, era multado e socialmente ostracizado.
Sendo 100 sobreiros ou mais envolvendo a EDP, é uma estatística.
Se acontecer alguma coisa, que muito sinceramente não acredito o valor da coima pode oscilar entre os 50 e os 150 mil euros e ninguém vai preso!
Só por curiosidade um sobreiro vive, em média, mais de 200 anos.
Ainda na Serra do Caldeirão os cortes não ficam por aqui, na Estrada Nacional (EN2), classificada como "estrada património" também está a ser alvo de limpeza das zonas laterais para criar faixas de interrupção de combustível. Porém, as arvores de maior porte, e portanto de maior valor comercial, são as primeiras a ser derrubadas ficando os obrantes à beira da estrada. Continuamos com o "fartar vilanagem"!"

Via facebook.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Oliveira com mais de dois mil anos cortada para lenha em Alcobaça


População indignada com destino da árvore, que foi transplantada em 2012 para ser vendida para o Dubai.

Uma oliveira com mais de dois mil anos terá sido cortada e transformada em lenha em Chão do Galego, uma pequena aldeia da freguesia de Turquel, concelho de Alcobaça. Depois de ter sido mudada de local, a árvore estaria quase seca, mas não totalmente perdida.
https://sol.sapo.pt/artigo/679374/oliveira-com-mais-de-dois-mil-anos-cortada-para-lenha-em-alcobaca

:angry: :brucelee: :angry:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Oliveira com mais de dois mil anos cortada para lenha em Alcobaça


População indignada com destino da árvore, que foi transplantada em 2012 para ser vendida para o Dubai.

Uma oliveira com mais de dois mil anos terá sido cortada e transformada em lenha em Chão do Galego, uma pequena aldeia da freguesia de Turquel, concelho de Alcobaça. Depois de ter sido mudada de local, a árvore estaria quase seca, mas não totalmente perdida.
https://sol.sapo.pt/artigo/679374/oliveira-com-mais-de-dois-mil-anos-cortada-para-lenha-em-alcobaca

:angry: :brucelee: :angry:

Também já tinha lido essa notícia, que "´é de bradar os céus", uma oliveira com esta idade, e estando ela ainda para mais classificada, nem sequer se deveria ter posto em causa, o seu arranque, quanto mais sendo em exemplar muito importante, servir para lenha, é a triste realidade do nosso país, e o comércio de oliveiras vivas só veio acelerar ainda mais a desertificação do nosso páis, o infelizmente o dinheiro volta sempre a falar mais alto do que qualquer valor.
E o assunto só foi tema agora, porque o negócio foi "pelo cano abaixo", e deixaram morrer a oliveira á sede, e de certeza que o pessoal rico do Dubai, iriam pagar bem por ela, aposto, que qualquer coisa entre os 50 e os 100 mil €.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Hoje de manhã, encontrei este bonito fungo, em cima da pilha de estilha, tem cerca de 40 cm de comprimento.
@belem, tens mais experiencia nesta área do que eu.

Bom dia. Essa foto é um pouco duvidosa quanto a mim. Mas estou em querer que não se trate de um fungo, mas sim de um protista dos mixomicetos..
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia. Essa foto é um pouco duvidosa quanto a mim. Mas estou em querer que não se trate de um fungo, mas sim de um protista dos mixomicetos..

Enviado do meu GT-S7582 através do Tapatalk

Eu chamei-lhe de fungo, pois é por norma o nome mais usual, pois não sei outros termos técnicos, mas descrever estas formações, formou-se com a humidade desta noite, e é visível a mais de 20 metros de distancia, creio que ainda está mais em formação, pois a linha inoculado já está a alastrar mais.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Eu chamei-lhe de fungo, pois é por norma o nome mais usual, pois não sei outros termos técnicos, mas descrever estas formações, formou-se com a humidade desta noite, e é visível a mais de 20 metros de distancia, creio que ainda está mais em formação, pois a linha inoculado já está a alastrar mais.

Pedro1993, não tenho 100% de certezas como é evidente. Os mixomicetos na realidade em tempos eram considerados fungos (devido às mais que muitas semelhanças nos ciclos de vida , "alimentação" e outros aspetos), aliás eles e o seu reino foram sempre um conjunto de seres complicados a respeito de classificação, não havendo grandes consensos especialmente neste ramo dos mixomicetos.

Proliferam rapidamente onde haja igualmente humidade e matéria orgânica para decompor. Alguns surgem como se fossem uma espécie de espuma, tratando-se isso da formação do plasmódio que depois acaba por adquirir uma fase mais seca onde estão os esporos prontos a serem libertados, é o caso do Fuligo septica , o que até me parece mais idêntico à tua foto.

Alguns anexos:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mycetozoa


 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Pedro1993, não tenho 100% de certezas como é evidente. Os mixomicetos na realidade em tempos eram considerados fungos (devido às mais que muitas semelhanças nos ciclos de vida , "alimentação" e outros aspetos), aliás eles e o seu reino foram sempre um conjunto de seres complicados a respeito de classificação, não havendo grandes consensos especialmente neste ramo dos mixomicetos.

Proliferam rapidamente onde haja igualmente humidade e matéria orgânica para decompor. Alguns surgem como se fossem uma espécie de espuma, tratando-se isso da formação do plasmódio que depois acaba por adquirir uma fase mais seca onde estão os esporos prontos a serem libertados, é o caso do Fuligo septica , o que até me parece mais idêntico à tua foto.

Alguns anexos:
https://en.wikipedia.org/wiki/Mycetozoa




Obrigado, pelas explicações detalhadas e pelos vídeos, de facto, pelo parece-se tratar dessa mesma espécie que referes, eu nunca tinha visto algo parecido aqui por estes lados, a pilha de estilha, tem cerca de 1,8 m de altura e uns 4 metros de diametro, por isso são as condições ideais de humidade e de matéria organica.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Galinhas-d'água no rio Fervença, ontem.
21635558_SjkRZ.jpeg

Esta foto tem ainda mais um brinde lá atrás:D A Alvéola cinzenta, Motacilla cinerea - envergonhada como costuma ser não lhe apeteceu mostrar outra faceta que não a sua cauda:lol:
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Esta foto tem ainda mais um brinde lá atrás:D A Alveóla cinzenta, Motacilla cinerea - envergonhada como costuma ser não lhe apeteceu mostrar outra faceta que não a sua cauda:lol:

Muito bem observado, a alvéola branca, Motacilla alba, oserva-se com muito mais facilidade do que essa, anda sempre aqui pelas estradas em busca de qualquer coisa para se alimentar, ou nos buracos com água.