Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019



Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa tarde pessoal,

Mínima mais baixa deste Outono com 6.5°c, hoje deve baixar mais bocado devido à diminuição da intensidade do vento! Neste momento o sol é rei e senhor com 16.1°c

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui, durante a manhã, a temperatura não desceu muito durante a madrugada, ficando-se pelos 9,5°C. :calor:
Já em Corroios, a história foi outra: a mínima na madrugada foi de 7,6°C, e na estação da Daniel Sampaio, a menos de 4 km de casa (em linha reta), em Vale Figueira, a temperatura desceu para os 6,4°C. :cold:

A razão pela qual as temperaturas não descem na Charneca é simples: o vento. Este parvalhão, desta vez, não cessa, logo as temperaturas não descem por cá, enquanto que noutros sítios as temperaturas caem como pãezinhos frios. :angry: Com rajadas de 15 km/h não dá, não é? :(

Penso que esta noite deverá ser um pouco mais fresca, mas não muito. Após uma pausa de 1 hora com o vento, este voltou em força. :sono:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Sigo com uma noite já bem fresca, com 5.6ºC actuais, amanhã devo esperar pela primeira geada da temporada, isto mesmo ao lado, de casa, porque no final do terreno, em zona de um pequeno vale, e com a linha de água, que já começa a correr embora de forma tímida, deve estar por lá já uns 3ºC.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Por cá sigo 7.1°c , e vento praticamente nulo, vamos ver se o mesmo não aparece para ter um mínima valente Contudo este frio seco, e sem vento suporta-se extremamente bem!

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Top inversões, alguns exemplos.
Temperaturas actuais.

Seiça, Ourém: 1,1 graus
Escalos do Meio, Pedrógão Grande: 1,9 graus
Portela, Bombarral: 2,2 graus
Barosa, Leiria: 3,3 graus
Colares, Sintra: 4,2 graus
Vale da Azenha, Torres Vedras: 5,0 graus
Bemposta, Loures: 5,1 graus

Esta manhã deixei um sensor num afluente da ribeira de Colares(vertente norte cota170 mts).Aproveitei a oportunidade dado que hoje o treino foi para aquelas bandas.
É um pouco uma incógnita que minimas vão sair de lá, pois apesar de ser um vale muito encaixado, mas tem muita floresta densa e sei por experiência que isso não ajuda na inversão na acumulação de ar frio. Instalei num ponto estrategico pois fica bem perto de uma clareira na vegetação, portanto teoricamente as minimas naquele sector poderão descer mais,mas lá está só com registos é que poderei perceber a inversão. O local é muito remoto, estou relativamente tranquilo, o auriol ficou lá, quinta ou sexta passo lá e vou buscar o sensor.
 
Última edição:

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boas,

Está de volta o vento de ONO, a mínima de hoje foi alcançada à momentos com 9.1°C.

Dados actuais:


7e1fb8043cbcb90726a94189caeb9040.jpg
4b08a8699b3399500a0cd5aa0dba2316.jpg


Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,316
Local
Fajarda - Coruche(57m)
meti o auriol só para ter noção, mas aviso está sem protecção nenhuma deve ter algum erro e vai com 3.5ºC, olhando para estações a de um rapaz aqui do forum em coruche está com 5ºC, mas costuma ser mais quente que aqui, as "mais próximas depois" lavre na casa dos 3ºC, canha já um pouco abaixo dos 3ºC, os 3.5 não devo fugir assim muito, dou lhe no máximo +1ºC de erro
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,017
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Desde a última mensagem que fiz, a temperatura tem andado aos altos e baixos. Quando vem o vento, sobe. Quando para o vento, desce. A mínima de ontem acabou por ser ultrapassada, passando a ser de 6,8°C na Charneca e de 5,6°C em Corroios. :surprise:

Os dados meteorológicos relativos ao dia de ontem foram os seguintes:

Charneca da Caparica
Máx: 16,5°C
Mín: 7,5°C

Corroios
Máx: 16,7°C
Mín: 5,6°C

Agora estão 6,9°C e céu limpo. :)
Interessantes os dados da estação de Vale Figueira. A temperatura por lá segue nos 3,7°C. Já tinha noção que aquela zona era local de potentes inversões térmicas, mas agora já tenho a certeza disso, visto que possuo os dados de uma estação da zona. :cold: