Seguimento Meteorológico Livre 2019

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
No continente tb se notou isso, Invernos sao muito mas muito mais amenos...já para nao falar da chuva..ha anos que andamos a mitigar chuva. Lembro-me bem dos dias e manhas de geada pura e dura...de se partir o gelo das poças de chuva quando íamos para a escola. Coisa que parece impossível hoje em dia. As posas eram feitas a limpar o gelo das vieiras...outros tempos. a partir de 1998 tudo mudou. O Inverno era muito consistente, alternando bem vincado os períodos de frio com os de chuva.

É o que eu sempre disse, as gerações de hoje não sabem o que isso é. Habituaram se ao tempo ameno todo o ano.
Hoje basta qualquer coisa ligeiramente fora do padrão da alta pressão" e já acham que não é normal.
Pra eles só há um tipo de clima todo o ano, e o mundo sempre foi soalheiro.
Acho melhor emigrarmos para latitudes mais a norte onde o anticiclone não chega.
Na Islândia, por exemplo a pressão, maior parte das vezes é quase sempre baixa todo o ano, mesmo no verão. Sinal que a depressão da islândia não foi ainda abalada pela posição anómala do anticiclone subtropical.
Nós, e outros por aqui às mesmas latitudes, estamos com as estações condenadas a uma eterna pasmaceira atmosférica nunca vista
. Já nada é como dantes. Aliás, desde a década de 90 que as pessoas vão se habituando ao "normal padrão climático, ficando longe na memória os bons invernos" à antiga", em que tudo (ou quase tudo) ainda vinha na altura certa.
Enfim, outros tempos...!
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Mxh3WUlcek.png

Os últimos Dezembros não têm sido de facto muito favoráveis. Mas mais cedo ou mais tarde haverá um (muito) chuvoso.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Os modelos continuam a prever uma mudança de padrão a partir de dia 10, mais concretamente a partir dos dias 11/13. :pray:
É possivelmente que possam haver cortes (e vão haver, quase de certeza), mas o tempo consegue ainda assim surpreender-nos, tal e qual como fez aos nortenhos no passado mês de novembro. :) :rain:
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
No continente tb se notou isso, Invernos sao muito mas muito mais amenos...já para nao falar da chuva..ha anos que andamos a mitigar chuva. Lembro-me bem dos dias e manhas de geada pura e dura...de se partir o gelo das poças de chuva quando íamos para a escola. Coisa que parece impossível hoje em dia. As posas eram feitas a limpar o gelo das vieiras...outros tempos. a partir de 1998 tudo mudou. O Inverno era muito consistente, alternando bem vincado os períodos de frio com os de chuva.

É o que eu sempre disse, as gerações de hoje não sabem o que isso é. Habituaram se ao tempo ameno todo o ano.
Hoje basta qualquer coisa ligeiramente fora do padrão da alta pressão" e já acham que não é normal.
Pra eles só há um tipo de clima todo o ano, e o mundo sempre foi soalheiro.
Acho melhor emigrarmos para latitudes mais a norte onde o anticiclone não chega.
Na Islândia, por exemplo a pressão, maior parte das vezes é quase sempre baixa todo o ano, mesmo no verão. Sinal que a depressão da islândia não foi ainda abalada pela posição anómala do anticiclone subtropical.
Nós, e outros por aqui às mesmas latitudes, estamos com as estações condenadas a uma eterna pasmaceira atmosférica. Já nada é como dantes. Aliás, desde a década de 90 que as pessoas vão se habituando ao "normal padrão climático, ficando longe na memória os bons invernos" à antiga", em que tudo (ou quase tudo) ainda vinha na altura certa.
Enfim, outros tempos...!
Mxh3WUlcek.png

Os últimos Dezembros não têm sido de facto muito favoráveis. Mas mais cedo ou mais tarde haverá um (muito) chuvoso.
O de 2009 se não me falha a memória foi até muito chuvoso.
Mas é como tu dizes, os últimos anos têm sido, de facto, todos fora do normal.
 

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
De facto os últimos invernos não têm sido nada chuvosos, nem muito frios por sinal, nos anos 90 além de os invernos serem bastante chuvosos, a neve também era habitual pela serra do Açor, alturas ouve que já deitava neve pelos olhos, os tanques congelavam de tal forma que o gelo sustinha o meu peso, uma grossura enorme de gelo.
Enfim outros tempos.

Enviado do meu Q10S5IN4GR através do Tapatalk
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
Os modelos continuam a prever uma mudança de padrão a partir de dia 10, mais concretamente a partir dos dias 11/13. :pray:
É possivelmente que possam haver cortes (e vão haver, quase de certeza), mas o tempo consegue ainda assim surpreender-nos, tal e qual como fez aos nortenhos no passado mês de novembro. :) :rain:


essa mudança estava prevista à uns 15 dias pelos modelos, e em principio continua a manter-se a perspectiva da mesma se concretizar, mas como se sabe tudo pode mudar num ápice.
um dezembro seco não é algo que neste momento se considere muito provável.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
O de 2009 se não me falha a memória foi até muito chuvoso.
Mas é como tu dizes, os últimos anos têm sido, de facto, todos fora do normal.
2009 e 2010 foram os últimos anos em que dezembro foi chuvoso e desde 2000, só teve 4 anos acima da média.
Ora vejamos:
ywhYVve.png


A verdade é que sempre foi um mês com muitas anomalias negativas, mas a quantidade de anos seguidos em que isso acontece desde 2000 dá que pensar. O facto de ser o mês mais chuvoso do ano, já passou à história. O anticiclone já não tem o comportamento que era comum e isso é bastante evidente.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Na Islândia, por exemplo a pressão, maior parte das vezes é quase sempre baixa todo o ano, mesmo no verão. Sinal que a depressão da islândia não foi ainda abalada pela posição anómala do anticiclone subtropical.

Pelo que escreves, pareces assumir que era possível haver anticiclone em todo o lado :D

clima-e-vegetao-8-638.jpg


A Islândia (e o ártico escandinavo) também é afetada pela posição do anticiclone. Certas configurações atmosféricas, como por exemplo esta, mudam dramaticamente o estado do tempo lá. A adveção de massas de ar quentes e húmidas não só contribui para o degelo mas também para a diminuição da velocidade da congelação da água.

E vez em quando até há recordes de calor.

 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
@Aurélio Carvalho Falam muito dos cortes da precipitação, mas sabem qual é o modelo em que o seu ensemble pouco tem mudado nos últimos tempos? É o ECMWF, o modelo que tem mais acertado nas previsões de precipitação, este ano. ;)

No entanto, ainda há muita incerteza. Enquanto que um dos ramos do ECMWF prevê 113 mm para Tavira, outro ramo prevê 0,1 mm, ou seja, nada. É de continuar a ver como evoluem os modelos, mas tenho a impressão que iremos ser surpreendidos. :hmm::intrigante:
https://kachelmannwetter.com/lu/vorhersage/2262744-tavira/ensemble/euro/niederschlag
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas,
Por aqui o mês de Novembro terminou com apenas 27 mm.
Dezembro começou seco e promete continuar seco durante as próximas semanas.
A longo prazo o meteo France e o ecmwf com previsões idênticas, normal a chuvoso a norte e seco a sul em todos os meses.
Um padrão de nao + a NAO neutra...
Esperemos que não seja bem assim, mas de certeza que o mês Março depois vai salvar isto.
Fiquem bem..