Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019

efcm

Cumulus
Registo
23 Mar 2013
Mensagens
396
Local
Amadora
mas vocês têm preços mais acessíveis e boas estações, claro que essas 300 e 400 euros são top, mas na casa dos 100 euros já arranjam estações satisfatórias e boazinhas, eu por exemplo a minha primeira senão me engano foi 110 ou 120, espanhola, e durou 5 anos e meio, pena pifou no outono ano passado, desde então também estou sem dados, tirando um pluviometro artesanal para ter alguma ideia e um auriol do lidl que praticamente só uso quando sei que vai ter minima bem baixa. Mas por acaso estou à espera de outra estação, que mandei vir da Alemanha, que chegará final desta semana ou inicio da próxima que custou 149 euros (160 e tal com portes) e penso que seja boazita e supostamente vai ter estação online, a última não tinha
Podes partilhar o link onde compraste a estação a +- 150€?
 


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Por aqui o dia foi de céu nublado durante a manhã (até parecia que ia chover) e de céu limpo à tarde.
A mínima por aqui, afinal, até me surpreendeu: foi de 4,8°C, e Corroios teve uma mínima de 3,7°C. Não houve formação de geada, nem em Corroios nem na Charneca. :)
Em Vale Figueira, sítio de inversões térmicas, a estação da Daniel Sampaio registou uma mínima de 1,9°C. Inclusive, no vale do Intermarché da Charneca houve formação de geada. :cold:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 13,4°C
Mín: 4,8°C

Corroios
Máx: 13,8°C
Mín: 3,7°C

Esta noite está a ser muito mais quente que as anteriores. A temperatura ainda segue nos 11,5°C. :calor:
Até domingo teremos certamente anticiclone, mas a partir daí ainda há muita incerteza. Veremos o que acontece. :pray:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia,
Esta manhã segue já com sol, e uma temperatura já agradável por sinal, aliás grande diferença entre os ontem e anteontem.
Ontem a humidade era muita, e em alguns locais nem chegou a secar, e hoje, é praticamente nula.
A mínima foi de 6ºC.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
A mínima horária foi essa, a minima absoluta desse dia foi de 0,5 graus.
Portanto, geada a 200 metros da praia! Sempre incrível essa inversão.

Ainda este ano tive a oportunidade de lá ir espreitar e entende-se perfeitamente a razão destas inversões. A enorme densidade do arvoredo envolvente, impede quase que a 100% a circulação de ventos de qualquer quadrante. A juntar a isto, a proximidade com a Arriba Fóssil como que a "aprisionar" o ar frio, torna aquele local um mimo para eventos deste género. Tendo em conta a distância do centro da cidade de Almada (9km aproximadamente), quero acreditar que a instalação desta estação tenha tido por base fins meramente científicos e nunca representativos do clima da cidade em si.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Ainda este ano tive a oportunidade de lá ir espreitar e entende-se perfeitamente a razão destas inversões. A enorme densidade do arvoredo envolvente, impede quase que a 100% a circulação de ventos de qualquer quadrante. A juntar a isto, a proximidade com a Arriba Fóssil como que a "aprisionar" o ar frio, torna aquele local um mimo para eventos deste género. Tendo em conta a distância do centro da cidade de Almada (9km aproximadamente), quero acreditar que a instalação desta estação tenha tido por base fins meramente científicos e nunca representativos do clima da cidade em si.

Verdade, juntamente com a própria orografia local e rede hidrográfica ajuda a perceber a razão de tamanho arrefecimento nocturno.
Aquela pequena garganta da ribeira do rego(zona da arriba fossil a caminho da praia) deve ser um importante contributo no ar frio que depois se concentra em cota mais baixa.
O rectângulo preto é a localização da estação(para contextualizar). Esta estação e respectiva inversão tal como Dunas de Mira, simplesmente destroem o mito que uma potente inversão é sinónimo de montanhas e vales encaixados/grandes desníveis.
uploading picture

---

14 graus e mais um bom dia de sol.
Esta manhã ainda apanhei uns restos da inversão do Pisão, o termómetro marcava 6,3 graus.
 
Última edição:

Serrano

Cumulonimbus
Registo
9 Nov 2005
Mensagens
2,102
Local
Covilhã - 775m
Brilha o sol em Lisboa, com o termómetro a registar 16°C.
3b13c389d83cca242ca7944c29cc097f.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Noite

Ontem, segundo relatos familiares, ainda chegaram a cair alguns pingos dispersos, mas no entanto nada de revelante...
O céu manteve-se sempre nublado, embora com o sol a espreitar algumas vezes.

Extremos de ontem: 4,1ºC / 11,9ºC

Hoje foi mais um dia soalheiro, mas esteve bem mais agradável que ontem. O céu esteve maioritariamente limpo, embora com alguns cirrus a enfeitar.
O vento tem soprado muito fraco de E, apresentando-se temporariamente moderado durante a madrugada, por isso é que a mínima foi bem mais alta.

Extremos de hoje: 8,3ºC / 16,6ºC

T. Atual: 12,7ºC
HR: 64%
Vento: E / 1,1 Km/h

--- ---- ---- ---- ----- ---- ----- ----- ---- ----- -----

@Pedro1993 @luismeteo3

Se quiserem uma sugestão minha, recomendo-vos uma estação como a que eu tenho: Velleman WS1060 ;)
Tem um preço acessível de 100 euros e tem uma ótima qualidade, apesar de não ser uma tecnologia de topo, mas ao menos sempre dá para "desenrascar".
Encontra-se com frequência em lojas de bricolage, a minha comprei no Aki.
Só tem um ponto negativo: não tem capacidade para ter transmissão online para a internet :(

Peço desculpa pelo Off-topic ;)