Seguimento Meteorológico Livre 2019

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Cá por mim não acredito muito nas previsões a longo prazo. Também estava previsto um outono muito seco a Norte e depois vimos o que foi. :)
Neste momento não vale a pena alarmismos, até porque os modelos continuam muito instáveis a partir de dia 10. Nesta altura do ano, basta uma cut-off no local correto para o Algarve levar uma bela carga de precipitação. O azar não pode durar para sempre, acho eu. :pray:

Ainda vamos ser bastante surpreendidos este inverno, até porque o anticiclone, desta vez, até vai permitir uma possível corrente de ar vinda de noroeste, a partir de dia 10, com precipitações que obviamente beneficiarão mais o Norte e o Centro do país (o que não aconteceu nos últimos anos, anos em que nem no Norte tem chovido bem). :rain:
 


jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
esta prevista ou antecipa/se alguma entrada de frio com geadas valentes em Dezembro? estamos a ter muito menos horas de frio este ano, nas árvores fruteiras depois vai-se sentir no fruto, menos e com calibres fora da media. Há anos em que por esta altura ja tinha tido bastante frio, mesmo em anos de chuva, parece que este é bastante ameno.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Ou seja água desperdiçada... :buh:

O que não falta é rupturas na cidade, basta percorrer a cidade e vê-se bem os buracos aonde existiu rupturas. Hoje rebenta aqui, amanhã rebenta ali e depois rebenta acolá, mas investimento para modernizar as condutas está quieto e paga-se bem pela água. :rolleyes:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
O que não falta é rupturas na cidade, basta percorrer a cidade e vê-se bem os buracos aonde existiu rupturas. Hoje rebenta aqui, amanhã rebenta ali e depois rebenta acolá, mas investimento para modernizar as condutas está quieto e paga-se bem pela água. :rolleyes:

Numa região com pouca água disponível essas coisas não se podem admitir... :facepalm:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Numa região com pouca água disponível essas coisas não se podem admitir... :facepalm:

Sobretudo nessas regiões onde a água é mais escassa, mas não só, eu quando vejo por vezes aqui no Porto, no Inverno, em dias de chuva, o sistema de rega de jardins/relva activado, ou seja a chover, e já com vários dias de chuva acumulados para trás e as plantas a serem regadas :maluco:
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,809
Local
Lisboa e Alenquer
acontece o mesmo em Lisboa, por vezes chuva ha vaios dias e os sistemas de rega a debitar...

Sobretudo nessas regiões onde a água é mais escassa, mas não só, eu quando vejo por vezes aqui no Porto, no Inverno, em dias de chuva, o sistema de rega de jardins/relva activado, ou seja a chover, e já com vários dias de chuva acumulados para trás e as plantas a serem regadas :maluco:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
A continuar assim os níveis de água vão baixar mais mesmo de Inverno. Não vejo campanhas fortes para sensibilizar à redução do consumo. Ontem já vi sistemas de rega ligados!
Assim por alto precisamos de 100mm só para encher os pegos e criar um fio de água nas ribeiras que nos "abastecem" e onde andam eles? Nem uma frente com 20mm temos...
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Boas notícias para a próxima semana; a partir de Quarta-feira deveremos ter precipitação na maior parte do território, com menor probabilidade no Algarve.
Nao sei onde vê isso....
 
  • Gosto
Reactions: joselamego