Previsões longo prazo (Outono/Inverno 2019/2020)

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Vão se vendo alguns sinais positivos do modelo GFS para uma mudança de padrão lá para dia 12/13 , com a deslocação do AA para Oeste , e nova descida das depressões em latitude, se assim vier a acontecer grande parte da precipitação que tivemos em Outubro e Novembro , vai agora dar frutos a nível de armazenamento para albufeiras e barragens, contudo ainda falta muito tempo, mas são sinais muitos bons :pray:

bw5tyF7.gif


RWjMznZ.gif


Acumulados previstos pelo GFS até dia 18 de Dezembro :thumbsup:

6Lq5JGg.png
 


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Olho para esses mapas de temperaturas e são cópias para todos os meses de previsão, mesmo em previsões anteriores, o que é um absurdo: Europa a ferver, anomalia negativa (ou normal) no mar junto à costa ocidental de Portugal e a W da Irlanda. Não gosto de criticar o que não conheço, e podendo estar a ser injusto com quem desenvolve este produto, mas isto parece-me completamente inútil. Quanto à precipitação não posso opinar, mas a minha confiança nos mapas de temperatura não ajuda a levar muito a sério...
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,120
Local
Genval, Bélgica
Olho para esses mapas de temperaturas e são cópias para todos os meses de previsão, mesmo em previsões anteriores, o que é um absurdo: Europa a ferver, anomalia negativa (ou normal) no mar junto à costa ocidental de Portugal e a W da Irlanda. Não gosto de criticar o que não conheço, e podendo estar a ser injusto com quem desenvolve este produto, mas isto parece-me completamente inútil. Quanto à precipitação não posso opinar, mas a minha confiança nos mapas de temperatura não ajuda a levar muito a sério...

Aqui na Bélgica, este ano, so houve 1 mes (Maio) com uma anomalia marcadamente negativa de temperatura. Todos os outros tiveram acima. Novembro esteve muito muito ligeiramente abaixo. Portanto nao parece que esses mapas a mostrarem anomalias positivas errem. A verdade é que as anomalias positivas de temperatura comecam a ser a norma
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Aqui na Bélgica, este ano, so houve 1 mes (Maio) com uma anomalia marcadamente negativa de temperatura. Todos os outros tiveram acima. Novembro esteve muito muito ligeiramente abaixo. Portanto nao parece que esses mapas a mostrarem anomalias positivas errem. A verdade é que as anomalias positivas de temperatura comecam a ser a norma

Concordo que é natural haverem mais anomalias positivas pois o planeta está a aquecer. O problema destes mapas é que mostram sempre as mesmas áreas com anomalias positivas e negativas. Salvo diferenças mínimas, parecem cópias. É evidente que os mapas de anomalias mensais de temperatura observados não vão mostrar anomalias positivas ad eternum numas regiões, e negativas ad eternum noutras. Vão haver diferenças entre cada mês consoante as posições das áreas ciclónicas/anticiclonicas. Para tais mapas se tornarem realidade era necessário termos uma atmosfera quase estacionária!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Olho para esses mapas de temperaturas e são cópias para todos os meses de previsão, mesmo em previsões anteriores, o que é um absurdo: Europa a ferver, anomalia negativa (ou normal) no mar junto à costa ocidental de Portugal e a W da Irlanda. Não gosto de criticar o que não conheço, e podendo estar a ser injusto com quem desenvolve este produto, mas isto parece-me completamente inútil. Quanto à precipitação não posso opinar, mas a minha confiança nos mapas de temperatura não ajuda a levar muito a sério...

A semana de 16/12 a 22/12 indica precipitação acima da média em todo o território com uma anomalia (+10 mm a +60 mm).

Previsão da Accuweather

https://www.accuweather.com/en/weather-news/accuweathers-2019-2020-europe-winter-forecast/601922

Não vejo lá dry :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Esta previsão do Accuweather está ótima ao nível de precipitação. Até ao final do mês, de acordo com a previsão deles, deverá chover. :rain: :viva:
https://www.accuweather.com/pt/pt/lisbon/274087/december-weather/274087?year=2019
Não sei... o ECM, GFS e Gem prevem o regresso das altas pressões lá para o Natal, acabamos por ter " sorte" com a chuva esta semana, infelizmente acho que não durará muito esta precipitação, espero obviamente que os modelos mudem.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
As próximas duas semanas serão secas, com um bloqueio anticiclónico no Atlântico. :mad:
meRz20191219_0000+26400.png


As temperaturas nesta semana serão elevadas, mas na próxima possivelmente serão abaixo da média.:cold:
meTz20191219_0000+43200.png


No entanto, certos ramos do ECMWF preveem instabilidade na primeira semana de janeiro há várias saídas, com a formação de uma depressão isolada a oeste de Portugal, chuva e algum frio. O ramo mais generoso do ECMWF prevê 47,2 mm para aqui, 80,2 mm para Tavira ou 125,3 mm para Paços de Ferreira, em apenas 5 dias. :rain::hmm:
https://kachelmannwetter.com/lu/vorhersage/2271961-almada/ensemble/euro/niederschlag/