Aquecimento Global

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Perdoe uma pergunta brutal: a Terra está a aquecer-se, sim ou não?

A chamada "temperatura média mundial" aumentou em 0,74º durante o período 1906-2005. Mas, sobretudo, os dados observados mostram que algumas regiões estão a aquecer-se enquanto outras estão a arrefecer-se. Algumas regiões estão a arrefecer-se, como o Árctico ocidental e a Gronelândia, ao passo que outras aqueceram-se, como o Mar do Norte e suas cercanias, a uma escala anual de ±1°C e no Inverno a ±2°C, durante o período 1954-2003. O espaço do Norte do Pacífico está a mudar de modo semelhante com um arrefecimento sobre a Sibéria oriental, especialmente no Inverno, e um forte aquecimento sobre o Alasca e o Estreito de Bering. Portanto, é absolutamente inexacto afirmar que o planeta está a aquecer-se. A "alteração climática" não é sinónimo de "aquecimento global" porque "clima global" não existe. Além disso, e como acabo de lhe dizer, a alteração climática não depende em absoluto do CO2 e o homem não é em absoluto responsável por isso, excepto no contexto limitado das cidades.

O que é preciso dizer aos que asseguram que há importantes ameaças para o Árctico e a Antárctida?

Que misturam tudo: clima, contaminação, ecologia e ecologismo, desenvolvimento sustentável, novidades mediáticas, propaganda e factos reais, muitas vezes distorcidos, política e interesses económicos (admitidos e não reconhecidos). Portanto, há muitas inconsistências, declarações gratuitas, impossibilidades físicas e mentiras descaradas.

Contudo, a Gronelândia está a derreter-se a Antárctida está a desintegrar-se...

É certo que o gelo se derrete nas camadas inferiores em torno da Gronelândia, banhadas pelo ar quente do Sul. Mas em 1816 e 1817, por exemplo, foi possível alcançar o Pólo ao longo das costas da Gronelândia. Por outro lado, os satélites demonstram que a parte mais alta da Gronelândia se arrefece e eleva-se 6 centímetros ao ano devido às fortes nevadas.

Quanto à Antárctida, é particularmente estável e inclusive beneficia-se de um aumento da massa glacial na sua parte oriental. A Península Antárctida é uma excepção bem conhecida pelos climatologistas. Devido à sua latitude e à proximidade do Andes, que canalizam vigorosamente o fluxo ciclónico quente e húmido para o Sul, as terras baixas dos Sul estão a experimentar uma evolução notável. Estão cada vez mais esburacadas, enquanto a sua trajectória é cada vez mais meridional e a temperatura do ar está a aumentar. Assim, como nas proximidades do Mar da Noruega (ou na região do Estreito de Bering), o aquecimento da Península Antárctica, falsamente atribuído pelo IPCC ao efeito estufa, está controlado por uma intensificação da circulação do ar quente e húmido de fontes tropicais longínquas rumo ao Pólo.

Como explica a alterações que se estão a verificar na Europa?

Para responder à sua pergunta de maneira a que seja entendida pelos não especialistas, digamos que na área do Atlântico Norte enquanto o Árctico ocidental esta a arrefecer-se e os sistemas de alta pressão que saem do Pólo são mais poderosos, a afluência ciclónica de ar associada com as baixas leva mais ar quente e húmido de origem subtropical, inclusive tropical, ao Mar da Noruega e mais além. Como resultado, a temperatura aumenta e as precipitações (nevadas na parte superior, sobre a Gronelândia e Escandinávia) aumentam. À medida que a pressão diminui, as tormentas aumentam, com mais depressões a chegarem a latitudes mais setentrionais. Uma vez que a Europa se encontra no caminho dos ciclones do Sul, também se beneficia de um aquecimento ou inclusive de um excesso local de chuva.

Cabe assinalar que no Atlântico, a aglutinação anti-ciclónica (AA), habitualmente conhecida como Pico dos Açores, é mais potente e estende-se para o sul, razão pela qual o Sahel atlântico, e em particular o arquipélago de Cabo Verde, está a experimentar uma seca mais pronunciada que no continente vizinho. O Mediterrâneo, que estende este espaço atlântico, é mais frio e portanto mais seco na sua bacia oriental (como na Europa Central), enquanto a pressão da superfície também está a aumentar. Este aumento da pressão, e não o CO2, é o responsável nas nossas regiões de longas sequências sem chuva (ou neve nas montanhas) quanto a situação se mantém alta durante muito tempo, ou períodos de calor, ou inclusive ondas de calor como em Agosto de 2003.

Mas ainda assim, como se costuma dizer, "os glaciares estão a desaparecer".

Por que não dizer que eram ainda mais pequenos nos Alpes na Idade Média e que a longitude da sua língua glaciar depende hoje do seu fornecimento de neve antes do período actual? Isto é ainda mais certo nas neves de altura no Kilimanjaro, outro exemplo muito publicitado, próximo dos 6000 metros, onde não foi a temperatura (aqui abaixo dos 0ºC) que variou e sim, como em outros lugares, as condições das precipitações.

Também se diz que haverá cada vez mais ciclones e mais violentos.

Os meteorologistas tropicais não estão de acordo, mas não são escutados... Afirmam inclusive que não se observa nenhuma tendência em alta. Quanto ao simpósio sobre ciclones tropicais celebrado na Costa Rica sob os auspícios da Organização Meteorológica Mundial em Dezembro de 2006, chegou inclusive à conclusão de que nenhum ciclone pode ser atribuído directamente à alteração climática. Chris Landsea, perito indiscutível em furacões, preferiu renunciar ao IPCC porque não queria contribuir para um processo motivado por objectivos pré-concebido e cientificamente não fundamentados. Mas o dano causado pelos ciclones proporciona imagens tão "belas" às revistas e aos noticiários de televisão... O exemplo do Katrina é explorado descaradamente, ao passo que a ruptura dos diques de Nova Orleans era um desastre que já se havia anunciado desde há muito tempo...

Falando de catástrofess... Alguns media afirmam inclusive que a Corrente do Golfo se deterá...

Para que isso ocorra, o vento, que é o motor das correntes marinhas superficiais, teria que deixar de soprar. Por outras palavras, todo o tráfego aéreo e oceânico teria que bloquear, o que naturalmente é inverosímil. Também se diz que o mar está a subir, mas nenhuma curva o demonstra, excepto uns poucos centímetros hipotéticos (12 centímetros em 140 anos) e nenhuma terra desapareceu ainda. As previsões, muitas vezes de carácter "hollywoodense", baseiam-se em modelos climáticos cuja eficácia é muito debatida. Em primeiro lugar, e isto é a última coisa para os modelos digitais, pelos próprios matemáticos que consideram que os modelos utilizados são tão simples, grosseiros, empíricos e enganosos que as conclusões que deles se extraem não têm valor preditivo.

Qual é o futuro da climatologia no clima actual politicamente correcto?

Em lugar de traçar planos muito hipotéticos para o planeta em 2100, a climatologia, que tem estado num beco sem saída conceptual durante uns 50 anos, deveria, ao invés, tratar de contribuir eficazmente para a identificação de medidas apropriadas para a prevenção e adaptação ao clima num futuro próximo. Porque a alteração climática – evoluir constantemente faz parte da natureza do clima – é muito real, mas é uma contradição com o cenário quente que nos impõem actualmente, como o demonstra o aumento contínuo da pressão atmosférica em muitas regiões, inclusive a França. Esta mudança no clima não é a que previu o IPCC. Mas os teóricos e modelistas prestam pouca atenção à observação de fenómenos reais. São as razões e os mecanismos desta mudança permanente que devem ser seriamente definidos pela climatologia. Ao mesmo tempo, outras disciplinas, às quais serve a mistura de géneros e que não necessitam do ilusório espantalho climático, poderão dedicar-se eficazmente ao controle da poluição ou ao desenvolvimento sustentável.

Marcel Leroux


Boa noite,

Pouca informação (importante na minha opinião) Marcel Leroux morreu em 2008, os seus estudos são baseados em África (viveu 40 anos em África).
Podemos nos perguntar por que no ano passado estivemos falando sobre ele novamente (muitas vezes publicado pela mídia de esquerda)?
Os cépticos do clima fazem uma escala T excessivamente longa, os entusiastas da mudança climática fazem uma escala T excessivamente curta (todos escolhem os seus dados... para a sua igreja). É um pouco como querer comparar 1 kg de batatas e 1 lbs de batatas.
O neófito, que eu sou, diz simplesmente a si mesmo: tenho 58 anos, quando eu era pequeno a neve estava lá quase todo inverno na Bélgica. Quando falo com a minha velha vizinha portuguesa: ela confirma-me a mudança de estações. Ok, não tem valor científico, mas um cara trancado em um escritório analisando dados globais é mais valioso do que uma pessoa que cultivou seu campo por 50 anos?
Negar provas climáticas é um pouco como negar os efeitos nocivos do tabaco.
 


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
pelas reacções já vi que neste tópico o direito ao contraditório não existe
Isso já é habitual, tudo o que sai da "moda" das alterações climáticas ou do AG hoje em dia é destratado.

Entretanto na Islândia vão cair 200 cm de neve na Capital, no Sul da Ilha. Ainda bem que as notícias só mostram quando os Icebergs derretem.

Ou então a falsa seca nas cascatas Vitória, que afinal não passa de mais uma propaganda das alterações climáticas.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Isso já é habitual, tudo o que sai da "moda" das alterações climáticas ou do AG hoje em dia é destratado.

Entretanto na Islândia vão cair 200 cm de neve na Capital, no Sul da Ilha. Ainda bem que as notícias só mostram quando os Icebergs derretem.

Ou então a falsa seca nas cascatas Vitória, que afinal não passa de mais uma propaganda das alterações climáticas.

Então, se bem entendi, 90% dos cientistas são charlatães, mentirosos e idiotas?
A moda como você diz (não estou falando de extremistas de ambos os lados) viria de onde então?
Olhe para os mapas dos contornos dos oceanos, pois a água (em todas as suas formas) circula num circuito fechado na terra (a água não vem de outro planeta!) de onde vem esta ascensão dos oceanos, além do derretimento do gelo?
Os holandeses (por exemplo) estão provavelmente loucos para ver como se protegem do oceano e investem milhões.
Estou curioso para ler os seus argumentos.
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Isso já é habitual, tudo o que sai da "moda" das alterações climáticas ou do AG hoje em dia é destratado.

Entretanto na Islândia vão cair 200 cm de neve na Capital, no Sul da Ilha. Ainda bem que as notícias só mostram quando os Icebergs derretem.

Ou então a falsa seca nas cascatas Vitória, que afinal não passa de mais uma propaganda das alterações climáticas.

Nao é por cair muita neve que se prova que o Aquecimento Global nao existe. Assim como nao é por haver temperaturas de 45C em Portugal que se prova que existe Aquecimento Global e nao me parece que haja aqui alguem a afirmar tal coisa neste forum. Nos aqui falamos de tendencias de longo prazo. Se olhar para os mapas e estatisticas, todos mostram uma clara reducao dos glaciares e do nivel do gelo no Globo. Se olhar para os mapas, ve que a temperatura media da Terra tem vindo a aumentar e a acelerar o aumento. Etc etc.

E nao, a seca das cascatas Vitoria nao é falsa! Toda a regiao sul de Africa tem sofrido com a seca!
 

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
Os vegetarianos deviam ler este artigo quando afirmam que as plantas "não sofrem":

"Stressed plants show altered phenotypes, including changes in color, smell, and shape. Yet, the possibility that plants emit airborne sounds when stressed – similarly to many animals – has not been investigated. Here we show, to our knowledge for the first time, that stressed plants emit airborne sounds that can be recorded remotely, both in acoustic chambers and in greenhouses."

Plants emit informative airborne sounds under stress
https://www.biorxiv.org/content/10.1101/507590v4.full
 

Younger Dryas

Nimbostratus
Registo
8 Nov 2019
Mensagens
957
Local
...
The Complex Chemistry of Surface Ozone Depicted in a New GEOS Simulation
https://svs.gsfc.nasa.gov/4754


safe_image.php

Parts of Earth’s crust are rising very slowly owing to post-glacial rebound, but using GPS, researchers have found that West Antarctica is rising faster than almost anywhere else in the world. And, ESA’s GOCE gravity mission has, in turn, helped them to understand that the mantle below is unusually fluid.

West Antarctica on the rise
http://www.esa.int/Applications/Obs...reveals_what_s_going_on_deep_below_Antarctica

Donde se depreende que parte da Antártida está a derreter por baixo devido ao vulcanismo submarino....
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
The Complex Chemistry of Surface Ozone Depicted in a New GEOS Simulation
https://svs.gsfc.nasa.gov/4754


safe_image.php

Parts of Earth’s crust are rising very slowly owing to post-glacial rebound, but using GPS, researchers have found that West Antarctica is rising faster than almost anywhere else in the world. And, ESA’s GOCE gravity mission has, in turn, helped them to understand that the mantle below is unusually fluid.

West Antarctica on the rise
http://www.esa.int/Applications/Obs...reveals_what_s_going_on_deep_below_Antarctica

Donde se depreende que parte da Antártida está a derreter por baixo devido ao vulcanismo submarino....
Tudo ajuda...