Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019



"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Ontem, o dia foi de céu nublado e tempo muito húmido. O acumulado foi de 0,3 mm, devido a aguaceiros fracos durante a manhã. :rain:

Dados de ontem:

Charneca de Caparica
Máx: 17,0°C
Mín: 12,5°C
Prec: 0,3 mm

Corroios
Máx: 17,4°C
Mín: 11,8°C

Desde a meia-noite de hoje, já passaram por aqui 2 aguaceiros fracos que acumularam 1 mm. Não estava nada à espera que chovesse hoje. :surprise:
Agora está céu limpo e estão 15,8°C. :)
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Segue mais um dia ameno e com céu parcialmente nublado, apresentando-se encoberto até meio da manhã.
O vento sopra fraco de SW, com algumas rajadas moderadas durante a manhã.

Ontem ainda caiu mais aguaceiro fraco a meio da tarde, sem acumulação. A partir daí não caiu mais nada, que eu tivesse reparado...

Extremos de ontem: 14,7ºC / 17,6ºC / 0,3 mm

Mínima de hoje: 11,4ºC
T. Atual: 16,9ºC
HR: 67%
Vento: SW / 1,1 Km/h
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Relativamente ao dia de amanhã, lá começa o evento de precipitação.
Tendo em conta o rumo de vento(so) e respectivo ar saturado de humidade, com essa saturação como é normal bem mais vincada em altitude, acredito que possa chover mais do que os modelos apontam.
Estou curioso com a estação de Belas (cota 300 mts) muita chuva orografica certamente. A estação que os membros @Tonton e @guisilva5000 partilham dados.


Desde Outubro.
Outubro: 50 mm
Novembro: 167 mm
Dezembro: 17 mm

Esta chuva vem em muito boa altura, pois apesar do mês passado ter sido muito bom para a recuperação, é notorio que precisamos de mais uns 100 mm/150 mm.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Ontem foi um dia de céu nublado e alguns aguaceiros durante a manhã (e também ao final da noite). O acumulado foi de 1,3 mm. :rain:

Dados de ontem:

Charneca da Caparica
Máx: 16,7°C
Mín: 12,0°C
Prec: 1,3 mm

Corroios
Máx: 16,9°C
Mín: 11,7°C

Agora estão 13,4°C e céu nublado. Há pouco caiu um aguaceiro pré-frontal bem forte por aqui, mas curto. O acumulado desde a meia-noite segue com 1 mm. :)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas

Vai chovendo !

0,5 mm

Bem o episódio de vento na próxima quinta feira à tarde/noite está perigoso, há inclusive concordância entre os modelos.
A ser verdade os valores previstos, posso bater o registo da rajada máxima anual de 116 km/h do passado mês de Outubro.
Para Alcabideche dao ventos médios de 75 km/h/80 km/h!
Para a serra, na Peninha dão ventos medios de 110 km/h!!
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas

Vai chovendo !

0,5 mm

Bem o episódio de vento na próxima quinta feira à tarde/noite está perigoso, há inclusive concordância entre os modelos.
A ser verdade os valores previstos, posso bater o registo da rajada máxima anual de 116 km/h do passado mês de Outubro.
Para Alcabideche dao ventos médios de 75 km/h/80 km/h!
Para a serra, na Peninha dão ventos medios de 110 km/h!!
Bom dia. Ainda não me tinha apercebido desse evento, para aqui o ECMWF dá rajadas de 120km/h ao inicio do de sexta-feira, uma verdadeira brutalidade!!! :surprise:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Bom dia. Ainda não me tinha apercebido desse evento, para aqui o ECMWF dá rajadas de 120km/h ao inicio do de sexta-feira, uma verdadeira brutalidade!!! :surprise:

Sim esqueci-me de mencionar no post que é um evento que pode ocorrer em grande parte do país.
Até quinta à noite/sexta deverá chover bastante, os solos mais saturados e vento muito forte pode potenciar ainda mais a queda de árvores. Esperemos que as entidades competentes façam o seu trabalho de prevenção.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bom dia,
Desde a última mensagem caiu outro aguaceiro, sendo que o acumulado segue nos 1,3 mm. E parece que vem lá outro aguaceiro pré-frontal! :rain:

Agora está sol e estão 16,3°C. :)