Seguimento Sul - Dezembro 2019

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Precipitação acumulada na Rede Meteo Alentejo até as 14h:
Serpa - 34,0mm
Bemposta - 19,5mm
Beja - 63,3mm
Amareleja - 9,0mm
Mértola - 22,2mm
Almodôvar - 22,6mm
Sines - 14,2mm
Évora - 56,2mm
Mourão - 11,8mm
Quinta Maral - 39,0mm
 


MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Precipitação acumulada na Rede Meteo Alentejo até as 14h:
Serpa - 34,0mm
Bemposta - 19,5mm
Beja - 63,3mm
Amareleja - 9,0mm
Mértola - 22,2mm
Almodôvar - 22,6mm
Sines - 14,2mm
Évora - 56,2mm
Mourão - 11,8mm
Quinta Maral - 39,0mm

Atenção, tua estação de Beja deve estar a abanar com o vento e a somar mais precipitação do que a que está a cair. A estação do IPMA de Beja acumulou apenas 33,4mm até à ultima atualização.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,617
Local
Portalegre
Em Arronches, "até os cães bebem água de pé" :D
De acordo com as imagens do radar, a linha de instabilidade deve estar a deixar acumulados jeitosos na encosta SW da Serra de S. Mamede. O Rio Caia vai ganhar bastante caudal em poucas horas, pois os terrenos estão bastante saturados e devolver toda a chuva às bacias hidrográficas. :thumbsup:
Quem é que podem monitorizar os valores da Barragem do Caia e da Barragem do Abrilongo??
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Rio Caia hoje:


Algumas imagens:
7HTYpy2.jpg

lANMjk1.jpg


Estou mesmo a ver que com a precipitação prevista para Quarta/Quinta, vai dar problemas. Naquela região tudo o que cai já vai parar aos cursos de água também.

Quem é que podem monitorizar os valores da Barragem do Caia e da Barragem do Abrilongo??
Penso que esses dados não estão disponíveis, o que é pena. Seria bom saber o caudal de entrada do Rio Caia...
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Atenção, tua estação de Beja deve estar a abanar com o vento e a somar mais precipitação do que a que está a cair. A estação do IPMA de Beja acumulou apenas 33,4mm até à ultima atualização.
Nao está não. Nunca abanou.. assim como a de Évora também nao
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
33.4mm por aqui. A serra está a beneficiar da amplificação da chuva pela orografia, e já levava mais acumulado da chuva fraca da noite também. Excelente para os rios.

A ver se Montargil enche, a última vez que lá passei estava uma desgraça.

Em VRSA caíram quase 15 mm em apenas uma hora esta manhã! Os acumulados no Algarve estão neste momento genericamente entre os 5 e os 25 mm, mais ou menos dentro do que os modelos previam.
 

Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Obrigado pelo reparo Duarte, provavelmente a estação não está bem fixa , e regista precipitação quando é balançada pelo vento! Está estação è do membro @Gil_Algarvio , certo?! Talvez ele nos possa elucidar acerca da situação? ;)
Boas.
Não, a estação está bem fixa.
A estação não tem problemas nenhuns Aurélio.

O que se passa é muito simples, passo a explicar:
Nos dados que me aparecem na consola, dentro de casa está tudo bem e com dados correctos.
No entanto, a marca da estação é Acurite, Marca americana dos EUA.
No início de 2019 a empresa foi proibida de vender produtos e de estar online na Europa, porque não tem certificado CE (aquele carimbo CE que vem em tudo..)
Tanto que não conseguem entrar no site deles sem VPN.
https://www.acurite.com/

E por questões de políticas internacionais a estação deixou de funcionar em pleno online, porque com isto cortaram-me o acesso ao servidor da Acurite onde fazia as configurações online. E a estação deixou de zerar os dados da precipitação as 00h de cada dia.
No entanto eu na consola doméstica tenho tudo.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Obrigado @Gil_Algarvio , nem fazia ideia que estavas com esse problema! Eu apenas mencionei o que a mesma regista no underground , e seja o valor real ou não, o importante é que vá continuando a chover por ai também nos próximos dias :thumbsup:
 
Última edição:

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Rio Caia hoje:


Algumas imagens:
7HTYpy2.jpg

lANMjk1.jpg


Estou mesmo a ver que com a precipitação prevista para Quarta/Quinta, vai dar problemas. Naquela região tudo o que cai já vai parar aos cursos de água também.


Penso que esses dados não estão disponíveis, o que é pena. Seria bom saber o caudal de entrada do Rio Caia...


Vai com um caudal muito bom o rio Caia, agora sim é que o penedo, só tem uma parte da "cabeça" de fora, esse material que a água arrasta e se prende aí nos pilares da ponte, dá uma matéria organica do melhor.