Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Há 10-15 anos atrás ainda me lembro de passar nas estradas do Alentejo e ver coelhos com alguma regularidade nas bermas e nos campos. É incrível a diminuição do número de avistamentos desta espécie hoje em dia. Aqui na zona apenas conheço um local onde os vejo com regularidade, numa zona de mata. Mas hoje em dia é possível fazer um dia inteiro de viagem de carro no Alentejo sem ver um único coelho...

É mesmo, por cá tenho a mesma prespectiva do que tu, cada vez se avista menos coelhos, e vivo eu numa aldeia rodeados de terrenos, muito deles com excelentes condições para ele habitar, consigo contar pelos dedos das duas mão os coelhos que vejo durante um ano.
 


luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Uma linda aranha na folha da bananeira...

02c164c5d639a73668fa8a1299b38a4c.jpg


Enviado do meu DRA-L21 através do Tapatalk
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
"Natureza intocável". Parque da Grená quer afirmar-se como um novo ponto de interesse da ilha de São Miguel
MadreMedia / Lusa
14 dez 2019 17:30

Este artigo é sobre Açores. Veja mais na secção Local.
A ilha de São Miguel ganha, a partir de hoje, uma nova atração turística, com a inauguração do Parque da Grená, na margem norte da Lagoa das Furnas, uma propriedade com 18 hectares de floresta.

Com 18 hectares de floresta, que mostram a “natureza intocável”, o Parque da Grená quer afirmar-se como um novo ponto de interesse da ilha de São Miguel, numa propriedade por onde passa um curso de água, com uma cascata, e onde se podem ver as ruínas de uma casa senhorial de 1858, explica a gerência do parque.

O Parque da Grená é hoje inaugurado, depois de um ano a fazer a limpeza do terreno, de onde foram retiradas três toneladas de lixo.

O investimento feito até agora representa apenas 10% do investimento total previsto, avança Norberto Botelho, administrador da Feliz Terra, empresa que gere o espaço, já que o intuito é recuperar as ruínas da casa.

Sem se comprometer com prazos e sem adiantar os contornos do projeto “que está a ser concertado” com as várias entidades responsáveis, Norberto Botelho garante que servirá interesses turísticos, mas ressalva que tem que obedecer a uma série de restrições, uma vez que responde a “uma teia de zonas sensíveis e de legislações” de proteção da zona envolvente, como o Plano de Ordenamento da Bacia Hidrográfica da Lagoa das Furnas, ou o regime de Parque Natural da Ilha de São Miguel.

Depois de anos ao abandono, o terreno agora gerido pela empresa açoriana Feliz Terra, que era propriedade do Governo Regional dos Açores, foi adquirido por um grupo de investidores estrangeiros em hasta pública por 500 mil euros.

A partir de hoje, pode ser visitado por famílias e animais de companhia, sendo aplicada uma tarifa para residentes que, com os 10 euros do bilhete, têm direito a cinco entradas, transmissíveis a outros residentes.
https://24.sapo.pt/vida/artigos/nat...novo-ponto-de-interesse-da-ilha-de-sao-miguel
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Por esta altura a região fica cheia de milhafres. Hoje pude observar, literalmente, algumas dezenas, durante uma viagem que fiz de carro. Por vezes era possível avistar vários milhafres no mesmo local. Pousados perto da estrada ou a pairar, também se observaram vários búteos, peneireiros, pegas, gralhas, corvos e mais duas aves de rapina de maiores dimensões que não consegui identificar.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por esta altura a região fica cheia de milhafres. Hoje pude observar, literalmente, algumas dezenas, durante uma viagem que fiz de carro. Por vezes era possível avistar vários milhafres no mesmo local. Pousados perto da estrada ou a pairar, também se observaram vários búteos, peneireiros, pegas, gralhas, corvos e mais duas aves de rapina de maiores dimensões que não consegui identificar.

É daquelas coisas que me dão muito prazer é também de observar todas essas aves de rapina, no seu estado selvagem, e tão característico delas que é planar no ar, durante várias horas, á procura de uma presa que avistem cá em baixo, de destacar essa excelente capacidade de visão, deste tipo de aves.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Por esta altura a região fica cheia de milhafres. Hoje pude observar, literalmente, algumas dezenas, durante uma viagem que fiz de carro. Por vezes era possível avistar vários milhafres no mesmo local. Pousados perto da estrada ou a pairar, também se observaram vários búteos, peneireiros, pegas, gralhas, corvos e mais duas aves de rapina de maiores dimensões que não consegui identificar.

Há duas espécies de milhafres em Portugal, uma é residente e algo rara, o milhafre-real (Milvus milvus)., a outra é migratória e mais fácil de avistar quando está cá, o milhafre-preto (Milvus migrans). Nesta altura, só pode ter sido o milhafre-real que para além da população residente, nesta altura do ano é reforçada por mais alguns que que vêm da Europa Central e passam o Inverno entre nós. :)
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,510
Local
Bragança (675m)
Há duas espécies de milhafres em Portugal, uma é residente e algo rara, o milhafre-real (Milvus milvus)., a outra é migratória e mais fácil de avistar quando está cá, o milhafre-preto (Milvus migrans). Nesta altura, só pode ter sido o milhafre-real que para além da população residente, nesta altura do ano é reforçada por mais alguns que que vêm da Europa Central e passam o Inverno entre nós. :)

Sim, eram milhafres-reais.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Acabei agora mesmo de salvar uma salamandra de pintas amarelas, de morrer afogada dentro do meu poço, ainda fui a tempo, pois creio que mais umas horas passadas e já não se safava, pelo menos coloquei num lugar mais seguro, é de facto um anfíbio muito precioso, e cada vez mais se observam menos, devido principalmente a atropelamentos rodoviários.

salamander_139419137_marek_r._swadzba.jpg


Foto elucidativa: https://www.google.com/url?sa=i&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwiP1Mr9iLrmAhWi2-AKHUngBTEQjRx6BAgBEAQ&url=https://www.oceanario.pt/exposicoes/exposicao-permanente/anfibios/salamandra-de-pintas-amarelas&psig=AOvVaw3K75QKY3S_vXEiOkK_Hkaw&ust=1576582267055562
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Boas.
Aqui há uns anos apareceu-me um animal aqui no açude do monte que a principio pensei tratar-se de uma lontra.
Agora já não tenho tanta certeza e talvez se trate de outra espécie.
A filmagem é de muito má qualidade, pois foi feita ao final da tarde...já com pouca luz e com o zoom digital de uma máquina fraquinha.
No entanto talvez seja o suficiente para o pessoal mais entendido que eu possa dar uma opinião ;)!
Lontra ou outro animal?



Thanks ;)!
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Boas.
Aqui há uns anos apareceu-me um animal aqui no açude do monte que a principio pensei tratar-se de uma lontra.
Agora já não tenho tanta certeza e talvez se trate de outra espécie.
A filmagem é de muito má qualidade, pois foi feita ao final da tarde...já com pouca luz e com o zoom digital de uma máquina fraquinha.
No entanto talvez seja o suficiente para o pessoal mais entendido que eu possa dar uma opinião ;)!
Lontra ou outro animal?



Thanks ;)!

Acho que é demasiado grande para lontra, talvez um castor .............

castor-grande-em-um-rio-que-roe-em-um-ramo-letonia-riga_74947-1049.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Acho que é demasiado grande para lontra, talvez um castor .............

Ainda bem que podeste vir ajudar, estava aqui a dar voltas á cabeça, e não me lembrava de qual era o "primo" da lontra, por assim dizer, mas a fraca qualidade do vídeo, também não dá para identificar com exactidão qual é a espécie.
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Ainda bem que podeste vir ajudar, estava aqui a dar voltas á cabeça, e não me lembrava de qual era o "primo" da lontra, por assim dizer, mas a fraca qualidade do vídeo, também não dá para identificar com exactidão qual é a espécie.
Nada amigo, eu também não tenho a certeza de que é um castor mas parece-me muito, fui criado juntamente com castores na realidade, mas os anos passam ...
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Obrigado pelas ajudas;).
No video pelo minuto 1.30....aparece o rabo quando o animal sai da água e volta a entrar e não se parece com o de um castor.
Eu, caso não seja uma lontra, estava inclinado para um saca-rabos ou texugo, embora não pareça compatível com os hábitos nocturnos destes animais e nem sei se sabem nadar :).