Seguimento Sul - Dezembro 2019

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Vai com um caudal muito bom o rio Caia, agora sim é que o penedo, só tem uma parte da "cabeça" de fora, esse material que a água arrasta e se prende aí nos pilares da ponte, dá uma matéria organica do melhor.
E provavelmente quinta-feira já nem se vai ver. :D Há também elevado risco de que o Rio galgue esta ponte, pois, está previsto chover bem mais que hoje e entretanto já quase tocou no tabuleiro. Veremos.
É verdade! Esse material todo arrastado demonstra bem que os cursos de água já precisavam de uma limpeza assim, de forma natural.
 


Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas.
Não, a estação está bem fixa.
A estação não tem problemas nenhuns Aurélio.

O que se passa é muito simples, passo a explicar:
Nos dados que me aparecem na consola, dentro de casa está tudo bem e com dados correctos.
No entanto, a marca da estação é Acurite, Marca americana dos EUA.
No início de 2019 a empresa foi proibida de vender produtos e de estar online na Europa, porque não tem certificado CE (aquele carimbo CE que vem em tudo..)
Tanto que não conseguem entrar no site deles sem VPN.
https://www.acurite.com/

E por questões de políticas internacionais a estação deixou de funcionar em pleno online, porque com isto cortaram-me o acesso ao servidor da Acurite onde fazia as configurações online. E a estação deixou de zerar os dados da precipitação as 00h de cada dia.
No entanto eu na consola doméstica tenho tudo.

Não é uma questão de marcação CE, é simplesmente a frequência que é proibida na Europa, é a mesma coisa se você comprar um VP2 USA.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Acumulados, até ao momento, porque parece ir mais...
Portalegre: 49.3mm
Netatmo: 28.6mm
Elvas: 22.7mm


O núcleo da depressão parece estar na região do Algarve
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E provavelmente quinta-feira já nem se vai ver. :D Há também elevado risco de que o Rio galgue esta ponte, pois, está previsto chover bem mais que hoje e entretanto já quase tocou no tabuleiro. Veremos.
É verdade! Esse material todo arrastado demonstra bem que os cursos de água já precisavam de uma limpeza assim, de forma natural.

Pois, quando o rio corre com um grande caudal, ele mesmo se encarrega de fazer a limpeza do seu leito, grande parte desse material são canas já fragmentadas.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa noite! Continua a chover em Alvalade Sado, o grosso da precipitação foi durante a tarde, o acumulado deve de andar entre os 35 e os 40 mm (amanhã confirmo o valor exacto). É a primeira grande chuvada de 2019 nesta zona. É uma boa rega sem dúvida, mas dada a sequidão com que os solos ainda se encontram a certa profundidade ainda falta muita chuva mas muita para a saturação dos solos. Para as barragens não conta nada. Venha mais chuva durante a semana que os solos bebem toda a que cair e mesmo assim não satisfazem a sede.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Dia histórico de Chuva no Alentejo
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Sagres já leva 40.2 mm acumulados.

Por aqui, dia de céu nublado, aguaceiros e trovoada ao início da manhã.

Máxima: 16.3ºC
mínima/actual: 10.6ºC

Precipitação: 18 mm
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Malta do Sul:

:semfotos:

Como é? Não há registos?

Estou mais do que farto de ver tudo alagado aqui por minhas bandas e de chuva recorrente desde Outubro!

Mas abriria uma grande excepção para fotos do Sul num momento de rara abundância!

Venham os registos!
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Estremoz: muita chuva ao longo do dia... 67,3 mm segundo a estação Netatmo.

EDIT: Não tenho como aferir com outra estação os dados desta Netatmo mas tem chovido muito ao longo do dia; mesmo assim, acho que o valor está um pouco inflacionado.
 
Última edição:

Smota

Cirrus
Registo
8 Out 2015
Mensagens
73
Local
Crato
E pensava eu que não chegava aos 43mm. Grande dia de chuva. 9C a noite vai ser fresquinha
.
38692430c9b010ca596f7eb5198e38fb.jpg
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
Malta do Sul:

:semfotos:

Como é? Não há registos?

Estou mais do que farto de ver tudo alagado aqui por minhas bandas e de chuva recorrente desde Outubro!

Mas abriria uma grande excepção para fotos do Sul num momento de rara abundância!

Venham os registos!
Rio Caia na minha terra, Arronches:
TQVBEZI.jpg


30.1mm na netatmo. Portalegre já ultrapassou os 50mm. :rain:
 

GabKoost

Nimbostratus
Registo
19 Jan 2009
Mensagens
924
Local
Entre BRG e GMR
Rio Caia na minha terra, Arronches:
TQVBEZI.jpg


30.1mm na netatmo. Portalegre já ultrapassou os 50mm. :rain:

Esta água toda vai ter á albufeira do rio Caia ou está a ir em sentido contrário e, logo, será perdida ?