Seguimento Sul - Dezembro 2019

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Rio Caia na minha terra, Arronches:
TQVBEZI.jpg


30.1mm na netatmo. Portalegre já ultrapassou os 50mm. :rain:

Já alguma vez o rio Caia, galgar aí essa ponte desde que tem lembras, até porque certamente já houve por aí também grandes episódios de cheias, como acontece aqui com a bacia do Tejo, em outras décadas principalmente.
 
Última edição:


GoN_dC

Cumulus
Registo
8 Jan 2012
Mensagens
135
Local
Lagoa
Dia absolutamente fantástico de chuva, principalmente agora ao final do dia /início de noite, onde chove sem parar há algumas horas. Já não me lembro de um dia com tantas horas de chuva como o de hoje.

Aguaceiros fortes durante a madrugada, alguma trovoada de manhã e chuva fraca durante grande parte do dia.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Esta água toda vai ter á albufeira do rio Caia ou está a ir em sentido contrário e, logo, será perdida ?
Sim, esta água vai toda ter à Barragem. :thumbsup:
Já alguma vez o rio Caia, galgou aí essa ponte desde que tem lembras, até porque certamente já houve por aí também grandes episódios de cheias, como acontece aqui com a bacia do Tejo, em outras décadas principalmente.
Desde que me lembro, penso que só galgou a ponte uma vez devido a uma forte trovoada, de resto, esteve perto mas nunca chegou a galgar. No entanto, já me contaram uma história de que no passado, as grades e um dos candeeiros que são visíveis nas fotos, foram levados.
Dessa vez, o rio galgou também esta ponte:
XoIPQlH.jpg


Coloco uma foto da mesma durante uma cheia idêntica à de hoje só para se ter uma noção do caudal enorme que o Rio atingiu nesse dia para a galgar. Infelizmente, não sei dizer o ano em que ocorreu. Existem várias cheias históricas sem sombra de dúvida, mas a desse dia penso que ficou na memória de qualquer Arronchense que a presenciou.
 
Última edição:

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)
Esta foi a bomba que estalou esta manhã (embora esteja um pouco distante) :D

21647015_zKNju.jpeg
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Dia incrível de chuva.

Alguém sabe os acumulados desde as 0h?

Évora só de barco

PS: as duas últimas fotos retirei do FB.

8fe12f963d54ada1cadabcfb6db173fe.jpg
ec21b0b00d8af8ba3eaced0a7af6e1ac.jpg
4c014ac05f5f796f10f23eb1845783ee.jpg
2331e7fc83eea5cd23a7a6cedfbe3038.jpg
43d6d609209bd06332c95e92e86b5e0a.jpg
73mm valor da Estação MeteoAlentejo Évora
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Bem, parece que a prenda de natal chegou um pouco mais cedo para os alentejanos e algarvios. Tem sido um belo dia de chuva e parece que 4ª e 5ª feira serão semelhantes ou ainda melhores.

Por aqui o período de maiores acumulações foi entre as 8h e as 10h. Chegou a chover de forma torrencial durante alguns minutos, ouvindo-se ainda um trovão. Durante a tarde não choveu quase nada mas a partir do anoitecer voltou a chover. ;)

Não tive oportunidade de ver como ficaram os campos e os cursos de água aqui nas redondezas, mas amanhã espero conseguir dar uma vista de olhos. Pelo relato da minha avó, a ribeira que passa lá na aldeia (concelho do Alandroal) levou alguma água mas longe de ter um bom caudal. O que mostra bem em como os campos ainda estavam secos no local.

Nas últimas 2 semanas tenho feito algumas viagens pelo Alentejo e Algarve. Numa dessas viagens fui a Castro Marim. Sabia que a situação estava complicada mas há certas coisas que só vistas é que nos fazem ter noção dos problemas. De Beja para baixo (pelo alentejo interior - Mértola) só se vêem albufeiras e charcas vazias, erva seca como se tivessemos em agosto, azinheiras e sobreiros a secar às centenas e quantidade enorme de outras árvores em stress hídrico.

Esta semana será espetacular no que toca a chuva para a malta do sul. Espero sinceramente que a chuva seja o mais generalizada possível e que continue para o mês de Janeiro.

Estações NETATMO mais próximas até ao momento:

- Estremoz - 69.6 mm (tal como o colega @Gerofil acho que os valores estão errados. Infelizmente a estação IPMA de Estremoz já há várias semanas que "desapareceu")
- Elvas - 31.1 mm
- Cheles (Espanha) - 22.7 mm
- Olivenza - 16.2 mm

Estações IPMA:

- Évora - 50.2 mm
- Elvas - 26.4 mm
 

MikeCT

Cumulus
Registo
9 Fev 2014
Mensagens
396
Local
Faro
Chuva forte por Faro! Certamente vamos ultrapassar os 50mm em muitos locais. Amanhã a ver se consigo tirar a medida do meu pluviómetro caseiro ;)

A minha estação está com dificuldades em transmitir a pluviosidade para o programa (cumulus) mas consola já marca 51,7mm em Faro (cidade). Já tinha saudades de ouvir a chuva a cair desta maneira :rain::viva:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Lista de acumulados do dia de hoje, no Algarve: :rain:

Rede NETATMO
- Lagos: 48,7 mm
- Bensafrim: 38,6 mm
- Ferragudo: 45,4 mm
- Monchique: 39,7 mm
- São Bartolomeu de Messines: 37,2 mm
- Olhos de Água: 36,9 mm
Chuva forte por Faro! Certamente vamos ultrapassar os 50mm em muitos locais. Amanhã a ver se consigo tirar a medida do meu pluviómetro caseiro ;)
->Vilamoura: 50,7 mm
- Quarteira: 43,3 mm
- Quinta do Lago: 35,6 mm
- Faro: 13,7 mm
- Ilha de Faro: 16,4 mm
- Estói: 24 mm
- São Brás de Alportel: 27,3 mm
- Cabanas de Tavira: 21,4 mm
- Vila Nova de Cacela: 34,8 mm

Em comparação com as estações do outro lado da fronteira...
- Aljaraque: 8,9 mm :malandro:

Uma boa rega que há muito que não tínhamos! Algo me diz que, depois do evento de quinta e sexta, bastantes locais do Algarve irão claramente superar a marca dos 100 mm, que é a média, em geral, para toda a região. :bombar::viva:
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,191
Local
loule-caldeirao
Lista de acumulados do dia de hoje, no Algarve: :rain:

Rede NETATMO
- Lagos: 48,7 mm
- Bensafrim: 38,6 mm
- Ferragudo: 45,4 mm
- Monchique: 39,7 mm
- São Bartolomeu de Messines: 37,2 mm
- Olhos de Água: 36,9 mm

->Vilamoura: 50,7 mm
- Quarteira: 43,3 mm
- Quinta do Lago: 35,6 mm
- Faro: 13,7 mm
- Ilha de Faro: 16,4 mm
- Estói: 24 mm
- São Brás de Alportel: 27,3 mm
- Cabanas de Tavira: 21,4 mm
- Vila Nova de Cacela: 34,8 mm

Em comparação com as estações do outro lado da fronteira...
- Aljaraque: 8,9 mm :malandro:

Uma boa rega que há muito que não tínhamos! Algo me diz que, depois do evento de quinta e sexta, bastantes locais do Algarve irão claramente superar a marca dos 100 mm, que é a média, em geral, para toda a região. :bombar::viva:
É excelente mas sabe a pouco! Sobretudo quando se vê o AA a avançar rapidamente. Aliàs os próximos sistemas já não descem tanto em latitude e como resultado as maiores precipitações ficam no Norte e Centro. Esperemos que hajam algumas modificações nos próximos dias quanto ao futuro...
Entretanto a partir do próximo fim de semana, quando a "poeira assentar" já se pode tirar uma conclusão quanto aos efeitos destas chuvas nomeadamente quanto a água nas ribeiras.

Dessa lista acima existem valores que não confio muito...