Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Obrigado pelas ajudas;).
No video pelo minuto 1.30....aparece o rabo quando o animal sai da água e volta a entrar e não se parece com o de um castor.
Eu, caso não seja uma lontra, estava inclinado para um saca-rabos ou texugo, embora não pareça compatível com os hábitos nocturnos destes animais e nem sei se sabem nadar :).

Eu nunca vi um saca-rabo ou texugo, com essa capacidade de mergulhar, até porque são espécies que habitam em zona de mato, ou floresta, e constroem as suas galerias debaixo do solo, mas nunca se sabe.
 


cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Eu nunca vi um saca-rabo ou texugo, com essa capacidade de mergulhar, até porque são espécies que habitam em zona de mato, ou floresta, e constroem as suas galerias debaixo do solo, mas nunca se sabe.

Aqui há muitas zonas de mato, mas de facto este foi um avistamento único que não se voltou a repetir...e, ainda mais por ter ocorrido durante o dia é que me fez suspeitar tratar-se de uma lontra.
Mas a qualidade do video não ajuda mesmo ;).
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Parece-me uma lontra.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Aqui há muitas zonas de mato, mas de facto este foi um avistamento único que não se voltou a repetir...e, ainda mais por ter ocorrido durante o dia é que me fez suspeitar tratar-se de uma lontra.
Mas a qualidade do video não ajuda mesmo ;).

Em Tomar, no rio Nabão parece que anda também por lá uma lontra, bem no centro da cidade, em frente a uma esplanada, e segundo sei, ela mergulha tão depressa, que só que está a beber café virado para o rio, a consegue ver, deixando essa pessoa a suspirar, e outra a pensar que essa mesma está "maluca da cabeça", mas ainda não querem fazer alarido, acerca do assunto.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e luismeteo3

Serra do Açor

Nimbostratus
Registo
29 Nov 2012
Mensagens
674
Local
Arganil
Obrigado pelas ajudas;).
No video pelo minuto 1.30....aparece o rabo quando o animal sai da água e volta a entrar e não se parece com o de um castor.
Eu, caso não seja uma lontra, estava inclinado para um saca-rabos ou texugo, embora não pareça compatível com os hábitos nocturnos destes animais e nem sei se sabem nadar :).
Texugo não é e os saca rabos são cinzentos, as lontras também são grandes e a cor parece uma.

Enviado do meu Q10S5IN4GR através do Tapatalk
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Por falar em lontras...
Na 6ª feira passada vi pela primeira vez lontras aqui na zona, na Albufeira de Borba. Vi por 2 vezes uma lontra, não sei se eram 2 exemplares ou o mesmo visto 2x, mas um senhor que estava no local desconfia que haja um casal na albufeira.

Ficam aqui umas fotos fraquitas, mas foi o possível dada a distância e o material fotográfico que tenho :lol:
VsHW6WL.jpg

uxltl4h.jpg


KNuUzxS.jpg
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Texugo não é e os saca rabos são cinzentos, as lontras também são grandes e a cor parece uma.

Enviado do meu Q10S5IN4GR através do Tapatalk

Os saca-rabos também são castanhos. Para quem não está familiarizado com as espécies é normal serem confundidos com lontras se forem vistos à distância.

Saca-rabos fotografados este verão aqui em Vila Viçosa:

x9UkAdD.jpg


UrYAJ60.jpg


Camuflagem quase perfeita no verão :D
7fJfeZO.jpg
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Texugo não é e os saca rabos são cinzentos, as lontras também são grandes e a cor parece uma.

Enviado do meu Q10S5IN4GR através do Tapatalk

Também me parece sim....andava com esta dúvida já há muito tempo mas nunca se tinha proporcionado mostrar as imagens a alguém que pudesse dar umas opiniões.,,,este tópico acabou por ser muito útil ;)!
Sempre tive um certo "orgulho" em dizer a amigos que um dia esteve cá no monte uma lontra mas a dada altura duvidei ... daí ter postado as imagens.
:).
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Por falar em lontras...
Na 6ª feira passada vi pela primeira vez lontras aqui na zona, na Albufeira de Borba. Vi por 2 vezes uma lontra, não sei se eram 2 exemplares ou o mesmo visto 2x, mas um senhor que estava no local desconfia que haja um casal na albufeira.

Ficam aqui umas fotos fraquitas, mas foi o possível dada a distância e o material fotográfico que tenho :lol:
VsHW6WL.jpg

uxltl4h.jpg


KNuUzxS.jpg

Com estas imagens fiquei convencido que o "meu" visitante era mesmo uma lontra.
Obrigado ;)!
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Boas.
Aqui há uns anos apareceu-me um animal aqui no açude do monte que a principio pensei tratar-se de uma lontra.
Agora já não tenho tanta certeza e talvez se trate de outra espécie.
A filmagem é de muito má qualidade, pois foi feita ao final da tarde...já com pouca luz e com o zoom digital de uma máquina fraquinha.
No entanto talvez seja o suficiente para o pessoal mais entendido que eu possa dar uma opinião ;)!
Lontra ou outro animal?



Thanks ;)!


Quase de certeza é numa lontra! :)

Não existem castores em Portugal, já terão existido mas estão extintos há muitos anos.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Há texugos em Portugal. Nem são muito incomuns :)

Queria dizer castores, e escrevi texugos! :facepalm: Já corrigi o post! :o

Claro que há texugos! São bastante comuns até, já vi exemplares algumas vezes, infelizmente alguns atropelados. ;)