Seguimento Meteorológico Livre 2019

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Estou obviamente a especular apenas, mas não deve ser descabido que olhem para outros modelos mesmo que não os usem nas suas previsões principais, nem que seja para desenhar uma tendência. Pode até ser que achem o ECMWF operacional exagerado olhando para ensembles e outro tipo de coisas do próprio modelo europeu.
 


Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Uma perguntinha, para os experts :

Sendo que vem ai a "Elsa", com os ventos relativamente agressivos;

Porque é que IPMA, só tem Alerta Amarelo e principalmente no Norte ?

È para alterarem á ultima hora, e passarem a Laranja ?

Não percebo.....nada disto!!!!!!

Não sendo de todo um expert, muito longe disso , contudo posso tentar ajudar já que tenho um gosto especial por aquilo que nos une a todos neste fórum ;) No mesmo sentido faço umas pesquisas de vez em quando! Então a minha opinião baseado naquilo que pesquisei é que a dita depressão Elsa, não vai afectar directamente o continente, mas sim a sua corrente zonal , tal como referido no comunicado do IPMA, os Açores sim , vão ser atingidos pela mesma e vão entrar em alerta amarelo hoje ás 18h ,e em algumas ilhas em alerta laranja a partir das 00h (já identificado como dia 18) , no continente os avisos amarelos em vigor de momento são apenas para a agitação marítima, depois penso que com o evoluir da situação os avisos poderão , e devem surgir! O campo de ventos será muito vasto, logo seria muito precoce lançar esses avisos já, dado que neste momento os modelos ainda não convergem totalmente no locais onde o vento será mais forte! o ECMWF por exemplo coloca as baixas pressões mais a Norte, quanto que o GFS , coloca as mesmas mais a Sul, resta-nos aguardar as próximas run´s! Espero ter ajudado :thumbsup:
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Percentagem água no solo

16 de dezembro de 2019
HS7bGWT.png


17 de dezembro de 2019

Após os episódios de precipitação intensos no sul de Portugal


sQvj7In.png


Resta apenas resolver a situação no Interior Baixo Alentejano e Sotavento Algarvio.


----------------------------------------------

Precipitação total em 24h (16 de dezembro de 2019)

NReaB3G.png


De destacar que a maior linha de precipitação se situou no Interior de Portugal e ainda no Barlavento Algarvio. Destaca-se ainda os volumes de precipitação para os distritos de Castelo Branco e Guarda, alcançando mesmo os 100 mm em alguns locais em 24h, portanto, episódios locais.

Fonte: IPMA

 
Última edição:

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,939
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
O que vejo nos modelos, é um possível formação de um núcleo secundário entre 5ª e 6ª feira, núcleo esse que poderá trazer vento mais intensos, ficando a dúvida, se se confirmar, por onde passará o seu centro, na Galiza ou no norte do continente. Isso fará a diferença na activação de eventuais avisos meteorológicos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Percentagem água no solo

16 de dezembro de 2019
HS7bGWT.png


17 de dezembro de 2019

Após os episódios de precipitação intensos no sul de Portugal


sQvj7In.png


Resta apenas resolver a situação no Interior Baixo Alentejano e Sotavento Algarvio.


----------------------------------------------

Precipitação total em 24h (16 de dezembro de 2019)

NReaB3G.png


De destacar que a maior linha de precipitação se situou no Interior de Portugal e ainda no Barlavento Algarvio. Destaca-se ainda os volumes de precipitação para os distritos de Castelo Branco e Guarda, alcançando mesmo os 100 mm em alguns locais em 24h, portanto, episódios locais.

Fonte: IPMA

anim_jbs5.gif


n8BRMxC.gif


Abrangência e intensidade dos ventos (em nós)

ZQoIDrb.jpg

O que vejo nos modelos, é um possível formação de um núcleo secundário entre 5ª e 6ª feira, núcleo esse que poderá trazer vento mais intensos, ficando a dúvida, se se confirmar, por onde passará o seu centro, na Galiza ou no norte do continente. Isso fará a diferença na activação de eventuais avisos meteorológicos.

Pareço um disco riscado, mas não me conformo com isto de ver bons posts como estes continuarem a vir parar aqui... Usem os tópicos respetivos:
Monitorização Clima de Portugal - 2019
Previsões curto prazo (até 3 dias) - Dezembro 2019
Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Dezembro 2019


 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)

A level 2 was issued across Portugal mainly for tornadoes, excessive rainfall and severe wind gusts.

The highest severe weather threat is forecast across western Iberia. A tongue of enhanced lower tropospheric moisture, with mixing ratios above 10 g/kg, will impinge on the coastline of Portugal and southwestern Spain by the late evening hours. In combination with steepening lapse rates ahead of a deep approaching trough, MLCAPE between 500 and 1000 J/kg is forecast along the coastlines between Wednesday 21 and Thursday 06 UTC. Numerous waves of deep-moist convection are forecast across the area during this time. Strong lower tropospheric bulk shear, attaining 15 m/s in 0-1 km layer, as well as SRH between 100 and 250 m2/s2 in the same layer point to enhanced tornado threat, particularly if isolated supercells manage to develop. Besides tornadoes, severe wind gusts and excessive precipitation will be possible as well. Level 2 highlights an area with the highest threat of severe.

Further east, vertical wind shear will be lower and forecast profiles across coastlines of Algeria or Sardegna and Corsica point to the enhanced threat of excessive precipitation given high RH through low to mid-troposphere and low LCLs.
A frente associada à depressão Stephanie em 2014 também tinha alguma convecção forte e ainda me deu uma rajada de 120 km/h, vamos ver o que acontece com a Elsa. :D
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
impressão minha ou isto está tudo a passar muito a norte?:intrigante:


BS2XFhe.jpg
Até acho que o que está a acontecer é exatamente o que o ECMWF previu.

Ora vejamos:

Quarta à meia-noite:
ECMWF_012_EU_SFC_pt-PT_pt.png


Comparem a localização da frente com a sua localização atual. ;)
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
sYgytfM.png


A level 2 was issued across Portugal mainly for tornadoes, excessive rainfall and severe wind gusts.

The highest severe weather threat is forecast across western Iberia. A tongue of enhanced lower tropospheric moisture, with mixing ratios above 10 g/kg, will impinge on the coastline of Portugal and southwestern Spain by the late evening hours. In combination with steepening lapse rates ahead of a deep approaching trough, MLCAPE between 500 and 1000 J/kg is forecast along the coastlines between Wednesday 21 and Thursday 06 UTC. Numerous waves of deep-moist convection are forecast across the area during this time. Strong lower tropospheric bulk shear, attaining 15 m/s in 0-1 km layer, as well as SRH between 100 and 250 m2/s2 in the same layer point to enhanced tornado threat, particularly if isolated supercells manage to develop. Besides tornadoes, severe wind gusts and excessive precipitation will be possible as well. Level 2 highlights an area with the highest threat of severe.

Further east, vertical wind shear will be lower and forecast profiles across coastlines of Algeria or Sardegna and Corsica point to the enhanced threat of excessive precipitation given high RH through low to mid-troposphere and low LCLs.
Isto é muito mau, não me lembro de um alerta nível 2 a abranger todo o país... deve ter havido de certeza mas não me lembro... :(