Seguimento Sul - Dezembro 2019

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Boas por essas imagens do Alto Alentejo nota-se ainda alguma saúde do montado:thumbsup:
Mais a sul a situação é caótica nomeadamente na serra Algarvia e zona de Almodôvar, Ourique, Castro Verde, Mértola... Arrisco-me a dizer que não ficará nenhum Sobreiro ou Azinheira de Pé! Só com regadio!
O meu pluviómetro caseiro marca a módica quantia de 45mm. Vá tirando uns 2mm para o erro.. 43mm mais coisa menos coisa:D...
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
É bom ver essa água já a vir de várias direcções, e correndo já com uma boa intensidade.
É mesmo, já tinha saudades de ver tudo com vida. :D
Boas por essas imagens do Alto Alentejo nota-se ainda alguma saúde do montado:thumbsup:
Mais a sul a situação é caótica nomeadamente na serra Algarvia e zona de Almodôvar, Ourique, Castro Verde, Mértola... Arrisco-me a dizer que não ficará nenhum Sobreiro ou Azinheira de Pé! Só com regadio!
O meu pluviómetro caseiro marca a módica quantia de 45mm. Vá tirando uns 2mm para o erro.. 43mm mais coisa menos coisa:D...
Verdade! A sorte do Alto Alentejo tem sido a descida do anticiclone em latitude, de vez em quando, desde final de novembro, porque senão estaria igual a essas regiões mais a sul. Até final da semana deverá chover mais algo de significativo por aí, mas apenas será suficiente para melhorar a situação a nível do solo. Ainda será preciso muito mais...
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Boas por essas imagens do Alto Alentejo nota-se ainda alguma saúde do montado:thumbsup:
Mais a sul a situação é caótica nomeadamente na serra Algarvia e zona de Almodôvar, Ourique, Castro Verde, Mértola... Arrisco-me a dizer que não ficará nenhum Sobreiro ou Azinheira de Pé! Só com regadio!
O meu pluviómetro caseiro marca a módica quantia de 45mm. Vá tirando uns 2mm para o erro.. 43mm mais coisa menos coisa:D...

É verdade....esse montado das fotos do colega @joralentejano parece estar de muito boa saúde....muito longe do que se passa na Serra de Grândola que é uma das zonas mais afectadas pela morte de sobreiros e azinheiras.
Aqui há muitas árvores a morrer...faz doer o coração :mad:.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
É verdade....esse montado das fotos do colega @joralentejano parece estar de muito boa saúde....muito longe do que se passa na Serra de Grândola que é uma das zonas mais afectadas pela morte de sobreiros e azinheiras.
Aqui há muitas árvores a morrer...faz doer o coração :mad:.

Pois, é por cá, distrito de Santarém, também já se consegue observar alguns sobreiros ou azinheiras, já em mau estado de saúde, com alguns ramos ramos a secarem de ano para ano, mas isso deve-se ao acumulado anual da precipitação, que tem ficado aquém do que devia, e mesmo sendo estas árvores autóctones de clima mediterranico, se o lençol freático, não ficar totalmente reabastecido, essas mesmas árvores acabam por sofrer a curto prazo.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
536
Local
Évora

Smota

Cirrus
Registo
8 Out 2015
Mensagens
73
Local
Crato
Bom dia. Por aqui o dia acordou com chuviscos e vento fraco. 9C
Vamos ver o que nos reserva o dia.
2216b8f13ae91c12115213d2d29ecca6.jpg
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Boas por essas imagens do Alto Alentejo nota-se ainda alguma saúde do montado:thumbsup:
Mais a sul a situação é caótica nomeadamente na serra Algarvia e zona de Almodôvar, Ourique, Castro Verde, Mértola... Arrisco-me a dizer que não ficará nenhum Sobreiro ou Azinheira de Pé! Só com regadio!
O meu pluviómetro caseiro marca a módica quantia de 45mm. Vá tirando uns 2mm para o erro.. 43mm mais coisa menos coisa:D...

trovoadas apesar da seca debilitar muito o montado a principal causa da morte dos sobreiros e azinheiras são as doenças espalhadas pelas lavouras! Quando o fungo apareceu ninguém quis saber e foi-se espalhando silenciosamente pelos terrenos ao longo de décadas. Desde os anos 80 que há avisos mas ninguém quis saber, nem proprietários nem Estado. Um terreno com sobreiros e azinheiras nunca deve ser lavrado. Os proprietários espanhóis neste momento gastam fortunas a salvar árvores, com uma espécie de injecção que se dá no tronco, tentam salvar as árvores que já produzem bolota. E em Portugal? Como sabes, está quase tudo ao abandono. Os donos estão longe, em Lisboa, pela Europa, no litoral, querem lá saber de árvores...

As árvores parecem ser mais propícias a secar em solos de xisto-grauvaque e arenosos. Por isso no Alto Alentejo não há tanta árvores a morrer, os solos são diferentes, mas em contrapartida neste momento a serra da Vidigueira ou as zonas de Mértola e de Almodôvar estão quase perdidas.

Isto merecia campanhas regulares de sensibilização mas nunca vi nada. Na minha zona ninguém sabe que esta doença existe, nunca ouviram falar.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Esta tarde, passou um aguaceiro que rendeu 3 mm.. :D