Seguimento Meteorológico Livre 2019

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
Capturar.jpg
Já bem identificadas :hmm:

630f4cd15d785db58bd281ba1d20e28f.jpg


Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 


lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,088
Local
Horta, Matriz, (90m)
Não me agrada nada estas nuvens de desenvolvimento vertical embebidas no superfície frontal, estão ali meio escondidas mas podem causar problemas.
Capturar.jpg

Deep convection


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Se vem uma convecção profunda e severa se tiver um tornado no meio fica tudo rachado. :huhlmao: Mas, sem dúvida, que o Algarve precisa é de um SCM à Valenciana aqui em cima e que despeje uma barragem de água. :inocente:
Está mau para isso! O "Caldeirão" está morno. Digam o que disserem, antes sequer de se falar em aquecimento global e quando tínhamos o nosso clima "normal", parece que haviam situações mais gravosas, pelo menos de chuvas intensas.
A chuva que caíu e mais alguma que ainda deverá cair é excelente mas não resolve nada. Assim não vamos lá...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Ponto da situação às 21h00

Ao final da tarde/início da noite, uma superfície frontal quente (predomínio da precipitação estratiforme) atravessou o litoral norte, atravessa o centro e ainda vai atravessar o sul do continente.

A superfície frontal fria (predomínio da precipitação convectiva) organiza-se agora em pleno Oceano Atlântico e desloca-se para leste/nordeste; esta superfície frontal fria é muito activa neste momento, em termos de desenvolvimento de nebulosidade convectiva que origina forte instabilidade. Se se mantiver a actual actividade, esta superfície frontal fria irá atingir o território de Portugal Continental perto da meia - noite, deslocando-se de oeste para leste e afectará inicialmente o litoral norte, progredindo depois durante a madrugada para o sul e para o interior.

Alguns links a consultar:

Radar do IPMA

Imagens de Satélite SAT24

Mapa de descargas eléctricas atmosféricas

Eumetsat Airmass

Cartas sinópticas de superfície
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Ponto da situação às 21h00

Ao final da tarde/início da noite, uma superfície frontal quente (predomínio da precipitação estratiforme) atravessou o litoral norte, atravessa o centro e ainda vai atravessar o sul do continente.

A superfície frontal fria (predomínio da precipitação convectiva) organiza-se agora em pleno Oceano Atlântico e desloca-se para leste/nordeste; esta superfície frontal fria é muito activa neste momento, em termos de desenvolvimento de nebulosidade convectiva que origina forte instabilidade. Se se mantiver a actual actividade, esta superfície frontal fria irá atingir o território de Portugal Continental perto da meia - noite, deslocando-se de oeste para leste e afectará inicialmente o litoral norte, progredindo depois durante a madrugada para o sul e para o interior.

Alguns links a consultar:

Radar do IPMA

Imagens de Satélite SAT24

Mapa de descargas eléctricas atmosféricas

Eumetsat Airmass

Cartas sinópticas de superfície
Boa análise mas parece-me estar demasiado "preguiçosa" para chegar pelas 0h :hehe:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa