Seguimento Sul - Dezembro 2019



Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,623
Local
Portalegre
Amanhã fazes o circuito Portalegre/Arronches com água por todo o lado nos campos. :D Na última vez que aí tive, as pequenas barragens já estavam todas cheias e claro qualquer ribeiro corria, apesar de pouco. Mesmo que venham um padrão mais seco nos próximos tempos, isto já foi muito bom! Completamente diferente dos anos anteriores....

Vou dentro de nada para a Cidade ;) Depois digo :)
 

meteo_xpepe

Cumulus
Registo
2 Mai 2016
Mensagens
318
Local
Vila Ruiva, Cuba (250m)
Por Cuba muito vento desde meio da manhã... já registei uma rajada de 93.4km/h (agora mesmo) e vento médio de 66km/h. Ainda não tinha apanhado um destes dias no local onde tenho a estação... Está impressionante!
Depois do grande dia de chuva na segunda-feira e pausa na terça, ontem 5.4mm e hoje também já com 5.4mm. Os solos estão muito perto da saturação... Apesar do incómodo que obviamente causa, este tempo chuvoso "dá gosto de ver", depois de todas as restrições ao uso de água que por aqui existiram/existem...
Bom seguimento a todos e se possível que chova mais para sul que é onde faz mais falta :rain::):uau:
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Aqui por Grândola muito vento também...rajadas que parecem no limite de começar a levantar coisas...com tendência para piorar.
Espero que ainda chova mais qualquer coisa até amanhã para aproveitar a saturação dos terrenos.
Há pouco fui espreitar o regato que abastece o açude aqui do monte e já corre alguma coisa ....estava a ver que nunca mais acontecia.
;).
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Rajada de 117km/h na Quinta do Maral perto de Marvão
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Sigo com 11 mm acumulados.

Sagres com 35.5 mm, virou o penico do Algarve. :lol:

Acumulados na Andaluzia:

Precipitación acumulada

Huelva, Ronda Este Huelva 56.0 mm
Cartaya 48.0 mm
Ayamonte: 31.6 mm

A estação de VRSA acumulou 18.5 mm.

Choveu mais hoje, entre Ayamonte e Huelva do que, choveu toda a semana no Sotavento Algarvio.


Ontem entraram umas células entre VRSA e Huelva com ecos laranja, deve vir daí a diferença. Há dois ou três dias o Algarve em geral até tinha acumulado mais. No último relatório da Aemet Huelva tinha pouco mais de 50 mm.


http://www.aemet.es/documentos_d/se...ancia_clima/balancehidrico/bhboldec201934.pdf

Os solos estão em péssimo estado na Andaluzia Ocidental para a época do ano em que estamos e o cenário é idêntico no sotavento. Há pinheiros por todo o lado a morrer e muitos já secaram.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Isto continua feio em termos de acumulados no sotavento. Com médias para o mês de Dezembro de 80 a 120 mm no litoral e para cima de 100 mm nas serras se não houver uma surpresa nos próximos dias a situação continuará crítica.

Tavira está ainda longe dos 40 mm, VRSA e Cacela já devem ter ultrapassado e não tenho dados de Martinlongo e Mértola, mas tudo ainda longe dos 100 mm que prometiam os modelos.

Para se sair dos cuidados intensivos fazem falta pelo menos uns 100 mm este mês, valor que já deveria ter caído entre Setembro e Novembro.

Ainda sou do tempo em que caíam facilmente 100 e tal, 200 ou 300 mm em anos mais chuvosos no mês de Dezembro... agora desde 2011 que a chuva não quer nada com o Algarve.