Avisos e Alertas - Dezembro 2019

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Avisos e Alertas oficiais

Leia com atenção as condições de utilização do fórum.
A participação neste tópico, além das condições gerais, está sujeita a condições específicas.

Use este tópico apenas para colocar avisos e alertas de entidades oficiais, como a Protecção Civil, IPMA, etc.
Não comente nem debata neste tópico determinado aviso ou alerta, faça-o nos tópicos de previsões ou outros.

Links úteis:
http://www.ipma.pt/
http://www.prociv.pt/
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3


Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Aviso vermelho por rajadas de vento de 100 Km/h, podendo alcançar os 140 Km/h nas terras altas, a partir das 18h00 de amanhã, dia 19 de Dezembro.

aviso.jpg

IPMA
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Depressão FABIEN - Portugal Continental - Comunicado N.º1

No seguimento dos critérios de emissão estabelecidos, o Serviço Meteorológico de Espanha - AEMET- atribuiu o nome de FABIEN a uma depressão localizada a sul da Terra Nova (43°N 55°W) às 18 UTC desta 5ªfeira, 19 de dezembro de 2019, e com localização prevista às 05UTC do próximo sábado, 21 de dezembro de 2019, a sudoeste da Irlanda (48°N 22°W), com uma pressão atmosférica no seu centro de 967 hPa.
A depressão FABIEN irá interagir com a região depressionária complexa no Atlântico Norte, a cujo núcleo principal foi atribuído o nome de ELSA, e que continua a afetar o território nacional até esta 6ª feira, 20 de dezembro de 2019.
Em Portugal Continental, os efeitos da depressão FABIEN começarão a fazer sentir-se a partir da manhã do próximo sábado, 21 dezembro de 2019, com períodos de chuva forte nas regiões do Norte e Centro, e vento forte de sudoeste, devendo as rajadas atingir valores de 90km/h, em especial no litoral Norte e Centro, e de 120 km/h nas terras altas. A agitação marítima associada ao FABIEN irá também fazer-se sentir-se na Costa Ocidental, em especial no Litoral Norte.
É ainda de referir que se prevê que os efeitos em Portugal Continental da depressão FABIEN não apresentem a mesma intensidade que os da depressão ELSA, em particular em termos de vento e, com mais significado, em termos de precipitação. No que diz respeito à agitação marítima, prevê-se que a agitação marítima seja mais forte no Litoral Norte do que a que foi gerada pela depressão Elsa, sendo menos forte no restante Litoral Oeste e com impacto reduzido no Litoral Sul.
As zonas marítimas de responsabilidade nacional serão afetadas com vento forte e agitação marítima forte.

IPMA