Seguimento Meteorológico Livre 2019



c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Parece que passou uma frente quente, há linhas de instabilidade e uma frente oclusa a passar, vem outra fria atrás... a sinóptica está bem complexa e confusa...:shocking:


i-hdQxc7F-XL.gif
Pela minha interpretação então neste momento o que passa pelo vale do Tejo é a frente oclusa, agora vem a frente fria em direção ao litoral norte supostamente. Engraçado que não se vê nada de especial no satélite, parece-me quase um pós-frontal já :intrigante:
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
acabei agora de chegar a casa vindo pela VG, primeiro que tudo está um transito enorme com fila desde o inicio da ponte até quase ao fim, não ocorreu nenhum acidente mas sim um carro que avariou na via da esquerda.
depois o vento é brutal, impressionante como os carros abananavam estando parados, parecia que até estavam a dançar.
o limite é de 80km/h e digo que dificilmente se consegue ir a mais com segurança, quanto muito a 90/100 km/h e mesmo assim já é arriscar porque as rajadas são impressionantes.
muito mas mesmo muito cuidado nas travessias do Tejo, está bastante perigoso.
neste momento por aqui no pinhal novo chove torrencialmente, temperatura de 16.8ºC
 

rfilipeg

Cumulus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
378
Local
Porto-Gondomar
Pessoal isto está uma confusão a nível de previsões que eu nem digo nada. Eu sei que ninguém tem culpa de dizer que vai ser assim ou assado pois baseiam se em modelos e nao têm uma bola de cristal.

Mas....não seria para serem mais precisas as previsões pelo menos a curto prazo ou dia seguinte. É que mesmo a nível de períodos críticos, em horas, é um fail total.
Outra coisa é em relação ao vento que vou aprender a fazer contas de dividir pois fizeram se rajadas em períodos que não se previam que ocorressem.

A previsão descritiva do IPMA dá vontade de rir é copy paste dos dias "períodos de chuva ou aguaceiros", assim até eu. Podiam ser mais detalhados pois é um serviço ao nosso dispor.

Agora vem o Fabian, bem... não tinha ouvido falar nem aqui no fórum, foi toda a gente surpreendida?

Mas afinal que raio de sistema é este?
Alguém arrisca alguma previsão?

Desculpem a confusão do texto mas é tal e qual andam estas previsões.

Obrigado.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,970
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Deixo aqui como curiosidade.

Na madrugada passada a maior parte das estações do norte e centro-norte registaram a temperatura máxima próximo das 00h e a temperatura mínima próximo das 03h.
Destaco o período de 10 a 15 minutos onde a temperatura teve uma quebra de 4 a 5ºC.
A juntar a isto, a coincidência (ou não) é ter-se registado a rajada máxima precisamente no instante imediatamente à quebra da temperatura.

Acho que praticamente ninguém reparou nisso, pelo menos não vi ninguém escrever sobre isso.
No meu caso:
cWwBurX.png

Vi várias outras estações com o mesmo comportamento.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Bom dia pessoal,

Estou com problemas em conseguir actualizar o acumulado mensal no underground , não assume a precipitação do dia de ontem :intrigante:Mais alguém com o mesmo problema? Já tentei noutras estações, em algumas consigo, noutras não!! :confused:

Edit: Resolvido :thumbsup:
 
Última edição:

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Deixo aqui como curiosidade.

Na madrugada passada a maior parte das estações do norte e centro-norte registaram a temperatura máxima próximo das 00h e a temperatura mínima próximo das 03h.
Destaco o período de 10 a 15 minutos onde a temperatura teve uma quebra de 4 a 5ºC.
A juntar a isto, a coincidência (ou não) é ter-se registado a rajada máxima precisamente no instante imediatamente à quebra da temperatura.

Acho que praticamente ninguém reparou nisso, pelo menos não vi ninguém escrever sobre isso.
No meu caso:
cWwBurX.png

Vi várias outras estações com o mesmo comportamento.
Coincidiu com o momento da passagem da frente fria, o mesmo se passou pelas 0h de hoje quando passou a segunda frente fria pelo litoral norte, embora de maneira menos acentuada. :) Regra geral pelo que vou observando a temperatura e vento aumentam antes da chegada de uma frente fria, para depois da sua passagem ambos diminuirem abruptamente.