Seguimento Litoral Centro - Dezembro 2019



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A RLC mantém-se em sector quente.
Provavelmente nova ondulação da frente ou formação de segunda frente mais a norte.
Esperemos a análise das 00h para confirmar.

Ambas as hipóteses concretizaram-se:

IqcRXkI.gif


Esta carta parece uma repetição da carta de há 24h atrás (dia 19 às 00h) no que respeita à intensa circulação zonal a afectar o território.
Parece assim que vai continuar esta situação de vento forte e precipitação por vezes intensa e algo incerta na sua distribuição, com surpresas positivas ou negativas.

Aqui na rua, Póvoa alta, 16,3ºC há cerca de uma hora, temperatura que vai manter-se pela noite e pouco variará durante o dia de hoje, algo bizarra para uma madrugada de Dezembro.
HR 90%.
Chuva moderada batida a vento, numa saída rápida facilmente registei rajadas na ordem dos 50 Km/h, vento médio entre os 20 e os 40 Km/h.
Uma árvore de porte médio partida a meio era retirada pelos bombeiros, ramos partidos por todo o lado, solos alagados nos ajardinamentos.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, parece que a frente fria já passou, logo depois das 4 da manhã. A temperatura teve uma queda de 2°C em muito pouco tempo, e não voltou a subir. :) :cold:

Agora já estamos em regime pós-frontal. Estão 15,2°C, vento forte e deverão cair uns aguaceiros no dia de hoje. Até agora caiu apenas 1 mm. :rain:
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Bom dia,

7.8mm acumulados hoje, com um pouco de acalmia de vento.

Alguém que esteja perto, consegue confirmar se a torre Vasco da Gama na parte superior ficou sem vidros em grande parte? E que pareceu-me, ao passar no parque das nações que só havia vidros em algumas partes

Enviado do meu Redmi 4X através do Tapatalk
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia,

Esta Depressão foi das mais intensas que já presenciei. Não tanto pela rajada máxima, mas os ventos sustentados foram de facto impressionantes.
Fica o registo de 32,5mm e recorde de rajada máxima batido em 77,1km/h. Alguns estragos visiveis em Almada, árvores partidas, cabos de comunicação no chão, sinalética vertical completamente obliterada entre outros.
A lamentar o SMPC de Almada que esteve num jantar de Natal durante a fase mais complicada deste evento. Prioridades...

Chove fraco por Alfragide entretanto e reparei que a ribeira de Algés leva um bom caudal.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Incrível a quantidade de água que cai atualmente na zona de Leiria. Chuva muito grossa e persistente!
Bom dia a todos! Aqui também está a chover bastante e algum vento também. Ontem aqui foi uma loucura. Hoje de manhã verifiquei que tinha um grande ramo de um dos sobreiros partido...