Seguimento Rios e Albufeiras - 2019



TekClub

Cumulus
Registo
10 Out 2015
Mensagens
315
Local
Coimbra
Ponte do Açude comportas abertas no máximo:
80582968_2559911174062353_4746648751454552064_o.jpg
 

Maravedi

Cirrus
Registo
5 Jan 2016
Mensagens
41
Local
Coimbra
Vivo desde 2002 em Coimbra e apesar de já ter assistido a várias inundações nunca vi o Mondego desta forma. Dentro da Cidade está com cotas impressionantes chegando a locais onde normalmente não chega, e isto, mesmo depois do recente desassoreamento...
Nota para o Ceira que estava também ele com um caudal impressionante e a fazer uma carga gigantesca sobre o Mondego... e pelo menos desde ontem que se mantém em cotas extremamente altas. É impressionante ver o açode do Mondego completamente aberto e a não dar vazão...

O que me preocupa:
- A elevada carga de detritos que o Mondego transporta (árvores de grande porte) que poderão estrangular ainda mais o açude, em especial durante a noite em que é mais difícil monitorizar;
- O leito de cheia à muito que foi ultrapassado e com o caudal a chegar a níveis extremos, não sei para onde irá tanta água;
- A Aguieira está no limite, é impossível absorver muito mais água, pelo que, está difícil de controlar... ainda pior porque não existe controlo algum sobre o Ceira;
- Os detritos do desassoreamento foram "largados" após o açude... nunca compreendi essa "solução", mas acho que até à foz o rio ficou sobrecarregado e isso estará a ter influência no que está a acontecer em Montemor e sobre o que poderá vir a acontecer na Figueira da Foz.

O que me descansa:
- A actuação das autoridades... a meu ver está a ser atenta e impecável... decerto terão já evitado algumas tragédias...