Problemas Davis VVue

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Boa Tarde

Já desmontei a minha davis vantage vue para ver o problema de não transmitir o sinal à noite e até ao momento ainda não consegui descobrir.

A pilha está completamente nova pois agora estive a testá-la com o multímetro e está nos 3,3V.

Alguém entendedor desta matéria me pode ajudar?
 


Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Já viste se o painel solar está bom?, é que eu também tenho uma mas ainda não me fez nada disso.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro
Já viste se o painel solar está bom?, é que eu também tenho uma mas ainda não me fez nada disso.

O painel solar está bom é por isso que só transmite de dia a estação.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,586
Local
Espinho, Aveiro

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Boas,

Reativei este post pois das 3 Vue que tenho neste momento tenho duas com o mesmo problema no sensor da humidade.

Quando a humidade sobe acima dos 97% ela passa a medir 3% :(

Isto tudo acontece na Torre, já é a segunda estação que monto lá e passado um tempo fica com este erro de leitura apenas no sensor de humidade.

Quando a humidade está abaixo dos 97% ela faz uma leitura correcta.

Alguém mais teve este problema!

Abraços e Boas Festas



Enviado do meu VOG-L09 através do Tapatalk
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Parece problema de firmware se funciona bem a qualquer outro nível de humidade, mas presumo que já tenha o último se a compraste nos últimos 4 anos. As Vue têm alguns problemas de isolamento em locais mais inóspitos (como por exemplo a entrada de sal na ISS em locais litorais), é possível que a da Torre possa ter algo parecido devido ao conjunto precipitação + vento muito forte ou mesmo o congelamento no inverno. No entanto pode ser algum lote (ver manufacturing code) mais propício a defeito e tenhas tido azar, foi havendo mudanças nas Vue ao longo dos e nem sempre as últimas versões são vendidas atualmente (acho que a minha é de 2011 e comprei em 2018... mas veio com os firmwares atualizados)
 
  • Gosto
Reactions: MSantos

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Parece problema de firmware se funciona bem a qualquer outro nível de humidade, mas presumo que já tenha o último se a compraste nos últimos 4 anos. As Vue têm alguns problemas de isolamento em locais mais inóspitos (como por exemplo a entrada de sal na ISS em locais litorais), é possível que a da Torre possa ter algo parecido devido ao conjunto precipitação + vento muito forte ou mesmo o congelamento no inverno. No entanto pode ser algum lote (ver manufacturing code) mais propício a defeito e tenhas tido azar, foi havendo mudanças nas Vue ao longo dos e nem sempre as últimas versões são vendidas atualmente (acho que a minha é de 2011 e comprei em 2018... mas veio com os firmwares atualizados)
O estranho é que já é a segunda que fica assim, esta está instalada desde o Verão e só hoje ficou assim, será que é por ter levado com muita água que o sensor começou a dar erro?

Elas quando as humidades estão abaixo dos 90 e tal lê bem, por exemplo a da Covilhã (que era a antiga que estava na Torre) neste momento está a marcar bem, mas depois quando a humidade está perto dos 100% começam a marcar mal.

Será mesmo do firmware? Achas que dá para atualizar?

Abraço


155f60ffe31df074a41e2a31e0f08ef8.jpg


Enviado do meu VOG-L09 através do Tapatalk
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Ah, é gradual, pensava que era repentinamente que começava a dar 1% acima dos 98%. Temo que possa ser do sensor sim... Várias Vue têm problemas com os sensores e depende muito da data de fabrico e por vezes da sorte, pelo que tenho lido. Estranho ser a segunda, se calhar tem mesmo a ver com o lote/manufacturing code que dá para ver dentro do compartimento das pilhas, ou então é das condições a que está exposta, ouvi dizer que as Vue feitas depois de 2013 (penso eu) têm melhor isolamento.

Os firmwares estão aqui mas aposto que já tens o último (entra no menu de diagnóstico carregando TEMP + HUM ao mesmo tempo onde dá para ver):
https://www.davisinstruments.com/support/vantage-vue-console-firmware-direct-pc-install/

https://www.davisinstruments.com/product_documents/weather/manuals/07395-261_IM_06351.pdf
Página 43 desse PDF.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Ah, é gradual, pensava que era repentinamente que começava a dar 1% acima dos 98%. Temo que possa ser do sensor sim... Várias Vue têm problemas com os sensores e depende muito da data de fabrico e por vezes da sorte, pelo que tenho lido. Estranho ser a segunda, se calhar tem mesmo a ver com o lote/manufacturing code que dá para ver dentro do compartimento das pilhas, ou então é das condições a que está exposta, ouvi dizer que as Vue feitas depois de 2013 (penso eu) têm melhor isolamento.

Os firmwares estão aqui mas aposto que já tens o último (entra no menu de diagnóstico carregando TEMP + HUM ao mesmo tempo onde dá para ver):
https://www.davisinstruments.com/support/vantage-vue-console-firmware-direct-pc-install/

https://www.davisinstruments.com/product_documents/weather/manuals/07395-261_IM_06351.pdf
Página 43 desse PDF.
E uma já levou um Kit de reparação em garantia :) passado um ano voltou ao mesmo. Incrível.

Obrigado pela ajuda vou dar uma vista de olhos no ano de fabrico depois meto aqui. Grande Abraço

Enviado do meu VOG-L09 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: MSantos e SpiderVV

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Obviamente que eu também não sei ao certo como resolver isso ou qual é o problema, mas pode ser que o ano de fabrico dê umas luzes e que possas falar com o fornecedor de onde compraste a Vue sobre isso...
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas,

Reativei este post pois das 3 Vue que tenho neste momento tenho duas com o mesmo problema no sensor da humidade.

Quando a humidade sobe acima dos 97% ela passa a medir 3% :(

Isto tudo acontece na Torre, já é a segunda estação que monto lá e passado um tempo fica com este erro de leitura apenas no sensor de humidade.

Quando a humidade está abaixo dos 97% ela faz uma leitura correcta.

Alguém mais teve este problema!

Abraços e Boas Festas



Enviado do meu VOG-L09 através do Tapatalk

Boa noite,
Se a minha tradução estiver correta, você mudou a estação várias vezes.
Mas pergunta estúpida: você mudou cada vez que os 3 elementos (estação + consola + datalogger)?
Há um problema conhecido com o antigo (antes de 2013) datalogger USB e firmware recente do console.
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Boa noite,
Se a minha tradução estiver correta, você mudou a estação várias vezes.
Mas pergunta estúpida: você mudou cada vez que os 3 elementos (estação + consola + datalogger)?
Há um problema conhecido com o antigo (antes de 2013) datalogger USB e firmware recente do console.
Boas,

Mudei apenas o Iss, enquanto estava na garantia foi-me enviado o kit de recuperação que não é nada menos que o Iss com todos os sensores.

Enviado do meu VOG-L09 através do Tapatalk
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Boas,

Mudei apenas o Iss, enquanto estava na garantia foi-me enviado o kit de recuperação que não é nada menos que o Iss com todos os sensores.

Enviado do meu VOG-L09 através do Tapatalk

Está bem, mas o tipo de datalogger de dados? Origine Davis? USB?IP?
É muito comum com os datalogger USB antigos.(antes de 2013 = datalogger )