Seguimento Litoral Norte - Dezembro 2019



Neves89

Cirrus
Registo
26 Abr 2019
Mensagens
79
Local
Lomba, Gondomar
No Aeroporto do Porto não estão a conseguir aterrar devido ao vento.
Boa tarde, vento e chuva na última noite fui levar passageiros do aeroporto do Porto para Compostela e na viagem regresso o vento era impressionante, na A3 a descer para ponte Lima por volta da 1h da madrugada tive de fazer tudo a 60 pois o vento e a chuva eram tão fortes que o autocarro parecia ter vida própria.
 

kelinha

Cumulus
Registo
26 Jan 2009
Mensagens
211
Local
Miraflores, Oeiras
No Aeroporto do Porto não estão a conseguir aterrar devido ao vento.

Valha-me Deus! Aterrei há 15 minutos no Porto, nunca tinha apanhado tanta turbulência, e a aterragem foi mesmo agreste!

Gostava de saber se o pessoal que está a ver as aterragens, do lado de fora do aeroporto, está a filma-las e publicá-las em algum lado... Ainda gostava de ver!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Pelo radar, deve estar bem agreste no alto Minho.

É interessante notar que estas nuvens têm fraco desenvolvimento vertical e topos relativamente quentes, não devem ultrapassar os 7 a 8 Km.
No entanto atingem intensidades de precipitação com ecos laranja e até vermelhos.
Não há actividade eléctrica.

bIz5nGe.jpg


MACx8UP.jpg


k5Fapxj.jpg
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,175
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas tardes,

Fui a Santo Tirso a seguir ao almoço e estupidamente lembrei-me de ir por Monte Córdova; com sorte ainda dava uma olhadela rápida às quedas de Fervença... pois, a ideia era boa não fosse a ventania que estava naquele monte...

Sai do carro e voltei a entrar 5 segundos depois, estava muitíssimo agreste. A descida até à cidade sempre por entre eucaliptos e acácias a abanar vigorosamente e muitos detritos na estrada, senti algum receio, confesso.

Muita água a escorrer para a estrada também, os terrenos estão completamente saturados e a "rebentar pelas costuras". Em Santo Tirso ainda consegui ver um bocadinho do rio Ave junto ao mosteiro e, naturalmente, estava em cheia. O Leça também; fora das margens em muitos sítios.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Situação muito interessante, um grande enxame de low topped supercells no norte, associadas á entrada de uma linha de forntogenese e de uma ondulação de mesoescala.

 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,376
Local
Ferreiros, Braga 160m
Reparem naquela célula, será apenas uma interferência no radar?
Terá mesmo produzido uma torre até aos 11 Km?
Já apareceram outros registos assim mas este parece mais consistente.

Muito provavelmente deve ser do radar pois não há condições para elas terem esse desenvolvimento.
Ao ver a imagem de satélite que mostra a temperatura, vê-se que o topo não passa os -15°C e para chegar a 11km teria que ser muito mais frio.
No radar do meteogalicia na imagem das 17h55 só chegou aos 5km.

SS2ojzE.png

0Hfhin8.jpg