Seguimento Rios e Albufeiras - 2019

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
São situações pontuais e extraordinárias. Toda a gente implica com os bares das docas, e não é por causa destes casos de cheia que se deve demolir os bares.
Seguindo a mesma lógica, então também não poderiam ser autorizadas construções em todo o baixo Mondego, onde os prejuízos são muito mais elevados. Basta lembrar que a Baixa de Coimbra inundava todos os Invernos antes da construção da barragem da Aguieira.
Muita gente não sabe mas o rio Mondego segue um percurso "artificial" na zona dos Campos. O percurso do rio Velho era bem diferente.
Sei perfeitamente disso, conheço muito bem toda a zona desde Coimbra à Figueira. A estrada que costumo usar ficou completamente inundada.

A questão é que bem, ou mal, o desvio do Mondego está feito e é útil para a atividade agrícola. Na cidade é completamente injustificável que se insista em transformar um leito de cheia em área urbana, e se invista ano após ano milhões de euros nesse ideia peregrina. Ter um parque está ótimo, construir é uma barbaridade e um despesismo desnecessário de dinheiros públicos. Era preferível gastar o que se já gastou nas Docas e nas múltiplas reabilitações do parque verde em pouco mais de 10 anos em algo verdadeiramente útil para a cidade.

Não faltam exemplos destes pelo país fora. Viseu é outra cidade que tratou muito mal o rio há uns anos atrás. Limitou-o a um trajeto mais estreito e totalmente cimentado e construiu-se um centro comercial com pisos subterrâneos num terreno de leito de cheia. Ninguém se surpreendeu quando o parque de estacionamento inundou de 2 em 2 anos
 


ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Acho que desta vez devem ter iniciado descargas quase em simultâneo.... Nunca vi ou não me lembro, de ver o Cabril encher em 2 dias!!! E para os últimos metros é preciso muita água.....
Deixo o link de vídeo e fotos do Cabril á tarde. Está também a descarregar pelos descarregadores laterais (superfície), como se vê no vídeo.... Incrível....

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2842632295802884&id=100001684259042

Quem a viu e quem a vê, como estava a cota no fim do Verão parecia difícil voltar a ver o Cabril cheio este inverno, e então neste tão curto espaço de tempo era quase impensável. É de facto impressionante. :eek::eek:
 

ac_cernax

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
1,936
Local
Cernache do Bonjardim - Sertã (400m) Distrito de C
Acho que desta vez devem ter iniciado descargas quase em simultâneo.... Nunca vi ou não me lembro, de ver o Cabril encher em 2 dias!!! E para os últimos metros é preciso muita água.....
Deixo o link de vídeo e fotos do Cabril á tarde. Está também a descarregar pelos descarregadores laterais (superfície), como se vê no vídeo.... Incrível....

https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=2842632295802884&id=100001684259042

Quem a viu e quem a vê, como estava a cota no fim do Verão parecia difícil voltar a ver o Cabril cheio este inverno, e então neste tão curto espaço de tempo era quase impensável. É de facto impressionante. :eek::eek:
 

huguh

Cumulonimbus
Registo
1 Out 2015
Mensagens
2,799
Local
Godim - Peso da Régua (93m)
Boas

finalmente com internet por aqui e sem cortes de luz, para já , depois de um sábado infernal
por aqui o Douro baixou bem durante o dia de ontem mas ainda ocupa todo o cais e ainda inunda o café e lojas aí existentes, tendo ainda água até meio de altura.

Barragem da Règua a 89% da capacidade e a descarregar 2721m3/s, caudal que tem mantido nas ultimas horas
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,820
Local
Faro
Boas,
Só para realçar que aqui em Baixo a barragem do Beliche vai enchendo a ritmo impressionante sendo que as 23h de ontem já ia nos 35.96m.
Ontem falei que a barragem chegaria aos 36m até final do mês, só que mesmo depois de parar a chuva o ritmo não abranda.
Em cerca de 2 dias ganhou 1 metro, e agora está a valores idênticos a 25 Outubro.
Não me admiraria se chegasse aos 38 metros até final de Dezembro.
 

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Bem, infelizmente como já se começava a antecipar na sexta à tarde a situação na Bacia do Mondego foi realmente muito complicada, mas podia ter sido pior.
Apesar de ter de descarregar a Aguieira conseguiu manter o caudal de saída abaixo dos 1000m3/s, sendo o caudal de entrada próximo dos ~1500m3/s durante ~22h.
Eu diria que está aqui um exemplo quase perfeito da importância de um a barragem na gestão do caudal de um rio durante uma cheia.
Fronhas também teve um papel muito importante com a contenção do caudal do Rio Alva, contudo não tenho explicação para aqueles 110.4% de volume armazenado.

jaN7Xui.png


Para já o caudal do Mondego parece estável, tanto em Penacova como em Coimbra e assim se manterá, pois possivelmente a Aguieira continuará com uma descarga controlada até que o caudal de entrada normalize e volte a ter capacidade de encaixe.

wsncfPV.png
0ytsp4v.png
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Vi num grupo de facebook que foi para o lado de Pereira. No entanto, a informação foi difundida por membros que já não seria a primeira vez que exageravam na informação sensacionalista, por isso é levar esta informação com um pouco de sal, esperando por confirmação oficial.
A ser verdade poderia ser grave, na margem sul as povoações estão bem mais perto do rio...
 

JCARL

Cumulus
Registo
29 Nov 2010
Mensagens
416
Local
Vila Velha de Ródão
Bem, infelizmente como já se começava a antecipar na sexta à tarde a situação na Bacia do Mondego foi realmente muito complicada, mas podia ter sido pior.
Apesar de ter de descarregar a Aguieira conseguiu manter o caudal de saída abaixo dos 1000m3/s, sendo o caudal de entrada próximo dos ~1500m3/s durante ~22h.
Eu diria que está aqui um exemplo quase perfeito da importância de um a barragem na gestão do caudal de um rio durante uma cheia.
Fronhas também teve um papel muito importante com a contenção do caudal do Rio Alva, contudo não tenho explicação para aqueles 110.4% de volume armazenado.

jaN7Xui.png


Para já o caudal do Mondego parece estável, tanto em Penacova como em Coimbra e assim se manterá, pois possivelmente a Aguieira continuará com uma descarga controlada até que o caudal de entrada normalize e volte a ter capacidade de encaixe.

wsncfPV.png
0ytsp4v.png
Significa que a Albufeira de Fronhas está com a cota de armazenamento acima do NPA em 1,57 m (10,4%).

CARACTERÍSTICAS DA ALBUFEIRA
Área da Bacia Hidrográfica - 652 km2
Área inundada ao NPA - 5350 x 1000m2
Capacidade total - 62100 x 1000m3
Capacidade útil - 42500 x 1000m3
Nível de pleno armazenamento (NPA) - 134,1 m
Nível de máxima cheia (NMC) - 140 m
Nível mínimo de exploração (Nme) - 117 m

http://cnpgb.apambiente.pt/gr_barragens/gbportugal/FICHAS/Fronhasficha.htm