Seguimento Açores e Madeira - Dezembro 2019

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
Aqui pela Horta já levo um acumulado de 15mm, mas até ver, nada comparado com a última madrugada.
a2f382a4a66fa025b0b82afd3f674f39.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 


Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Isso é um problema da vossa comunicação social.
Não vale a pena atacar os outros, pela falta de seguimento na própria casa.
E não, não se trata do drama nem do terror, mas sim o que aconteceu! É minimamente patético dizer que os outros querem ser a sensação do momento...

Vá, Abraço e bons seguimentos.
Ao fim ao cabo estamos todos aqui porque gostamos de meteo.

Segue aqui mais umas fotos sensacionalistas do drama, do terror bacoco. Etc etc...

Isto é assim, hoje meu, amanhã teu... não fosse nós ilhéus no meio do atlântico.

3fcdd1ae5c08b858cb3beaa3678c058d.jpg
f1607a236d7049b8062b14141906d0fd.jpg
0306c102f945f9ac91c38ee33671d58f.jpg
0acdda83a714ec0f27b4baddf72eea19.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

A minha Comunicação Social é a mesma que a tua!
São Miguel ainda não é independente e que eu saiba ainda faz igualmente parte do mesmo arquipélago.
Quantos carros foram arrastados aí pelo Faial nessa enxurrada?
Eu quando publico fotos não estou a tentar "medir" tamanhos com ninguém. Estou apenas a relatar ocorrências registadas dignas de tudo menos de um alerta amarelo...
Lamento que entendas o contrário e que as tuas publicações sejam com o intuito da "concorrência".
Aliás, muito me espantou ter chovido em poucas horas 50mm na Horta e n ter havido alerta laranja.. Mais vale prevenir nestes casos... que remediar... e no entanto....!
Quanto ao resto, já te enviei mensagem privada em relação a este assunto !
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Na Madeira, calor e mais calor. Máximas sucessivamente acima de 25°C até na Costa Norte. Nos próximos dias, pouco muda com máximas previstas até aos 26°C.

Temperatura da água do mar nos 21°C na costa funchalense. Ontem vi dezenas de locais e turistas a banhos...
Mas... é verão na Madeira??? :huh:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A minha Comunicação Social é a mesma que a tua!
São Miguel ainda não é independente e que eu saiba ainda faz igualmente parte do mesmo arquipélago onde vives por mais que isso te custe...
Quantos carros foram arrastados aí pelo Faial nessa enxurrada?
Eu quando publico fotos não estou a tentar "medir" tamanhos com ninguém. Estou apenas a relatar ocorrências registadas dignas de tudo menos de um alerta amarelo...
Lamento que entendas o contrário e que as tuas publicações sejam com o intuito de fazer "concorrência".
Quanto ao resto, já te enviei mensagem privada em relação a este assunto ! :rolleyes:
Não estou a conseguir entender esta picardia... :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Luís é mesmo melhor n entenderes...
Há coisas que só quem cá vive é que sabe o que a casa gasta...!
Por mim, esta conversa está encerrada, tanto que optei por mensagem privada!
Um abraço! :thumbsup:
Pois é melhor não... vocês vivem num dos sítios mais lindos do mundo! Eu só conheço o Pico e a Terceira, mas adorava conhecer o resto das ilhas! :D
 
  • Gosto
Reactions: Wessel1985 e lserpa

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Pois é melhor não... vocês vivem num dos sítios mais lindos do mundo! Eu só conheço o Pico e a Terceira, mas adorava conhecer o resto das ilhas! :D

Só tenho pena é dessas injustiças e daí as minhas fortes críticas...!
Eu só culpo o IPMA. Mais nada!
Alguns sabem lá o que é viver numa terra onde quase sempre os alertas são omitidos, tardios ou emitidos depois do temporal passar...!
Ontem foi mais um exemplo...! Só este ano já perdi a conta deles... mas se formos ao arquivo histórico até arrebenta com a lista...
Acho muito bem que os alertas sejam justos no Grupo Ocidental e Central, mas alguns se esquecem que nas outras ilhas também vivem pessoas, aliás só no Grupo Oriental (São Miguel e Santa Maria) vivem aproximadamente cerca de 150.000 pessoas, ou seja mais da metade da população de todas as ilhas dos Açores e nem mesmo assim...
Enfim, n sabem o que é isto, por isso falam sem noção... exactamente porque os alertas pecam por excesso ou defeito em alguns grupos.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
A temperatura continua a baixar, e já sigo com 13,5°. A estação do Alto do Cabouco está com 7,8°c.
Já deve estar a nevar no cimo do Pico.
A cota prevista para hoje deverá rondar os 1800m segundo o mountain Forecast.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Bem ... estou a ver que o tempo de final de década está animado mas as discussões aqui no fórum não estão menos animadas nem sempre pelos motivos mais felizes :)

Somos todos açorianos, o desejável é que chova mas sem estragos de maior em qualquer ilha do nosso lindo arquipélago.

Não vale a pena entrar em bairrismos até na meteorologia pois aqui quando há estragos ninguém ganha ... ..

Pois é. Por isso mesmo só ganha a notícia sensacionalista...
Se somos todos iguais então que se emitam avisos igualmente IGUAIS para todos, e não só para uns! :rolleyes:
Ainda tocando na questão dos avisos, não se esqueçam que mais vale prevenir que remediar!
Mais vale os avisos/alertas serem públicos mesmo que sejam apenas falsos alarmes, e no entanto não é o que acontece!
Os últimos dias deixaram isso bem esclarecido em algumas ilhas...
 

Wessel1985

Cumulonimbus
Registo
21 Set 2013
Mensagens
2,007
Local
Angra do Heroismo, Ilha Terceira, Açores
Entretanto por aqui continua o mau tempo e a chuva não muito forte mas persistente e contínua.

O vento parece ter acalmado com o nascer do dia mas a precipitação não para o que pode ser preocupante em algumas zonas não tanto por hoje mas graças à saturação dos solos que tem vindo a acumular muita água nos últimos dias.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
u8Fpdzy.gif


Faltando umas 3:30h para acabar o período, aparentemente todos os modelos globais de renome vão ficar mal na 'fotografia'.

Um radar dá mesmo jeito. As estimativas dos acumulados feitas por satélite (aqui e aqui, por exemplo) nem sempre são muito realistas.

Dia marcado por muita nebulosidade alta. Ar seco impediu mais precipitação.

fNHdjmR.jpg


tef_LAJES_08508_0_12_00.png
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,073
Local
Horta, Matriz, (90m)
... vendo pelas estações do IPMA.

Na RHA há acumulados significativos de forma generalizada no GC. À boleia da orografia, certamente.

Sim, sem dúvida.
A maioria da precipitação provém de estruturas estratificadas aos vários níveis. A orografia está a gerar nebulosidade baixa, o que normalmente envolve as ilhas, no “mato” a chuva é mais intensa, pois, as camadas superiores estão a actuar como seeding. Este fenómeno (típico capacete), esteve na origem do acumulados excessivos de anteontem aqui no Faial.

Tenho estudado estes fenómenos há já algum tempo, graças à estação meteorológica do alto do Cabouco. Infelizmente, neste último evento a estação do cabouco não estava com o pluviómetro operacional.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Altas temperaturas colocam Costa Sul da Madeira sob aviso amarelo até segunda-feira

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso amarelo para a Costa Sul da Madeira devido à previsão de tempo quente que se fará sentir a partir do meio-dia de hoje, 29 de Dezembro, até às 21 horas de amanhã, dia 30.

O aviso do IPMA prevê valores elevados da temperatura máxima a partir dos 27ºC.

Esta manhã, por volta das 11 horas, a temperatura máxima verificada na Costa Norte, mais concretamente no Porto Moniz, era de 26,4ºC, enquanto que o Lido registava 26,7ºC.
In dnoticias.pt
-----‐

Não sei se é a 1a vez que temos avisos por tempo quente em Dezembro, mas na semana entre Natal e fim-de-ano é de certeza.