Biodiversidade

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O clima está claramente trocado, e isso é bem notável nos climas mais quentes.

Vou-vos dizer uma coisa: no passado verão tivemos muita, mas mesmo muita sorte. Podíamos ter tido algo parecido com isto que está a acontecer na Austrália, mas tivemos a persistência duma cut-off durante os meses de junho e julho, afastando esses "calores". :surprise: :uau: Aliás, basta ver as temperaturas que se registaram no Sul de França. Se aquela vaga de calor tivesse atingido Portugal, seria parecida com a que tivemos em agosto de 2018, mas mais longa e pior. Seria um caos, e nós nem sequer temos infraestruturas como na Austrália têm. :surprise:

Desculpem pelo tema fora de tópico. :)
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Depois de 250 mil pessoas australianas terem assinado uma peticão, para não se realizar este ano o tão famoso fogo de artíficio na baía de Sydnei, onde se gasta milhares de dólares, canalizando depois esse dinheiro para o combate aos incendio, o responsável pelo governo, disse que afinal sempre vai haver fogo de artificio, tendo em conta o que eles estão a viver por lá, acho que seria de equocinoar qual seria a sua prioridade neste caso.
 
  • Gosto
Reactions: luismeteo3

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Depois de 250 mil pessoas australianas terem assinado uma peticão, para não se realizar este ano o tão famoso fogo de artíficio na baía de Sydnei, onde se gasta milhares de dólares, canalizando depois esse dinheiro para o combate aos incendio, o responsável pelo governo, disse que afinal sempre vai haver fogo de artificio, tendo em conta o que eles estão a viver por lá, acho que seria de equocinoar qual seria a sua prioridade neste caso.
Pois, é o mesmo governo que não põe em causa os benefícios do negócio do carvão... :facepalm: Gente iníqua!
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Boa noite. Pela primeira vez avistei um tritão:D no meu quintal, tratou-se também do meu 2º avistamento muito embora o 1º tenha sido num local bem mais propício à sua existência num jardim.
Triturus marmoratus
Vi51n4w.jpg

AiTvqBk.jpg

hEeJey1.jpg
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boa noite. Pela primeira vez avistei um tritão:D no meu quintal, tratou-se também do meu 2º avistamento muito embora o 1º tenha sido num local bem mais propício à sua existência num jardim.
Triturus marmoratus
Vi51n4w.jpg

AiTvqBk.jpg

hEeJey1.jpg

Muito bonito, por cá tenho de me contentar com as salamandras e pintas amerelas, o que já não é muito mau.
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
  • Gosto
Reactions: belem e Pedro1993

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Bushfires devastate rare and enchanting wildlife as 'permanently wet' forests burn for first time

"The rainforests along the spine of the Great Dividing Range, between the Hunter River and southern Queensland, are remnants of Gondwana, the ancient supercontinent that broke up about 180 million years ago.

"Listening to the dawn chorus in these forests is literally an acoustic window back in time," ecologist Mark Graham tells RN's Saturday Extra.

"It's like listening to what the world sounded like in the time of the dinosaurs."

The forests are mountaintop islands that have been "permanently wet" for tens of millions of years.

But now, some of these forests are being burnt for the first time."
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,059
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bushfires devastate rare and enchanting wildlife as 'permanently wet' forests burn for first time

"The rainforests along the spine of the Great Dividing Range, between the Hunter River and southern Queensland, are remnants of Gondwana, the ancient supercontinent that broke up about 180 million years ago.

"Listening to the dawn chorus in these forests is literally an acoustic window back in time," ecologist Mark Graham tells RN's Saturday Extra.

"It's like listening to what the world sounded like in the time of the dinosaurs."

The forests are mountaintop islands that have been "permanently wet" for tens of millions of years.

But now, some of these forests are being burnt for the first time."
A calamidade continua na Austrália. :sad:
É o que eu digo: tivemos uma grande sorte no passado verão por a vaga de calor europeia não ter vindo para cá. A maior parte das pessoas apenas pensa na praia e nos 35/45ºC de verão (que, diga-se, não são temperaturas de verão nas nossas costas), mas temos que nos lembrar que, tal e qual como na Austrália, Portugal estava em seca extrema/severa em junho e julho. :calor: :viva: :uau:
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
A calamidade continua na Austrália. :sad:
É o que eu digo: tivemos uma grande sorte no passado verão por a vaga de calor europeia não ter vindo para cá. A maior parte das pessoas apenas pensa na praia e nos 35/45ºC de verão (que, diga-se, não são temperaturas de verão nas nossas costas), mas temos que nos lembrar que, tal e qual como na Austrália, Portugal estava em seca extrema/severa em junho e julho. :calor: :viva: :uau:
O problema é que o que se passa na Austrália é um espelho do planeta. Assistimos ao colapso dos ecossistemas base do planeta um atrás do outro. Estes têm actuado como buffers a mudanças maiores e mais rápidas. Será que entendemos verdadeiramente o que se passa e as suas consequências?