Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa Noite, Feliz 2020 pessoal! :cheers:

Deixo aqui os extremos do último dia do "ano velho".

Barreiro
Máxima: 12.6ºC
Mínima: 9.0ºC

Palhais
Máxima: 10.7ºC
Mínima: 3.9ºC

Se não foram os valores mais baixos do ano no que respeita à temperatura máxima, não devem ter andado muito longe dessa marca.

Felizmente o nevoeiro não estragou o espectáculo pirotécnico no Terreiro do Paço:lol:... ele deve ter ficado todo concentrado na margem sul a avaliar pelas mínimas registadas já na madrugada de hoje, as quais apresento em seguida:

Barreiro: 7.4ºC
Palhais: 3.3ºC


As máximas do primeiro dia de 2020
Barreiro: 12.9ºC
Palhais: 12ºC
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boa noite pessoal,

Nevoeiro não desarma , e temperatura hoje não desce tanto como ontem, 8.4ºc neste momento! No entanto esta humidade é muita boa para os solos, já que vai mantendo alguma humidade à superfície enquanto o antílope não se mexe daqui para fora ! :hmm: Vamos ver se temos algumas mudanças, ou não lá para dia 10, o GFS vai dando um ar de sua graça em relação a isso à algumas run´s , vamos ver , seria muito importante voltarmos a ter uns dias de instabilidade , quiçá a 2ª quinzena de Janeiro :pray: Entretanto 2019 despediu-se em grande plano por cá como já tinha mencionado aqui, ficam alguns registos que fiz do dia 31 de Dezembro, depois com calma partilho mais alguns, espero que gostem :)

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr
 
Última edição:

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Por aqui nevoeiro denso, com 5°.
Durante a tarde chegou a limpar bem, mas rapidamente voltou ao pôr-do-sol.

Curioso que esta noite o nevoeiro é denso mas muito pouco extenso verticalmente. Ou seja, aqui no 2° andar mal vejo a rua para a frente, mas vejo muito bem o céu estrelado acima.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O nevoeiro parece que já se está a formar novamente, mas desta vez veio atrasado (em relação aos últimos dias). :)
Neste momento estão 6,6°C (temperatura que parece estar estabilizada) e está a ocorrer formação de nevoeiro. :eek:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,696
Local
Loures
Bom dia.

Por Alvalade nevoeiro/nuvens baixas com visibilidade nos 1500m.

Hoje deverá ser um dia fresquinho e sem Sol na AML. Se não me falha a memória, é a primeira vez que vejo no mapa do IPMA a previsão de nevoeiro/nuvens baixas para Lisboa e Setúbal.

MMoM9pX.png
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Bom dia,
Por cá a manhã começou bem fresca, e com céu nublado, ao contário dos dias anteriores em que aparecia logo o sol, sigo neste momento com 8ºC.
Mínima: 2.5ºC

@Ricardo Carvalho, parabéns pelas fotos, estão espetaculares, sendo as minhas eleitas a 2ª e a 3ª.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Bom dia e um feliz ano novo para todos :thumbsup:

Primeiro dia de 2020 começou com mínima bem fresquinha e nevoeiro cerrado. Durante a tarde houve boas abertas de sol, mas mal este se pôs e o nevoeiro regressou logo em força.

Hoje, a madrugada começou novamente com nevoeiro, mas desta vez dissipou-se rapidamente e neste momento sigo com céu nublado e neblina. Durante a manhã consegui avistar de passagem, alguns campos meio "esbranquiçados" nos arredores, no entanto fiquei na dúvida se era geada ou apenas orvalho.

Extremos de ontem: 3,1ºC / 11,5ºC

Mínima de hoje: 5,4ºC
T. Atual: 11,8ºC
HR: 78%
Vento: E / 2,2 Km/h

---- ---- ---- ----- ----- ----- ----- ----- ----- ----- ----- ------

2019 termina com apenas 334,5 mm acumulados, praticamente metade do que é habitual :angry:
Os extremos de precipitação foram Novembro, como o mês mais chuvoso, com 86,1 mm e o dia 16 de Dezembro com 27 mm de acumulado diário.
As únicas recordações que levo deste ano foram as depressões que tivemos em Dezembro e aquela "atípica" que tivemos no inicio de Junho.

Os meus desejos para 2020 :D

. Inverno fresco e bastante chuvoso, com alguns temporais mas sem causar danos;
. Primavera agradável, mas com muitas trovoadas durante as tardes e não só no interior;
. Verão calmo e sereno, sem temperaturas extremas e incêndios;
. Outono dentro da média normal.
. E claro, que todas as regiões recuperem da seca, especialmente o sul ;)

Vamos lá ver se serão concretizados :D
(Desculpem o off-topic).
 
Última edição:

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Boa noite pessoal,

Nevoeiro não desarma , e temperatura hoje não desce tanto como ontem, 8.4ºc neste momento! No entanto esta humidade é muita boa para os solos, já que vai mantendo alguma humidade à superfície enquanto o antílope não se mexe daqui para fora ! :hmm: Vamos ver se temos algumas mudanças, ou não lá para dia 10, o GFS vai dando um ar de sua graça em relação a isso à algumas run´s , vamos ver , seria muito importante voltarmos a ter uns dias de instabilidade , quiçá a 2ª quinzena de Janeiro :pray: Entretanto 2019 despediu-se em grande plano por cá como já tinha mencionado aqui, ficam alguns registos que fiz do dia 31 de Dezembro, depois com calma partilho mais alguns, espero que gostem :)

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Sunset and fog in Arrabida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr
São das fotos mais bonitas que eu já vi em toda a vida! Tu e o João Pedro deviam concorrer a concursos de fotografia internacionais! :uau:
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Obrigado @Pedro1993 e @luismeteo3 :thumbsup: O cenário era muito favorável a bons registos , e felizmente tive disponibilidade de os poder fazer ;) Eh Luís , assim a fasquia fica muito alta, e eu ainda estou, e tenho muita coisa a aprender sobre fotografia, para teres uma noção só à muito pouco tempo comecei a fotografar em modo M ,mas é um elogio enorme fazeres essa comparação com o @João Pedro , ele já é um dinossauro no mundo da fotografia, e com ele não existe "más" fotografias, sem dúvida uma grande influência para mim , muito obrigado :)

---------------------------------------------------

Quanto ao tempo por cá , hoje menos frio do que os últimos dois dias! Mínima de 5.8ºc , e o nevoeiro que acumulou 0.3mm, dissipou , coisa que nas últimas 24h nunca chegou a acontecer na totalidade! :cold: Hoje a máxima já chegou perto dos 15ºc, e neste momento estão 12.6ºc , com o nevoeiro a começar a instalar-se de novo! Fica mais uns registos do passado dia 31 de Dezembro , estes feitos ainda durante a tarde ;)

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr
 

luismeteo3

Furacão
Registo
14 Dez 2015
Mensagens
17,112
Local
Fatima (320m)
Obrigado @Pedro1993 e @luismeteo3 :thumbsup: O cenário era muito favorável a bons registos , e felizmente tive disponibilidade de os poder fazer ;) Eh Luís , assim a fasquia fica muito alta, e eu ainda estou a tenho muita coisa a aprender sobre fotografia, para teres uma noção só à muito pouco tempo comecei a fotografar em modo M ,mas é um elogio enorme fazeres essa comparação com o @João Pedro , ele já é um dinossauro no mundo da fotografia, e com ele não existe "más" fotografias, sem dúvida uma grande influência para mim , muito obrigado :)

---------------------------------------------------

Quanto ao tempo por cá , hoje menos frio do que os últimos dois dias! Mínima de 5.8ºc , e o nevoeiro que acumulou 0.3mm, dissipou , coisa que nas últimas 24h nunca chegou a acontecer na totalidade! :cold: Hoje a máxima já chegou perto dos 15ºc, e neste momento estão 12.6ºc , com o nevoeiro a começar a instalar-se de novo! Fica mais uns registos do passado dia 31 de Dezembro , estes feitos ainda durante a tarde ;)

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr

Fog in Arrábida Natural Park by Ricardo Carvalho, no Flickr
A sério, é mais uma evidência que um elogio. Se fazes fotografia à pouco tempo é porque tens um dom! Põe o dom a render... :D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.