Projeto: os locais mais frios de Portugal (por inversão térmica)

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas Ricardo, é precisamente esse "frigorífico" que eu falei há uns tempos. É outro local a espreitar sem dúvida, principalmente junto ao Observatório de Avifauna.

Não tinha reparado que já tinhas feito referência ao mesmo Rúben , desculpa! É de facto um local a explorar , e fiquei sobretudo impressionado pelo registo ter acontecido já pelas 9.00h , num dia frio, é certo, mas marcado pelo intenso nevoeiro, logo menos propício a grande inversão! Com tempo um sensor também lá vai parar ;)
 
Última edição:


Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Não tinha reparado que já tinhas feito referência ao mesmo Ruben , desculpa! É de facto um local a explorar , e fiquei sobretudo impressionado pelo registo ter acontecido já pelas 9.00h , num dia frio, é certo, mas marcado pelo intenso nevoeiro, logo menos propício a grande inversão! Com tempo um sensor também lá vai parar ;)

Sem dúvida um local que vai ter inversões igualmente muito interessantes, que também eu tenho há algum tempo "debaixo de olho". Quando houver novamente noites com potencial para inversão (daqui a uma semana poderão reunir-se condições excelentes), vou voltar-me para a parte norte do concelho de Sesimbra, fazendo novamente um circuito de carro para avaliar os pontos com maior interesse. Assinalei no mapa os que vou à partida tomar com mais atenção:

QlEl3jF.jpg


HweFjiG.jpg


O ponto que assinalei com o nº 1 a vermelho é a Apostiça, que já referi aqui como ponto de interesse. Passo muito lá de carro à noite e sei que tem inversões potentes! Já lá registei -5ºC no passado. Na estrada da Lagoa de Albufeira, a N377, toda ela deve ser gélida, mas tem ali uns pontos que para mim ainda podem ter mais potencial que a Apostiça. Um dos quais o já citado observatório de aves da Lagoa Pequena.

Mais para norte, tenho de olho as ribeiras que desaguam na Praia do Meco. Particularmente onde há a junção um pouco antes de lá chegar!

São várias as linhas de àgua que descem pelo desnível criado pela Serra da Azóia/Pinheirinhos, que se elevam a cerca de 250 m junto à costa sul de Sesimbra, até à Lagoa de Albufeira/Meco. Há portanto bastante frio a "escoar" por ali abaixo e a concentrar-se em determinados pontos.

Um dia com mais calma espero poder, com um sensor, ir mais ao detalhe, mesmo a pé, como refere o João pode fazer a diferença. Mas para já tenho de me limitar assim, que não deixam de ser importantes sondagens iniciais! Fico à espera também dos registos do Rúben e do Ricardo com expectativa.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,810
Local
Menorca
Aproximação termográfica

Dia 11. São Martinho de Angueira. Já falei sobre essa área aqui e aqui.

ceb2aabf19f23e5492b3bfde442438a3o.png


7b60b65df788271ba6ee1e53ced28d74o.png



Dia 12. Áreas de Guarda e Montalegre.

d0df7d72c2c3e0b7e5326abaf8f32f4bo.png


c74d80ea896f30541dc2a4537ffb817do.png


26b05a2ebe1eea86ff7b4fb2c50bd78eo.png



Dia 12. Comparação com o interior ibérico (mudo a escala de temperatura para adaptá-la).

028bafb517d13d656485831494b0151do.png


Valores entre -7 e -9 ºC nas três zonas.
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Boas pessoal,

Hoje de manhã sai de casa com 3.7ºc , por volta das 8.00h , depois de uma mínima atingida uma hora antes de 3.3ºc :cold: Coloquei o sensor auriol no carro , mas desta vez fiz uma coisa diferente , deixei o mesmo sempre dentro do carro , e apenas coloquei da parte fora o sensor externo , e lá fui fazer a minha rotina matinal ! Levar a filhota a escola e depois segui para o trabalho pelo caminho que mais gostos de fazer , que é este : ->

MFccOIl.png


O resultado a nível de registos foram estes, num dia que não foi de grande inversão, mas dá para ficar com uma ideia ;)

Alambre , 8.33h

EBRrNWp.jpg


Marmitas do Gigante, 8.37h

ckXu7bs.jpg


Pedreiras, 8.38h

yO9pxvq.jpg


Corredoura (Trabalho) 8.46h

MRxZLJJ.jpg
 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Completamente João, e basta olhar a previsão automática do IPMA para perceber o que ainda temos pela frente :cold: Dia 12 com potencial para inversões brutais! :bombar:

ECMWF

3RBjZEb.png


GFS

WYCy9Np.gif

Sem dúvida, quem tiver disponibilidade para fazer registos em locais de inversão vai ser sem dúvida brutal.
Terça-feira conto ter registos de mínimas em pelo menos dois dos locais mais frios do concelho.
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Sem dúvida um local que vai ter inversões igualmente muito interessantes, que também eu tenho há algum tempo "debaixo de olho". Quando houver novamente noites com potencial para inversão (daqui a uma semana poderão reunir-se condições excelentes), vou voltar-me para a parte norte do concelho de Sesimbra, fazendo novamente um circuito de carro para avaliar os pontos com maior interesse. Assinalei no mapa os que vou à partida tomar com mais atenção:

QlEl3jF.jpg


HweFjiG.jpg


O ponto que assinalei com o nº 1 a vermelho é a Apostiça, que já referi aqui como ponto de interesse. Passo muito lá de carro à noite e sei que tem inversões potentes! Já lá registei -5ºC no passado. Na estrada da Lagoa de Albufeira, a N377, toda ela deve ser gélida, mas tem ali uns pontos que para mim ainda podem ter mais potencial que a Apostiça. Um dos quais o já citado observatório de aves da Lagoa Pequena.

Mais para norte, tenho de olho as ribeiras que desaguam na Praia do Meco. Particularmente onde há a junção um pouco antes de lá chegar!

São várias as linhas de àgua que descem pelo desnível criado pela Serra da Azóia/Pinheirinhos, que se elevam a cerca de 250 m junto à costa sul de Sesimbra, até à Lagoa de Albufeira/Meco. Há portanto bastante frio a "escoar" por ali abaixo e a concentrar-se em determinados pontos.

Um dia com mais calma espero poder, com um sensor, ir mais ao detalhe, mesmo a pé, como refere o João pode fazer a diferença. Mas para já tenho de me limitar assim, que não deixam de ser importantes sondagens iniciais! Fico à espera também dos registos do Rúben e do Ricardo com expectativa.


Boas Jorge, só por curiosidade vais fazer registos nessa área?
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas João, na próxima semana talvez passe por lá, e até por outros pontos do concelho interessantes. Mas ainda sem sensor, tenho de me contentar com o carro. Mas espero mínimas muito interessantes...

Sim isto vai estar interessante, temos que meter este tópico a mexer.
Amanhã o lidl vai ter sensores à venda, vem mesmo a jeito.

Terça está com muito potencial, mínima de 2 graus em Cascais. Acho que vou conseguir registos de - 4 graus , vamos ver.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,702
Local
Loures
Depois de me ir abastecer ao LIDL, coloquei 3 sensores aqui na zona, cada um num local com a sua particularidade.

Uma vez que trata-se de um modelo novo, esperemos que corra tudo bem uma vez que não testei os sensores, e acima de tudo espero que amanhã estejam no mesmo local :D

Amanhã partilho aqui os dados registados e as respetivas localizações :)
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Lá instalei o sensor auriol no ponto mais frio do concelho, vale da Ribeira da Penha longa/atrozela nas traseiras do autódromo do Estoril.
É incrível pois uma pessoa passa na A16 e nem sonha o que se passa naquele pequeno vale, uma inversão muito violenta.
Eu mesmo nunca pensei que a zona do Pisão que era de longe até então o ponto mais frio do concelho tivesse rival.Sai de lá com 0 graus.Que grande surpresa.:cold:

Hoje

 
Última edição:

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.
Boas,

Lá instalei o sensor auriol no ponto mais frio do concelho, vale da Ribeira da Penha longa/atrozela nas traseiras do autódromo do Estoril.
É incrível pois uma pessoa passa na A16 e nem sonha o que se passa naquele pequeno vale, uma inversão muito violenta.
Eu mesmo nunca pensei que a zona do Pisão que era de longe até então o ponto mais frio do concelho tivesse rival.Sai de lá com 0 graus.Que grande surpresa.:cold:

Hoje



Mínima épica de -6,1 graus.
Logo faço um post com muita informação sobre o local e fotos do gelo.
Foi então o meu registo mais extremo desde que faço registo inversões.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Mínima épica de -6,1 graus.
Logo faço um post com muita informação sobre o local e fotos do gelo.
Foi então o meu registo mais extremo desde que faço registo inversões.

Belo registo! Eu ainda consegui mais extremo, logo à tarde faço a reportagem neste tópico.