Seguimento Litoral Centro - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
O que já foi esse rio em tempos de invernia e o que é ele agora...nem com toda a chuva que já caiu ele se recompôs, parece-me bem abaixo do caudal que devia ter em Janeiro. :hmm: Mas, temos um ministro do ambiente que diz que tem muita água e vai normal, é porque vai...
Fantásticas notícias!:viva: De onde será o endinheirado? :D
Foste à Quinta das Torres, que maravilha de sítio :p Fotos belíssimas :w00t:

---------------------
Eu hoje pela capital ribatejana; Santarém. Pela hora do almoço fui espreitar o Tejo desde o alto; das muralhas do castelo no jardim das Portas do Sol. Estava uma ventania impressionante, mas não chovia, ainda. Viria mais tarde, sensivelmente por volta das 16h00.

O Tejo lá ia, nem muito cheio nem muito vazio, composto vá, pelo menos aparentemente. Bancos de areia visíveis, indicadores da pouca profundidade das águas...

River Tagus from above. Santarém, 16-01-2020 by JoãoP74, on Flickr


River Tagus from above. Santarém, 16-01-2020 by JoãoP74, on Flickr


River Tagus from above. Santarém, 16-01-2020 by JoãoP74, on Flickr

No regresso a Samora já chovia bem, e grande parte da viagem foi feita debaixo de chuva e vento fortes; a frente apanhou-me mesmo na A1. Os acumulados nas estações amadoras a sul de Santarém andam pelos 8-10 mm.
 


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
O que já foi esse rio em tempos de invernia e o que é ele agora...nem com toda a chuva que já caiu ele se recompôs, parece-me bem abaixo do caudal que devia ter em Janeiro. :hmm: Mas, temos um ministro do ambiente que diz que tem muita água e vai normal, é porque vai...
Já nem me lembro da última cheia em Samora, em que todas as partes baixas da então vila ficavam debaixo de água... e em Santarém não se deveriam ver os bancos de areia nesta altura do ano, de facto... mas esperava encontrá-lo pior, tendo em conta alguns comentários que fui lendo por aqui.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Por Lisboa...

lisboa.jpg


Vídeo da RTP: https://www.rtp.pt/noticias/pais/inundacoes-em-lisboa_v1198544
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
O Barreiro passou um pouco ao lado tendo em conta o acumulado, 3.30 mm.
Máxima de 17.7ºC, a mínima registada foi de 14.4ºC próximo do final da tarde, mas não dou este valor como fechado.

Valor da mínima fechado, 14.4ºC.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
O dia começou com céu limpo e acabou com céu quase limpo. Durante a tarde, ocorreu a passagem da frente, que infelizmente foi um completo fiasco. Veremos se sábado corre melhor.
O mês segue com 4,8 mm, muito abaixo do normal (por volta de 100 mm). :( :rain:

Dados de hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 17,1°C
Mín: 11,3°C
Prec: 1,5 mm

Corroios
Máx: 17,5°C
Mín: 11,2°C

Agora estão 11,5°C e céu pouco nublado. :)
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ontem em Sesimbra a frente foi bem generosa, com 19.3 mm em Sampaio e 15 mm no Zambujal. Claramente acima do resto da Margem Sul, uma vez mais.

Venha mais uma chuvinha amanhã, para depois recebermos algum frio, finalmente!

EDIT: Nem foi preciso esperar por amanhã. Pelo radar será provavelmente o único concelho onde chove neste momento, parece que tenho íman :D

Chuva moderada durante alguns minutos, 2.79 mm até ao momento. 32.6 mm este mês.
 
Última edição:

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,661
Local
Aveiras de Cima
parou de chover, 3.6mm acumulados ...

Ficou aquém do esperado... :buh:

Infelizmente começa a ser habitual as frentes "despedaçarem-se" quando passam para Sul do Tejo... :(
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
EDIT: Nem foi preciso esperar por amanhã. Pelo radar será provavelmente o único concelho onde chove neste momento, parece que tenho íman

Chuva moderada durante alguns minutos, 2.79 mm até ao momento. 32.6 mm este mês.

Confirmo o aguaceiro Jorge, hoje vim para Sesimbra pela estrada de Calhariz, e está tudo bem regado, e com muita humidade ;) Por Azeitão 0.6mm desde a meia noite,mas tudo igualmente muito húmido! :thumbsup: Ver se para a semana estas poças de água congelam nos sítios de inversão :D Madrugada de 20 e 21 com um potencial brutal para se fazer grandes registos de mínimas :cold: Depois nos dias seguintes , os modelos vão mostrando uma possível sinóptica cada vez mais interessante para o Sul , nomeadamente no Baixo-Alentejo , e Sotavento algarvio :pray:
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Bom dia,

Nevoeiro cerrado durante toda a noite que acabou por acumular 0.3mm. O cenário matinal visto da ponte era deslumbrante, um enorme "tapete" de nuvens a cobrir o rio tejo de uma ponta á outra.
Condições actuais com 12.6ºC e humidade nos 100%.

@Ricardo Carvalho fantástico esse local, uma pena que um património desses esteja nesse estado. Belas fotos como sempre :)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.