Aquecimento Global



vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Hehe tu tens sempre alguma na manga :D

Uma coisa não invalida a outra, mas o que ele disse sobre as alterações climáticas tem razão a 100% na minha opinião. Claro que a tua opinião é completamente diferente já sei ^^
Felizmente o mundo não se baseia na tua opinião. Baseia-se em evidências e investigação científica. Felizmente, para bem de nós todos!
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
Volto sempre ao mesmo.

O tipo devia era explicar as consequências da Terra sem gelo nos polos. Se calhar haveria mais consenso na necessidade de manipular o clima, mesmo que estas se devam a variações naturais.

Vou resumir a atitude negacionista moderada que de vez em quando se lê por aqui:

'Eu não nego as alterações climáticas mas não sei a parte atribuível aos humanos. Apesar de não saber, vou criticar todos aqueles que tentam de facto atribuir responsabilidade aos humanos. As eventuais variações causadas pelos humanos não interessam porque há 300 milhões de anos haviam condições piores'.

Há dias em que mesmo não há paciência :D
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Volto sempre ao mesmo.

O tipo devia era explicar as consequências da Terra sem gelo nos polos. Se calhar haveria mais consenso na necessidade de manipular o clima, mesmo que estas se devam a variações naturais.

Vou resumir a atitude negacionista moderada que de vez em quando se lê por aqui:

'Eu não nego as alterações climáticas mas não sei a parte atribuível aos humanos. Apesar de não saber, vou criticar todos aqueles que tentam de facto atribuir responsabilidade aos humanos. As eventuais variações causadas pelos humanos não interessam porque há 300 milhões de anos haviam condições piores'.

Há dias em que mesmo não há paciência :D
Eu não estou a criticar a tua posição, apesar de ser contrária á minha não te vou insultar por isso. Temos posições diferentes e é apenas isso.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Volto sempre ao mesmo.

O tipo devia era explicar as consequências da Terra sem gelo nos polos. Se calhar haveria mais consenso na necessidade de manipular o clima, mesmo que estas se devam a variações naturais.

Vou resumir a atitude negacionista moderada que de vez em quando se lê por aqui:

'Eu não nego as alterações climáticas mas não sei a parte atribuível aos humanos. Apesar de não saber, vou criticar todos aqueles que tentam de facto atribuir responsabilidade aos humanos. As eventuais variações causadas pelos humanos não interessam porque há 300 milhões de anos haviam condições piores'.

Há dias em que mesmo não há paciência :D
estas a dizer que devemos controlar o clima a todo o custo para ficar da maneira que mais nos agradar, ou melhor agradar a alguns porque se em alguns locais a malta curte o clima que tem outras vivem em zonas onde o clima é o pior inimigo, para a malta do corno de África, e qual é o problema do contraditório não podemos ser todos iguais até a malta que acredita que a terra é plana tem o direito a expressar, ou será que só somos bons se formo atrás do cu de quem vai a frente sem fazer muito barulho
 
  • Gosto
Reactions: 1337

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
estas a dizer que devemos controlar o clima a todo o custo para ficar da maneira que mais nos agradar, ou melhor agradar a alguns porque se em alguns locais a malta curte o clima que tem outras vivem em zonas onde o clima é o pior inimigo, para a malta do corno de África, e qual é o problema do contraditório não podemos ser todos iguais até a malta que acredita que a terra é plana tem o direito a expressar, ou será que só somos bons se formo atrás do cu de quem vai a frente sem fazer muito barulho
A malta que acredita que a terra é plana terá todo o direito a expressar-se, certamente. Não num fórum científico, obviamente. Os negacionistas das alterações climáticas podem expressar-se... Do ponto de vista científico, apoiado, com números e dados concretos de preferência.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
A malta que acredita que a terra é plana terá todo o direito a expressar-se, certamente. Não num fórum científico, obviamente. Os negacionistas das alterações climáticas podem expressar-se... Do ponto de vista científico, apoiado, com números e dados concretos de preferência.
e onde ir vê-los e saber se são fiáveis, num mundo carregado de fake news que até os media metem a pata na poça, desviando um bocado há poucos dias apareceu uma noticia a dizer que a Suécia estava a pensar experimentar a semana de 4 dias de trabalhos para se vir a descobrir que era mentira se acontece com quem devia fazer fact check como pode o cidadão saber se é fake ou não, eu sei la quem são os jonhs os vitalis os não sei quem eu sei la o corriculo deles
 
  • Gosto
Reactions: 4ESTAÇÕES e 1337

PedroNTSantos

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2008
Mensagens
515
Local
Covilhã [562m]/Algoz (Silves)[49m]
e onde ir vê-los e saber se são fiáveis, num mundo carregado de fake news que até os media metem a pata na poça,

Na realidade é bem simples...Um artigo, mesmo que escrito por um cientista, não é considerado um "artigo científico" mesmo que publicado num jornal respeitado, como o NY Times, o El Pais ou, à escala do nosso pequeno retângulo, o Expresso, por exemplo.

Ciência só é ciência, se um determinado artigo, resultante de uma investigação prévia, for aceite e publicado numa revista científica, pois tal significa que passou pelo crivo dos pares, validando o rigor da investigação e respetivas conclusões. Se mesmo assim pode haver fraudes?! Claro, há gente pouco séria em todo o lado, mas como a ciência se alimenta da competitividade na procura da informação, por cada cientista que anuncia uma descoberta, haverá certamente outro que investiga em sentido contrário...

É que passar pelo "crivo dos pares" não significa, no caso da ciência, uma espécie de corporativismo onde "cientistas protegem cientistas", antes pelo contrário, pois poucas áreas de atividade há onde a rivalidade seja tão grande e onde o lema seja"não há vacas sagradas e tudo pode ser posto em causa". É por isso que Einstein continua e continuará a ser posto em causa. É também por isso que o conhecimento humano tem progredido exponencialmente...

Dito isto haverá hoje, infelizmente, poucos áreas de conhecimento onde todos os estudos (e contraestudos) científicos apontem invariavelmente numa única direção: as atividades humanas estão a interferir significativamente (o que não é mesmo que dizer que são a causa única) na mudança dos padrões climáticos à escala global. Negar isto é um ato de fé e não de ciência.

É também por ser um ato de fé, de convicção pessoal, que não pode ser desmontado e, no desespero, agarramo-nos a tudo...Já agora, no mundo da Ciência, ter sido um dos fundadores da Greenpeace é tão importante como ter duas orelhas, dito por outras palavras: não são os "títulos" que conferem autoridade científica, mas antes a qualidade das investigações e do trabalho como cientista.
 

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Na realidade é bem simples...Um artigo, mesmo que escrito por um cientista, não é considerado um "artigo científico" mesmo que publicado num jornal respeitado, como o NY Times, o El Pais ou, à escala do nosso pequeno retângulo, o Expresso, por exemplo.

Ciência só é ciência, se um determinado artigo, resultante de uma investigação prévia, for aceite e publicado numa revista científica, pois tal significa que passou pelo crivo dos pares, validando o rigor da investigação e respetivas conclusões. Se mesmo assim pode haver fraudes?! Claro, há gente pouco séria em todo o lado, mas como a ciência se alimenta da competitividade na procura da informação, por cada cientista que anuncia uma descoberta, haverá certamente outro que investiga em sentido contrário...

É que passar pelo "crivo dos pares" não significa, no caso da ciência, uma espécie de corporativismo onde "cientistas protegem cientistas", antes pelo contrário, pois poucas áreas de atividade há onde a rivalidade seja tão grande e onde o lema seja"não há vacas sagradas e tudo pode ser posto em causa". É por isso que Einstein continua e continuará a ser posto em causa. É também por isso que o conhecimento humano tem progredido exponencialmente...

Dito isto haverá hoje, infelizmente, poucos áreas de conhecimento onde todos os estudos (e contraestudos) científicos apontem invariavelmente numa única direção: as atividades humanas estão a interferir significativamente (o que não é mesmo que dizer que são a causa única) na mudança dos padrões climáticos à escala global. Negar isto é um ato de fé e não de ciência.

É também por ser um ato de fé, de convicção pessoal, que não pode ser desmontado e, no desespero, agarramo-nos a tudo...Já agora, no mundo da Ciência, ter sido um dos fundadores da Greenpeace é tão importante como ter duas orelhas, dito por outras palavras: não são os "títulos" que conferem autoridade científica, mas antes a qualidade das investigações e do trabalho como cientista.

:uau: :palmas:
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Algumas pessoas aqui deviam mudar de bombinhas ou parar de fumar:
apodrece os neurónios :nono:

Fotolia_137400627_Subscription_XXL-854x517.jpg
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,643
Local
Açores
estas a dizer que devemos controlar o clima a todo o custo para ficar da maneira que mais nos agradar, ou melhor agradar a alguns porque se em alguns locais a malta curte o clima que tem outras vivem em zonas onde o clima é o pior inimigo, para a malta do corno de África, e qual é o problema do contraditório não podemos ser todos iguais até a malta que acredita que a terra é plana tem o direito a expressar, ou será que só somos bons se formo atrás do cu de quem vai a frente sem fazer muito barulho





Deve-se controlar o clima para minimizar o impacto no ecossistema e - obviamente de forma egoísta - facilitar a atividade dos humanos.

O problema não é propriamente o contraditório. São sim publicações como 'aquela' que realisticamente nada acrescentam a uma discussão minimamente séria e aprofundada.

A maior parte do crescimento da população mundial nas próximas décadas deverá ocorrer em África, região que - como a maioria deve saber - tem enormes problemas.

A agricultura de subsistência ainda domina em África (incluindo no Corno). É mesmo preciso continuar a explicar a importância de um clima razoavelmente estável e previsível?
 
Última edição:

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)




Deve-se controlar o clima para minimizar o impacto no ecossistema e - obviamente de forma egoísta - facilitar a atividade dos humanos.

O problema não é propriamente o contraditório. São sim publicações como 'aquela' que realisticamente nada acrescentam a uma discussão minimamente séria e aprofundada.

A maior parte do crescimento da população mundial nas próximas décadas deverá ocorrer em África, região que - como a maioria deve saber - tem enormes problemas.

A agricultura de subsistência ainda domina em África (incluindo no Corno). É mesmo preciso continuar a explicar a importância de um clima razoavelmente estável e previsível?
então devesse deixar o clima aquecer pois assim mais vapor de água na atmosfera e mais água precipitavel .
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Na realidade é bem simples...Um artigo, mesmo que escrito por um cientista, não é considerado um "artigo científico" mesmo que publicado num jornal respeitado, como o NY Times, o El Pais ou, à escala do nosso pequeno retângulo, o Expresso, por exemplo.

Ciência só é ciência, se um determinado artigo, resultante de uma investigação prévia, for aceite e publicado numa revista científica, pois tal significa que passou pelo crivo dos pares, validando o rigor da investigação e respetivas conclusões. Se mesmo assim pode haver fraudes?! Claro, há gente pouco séria em todo o lado, mas como a ciência se alimenta da competitividade na procura da informação, por cada cientista que anuncia uma descoberta, haverá certamente outro que investiga em sentido contrário...

É que passar pelo "crivo dos pares" não significa, no caso da ciência, uma espécie de corporativismo onde "cientistas protegem cientistas", antes pelo contrário, pois poucas áreas de atividade há onde a rivalidade seja tão grande e onde o lema seja"não há vacas sagradas e tudo pode ser posto em causa". É por isso que Einstein continua e continuará a ser posto em causa. É também por isso que o conhecimento humano tem progredido exponencialmente...

Dito isto haverá hoje, infelizmente, poucos áreas de conhecimento onde todos os estudos (e contraestudos) científicos apontem invariavelmente numa única direção: as atividades humanas estão a interferir significativamente (o que não é mesmo que dizer que são a causa única) na mudança dos padrões climáticos à escala global. Negar isto é um ato de fé e não de ciência.

É também por ser um ato de fé, de convicção pessoal, que não pode ser desmontado e, no desespero, agarramo-nos a tudo...Já agora, no mundo da Ciência, ter sido um dos fundadores da Greenpeace é tão importante como ter duas orelhas, dito por outras palavras: não são os "títulos" que conferem autoridade científica, mas antes a qualidade das investigações e do trabalho como cientista.
não disseste nada de novo . como saber se um dos milhões de posts são fake ou não
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
A questao, camrov8, 1337, e se voces estao a fazer a opcao correcta em colocarem-se ao lado dos cepticos do climate change como Trump, Bolsonaro e muitos outros broncos, em vez da visao mainstream da ciencia, da maioria dos governos, da maioria das pessuas educadas e sensatas.

A esmagadora maior parte do espectro politico, concorda com a visao cientifica de que existem mudancas climaticas severas, causados pelos 410ppm de CO2 emitidos pela humanidade. E a necessidade de salvar o ambiente e a destruicao do planeta.
So os tolos populistas da extrema direita, se colocam fora desta visao. E Trump e um deles.

Em Portugal, toda a gente, desde o Rui Rio, Marcelo, Costa, Jeronimo, Catarina Martins, todos se enquadram nesta visao consensual.
So o pessoal da extrema direita se coloca fora. Ou o pessoal que le teorias da conspiracao na internet.

Se calhar acho que passam demasiado a ler o que nao deviam na internet.
Material venenoso para a vossa mente.
Estilo Fox News, CMTV ou muitos jornais populistas...

Na religiao e o mesmo consenso que na politica, com o Papa e um defendor acerrimo da necessidade de combater as mudancas climaticas.
E na Ciencia, e a mesma coisa, com mais de 95% ao lado do que falo.

Nao tenham duvidas que a historia vai julgar quem tomar essa opcao anti-ambiente, anti-ciencia.
Exactamente como julgou os milhares de pessoas que adoptaram os ideias fascistas, nazis e outras ditaduras, que ocorreram nos anos 30s do seculo passado.

Mas eu acho que voces vao mudar de ideias muito em breve.
Portanto nao se espantem que num forum dito cientifico, muitos de nos percam a paciencia com este tipo de posicoes.

Nao vejam isso como um ataque pessoal. Eu nao vos conheco, nem voces me conhecem. O que ataco sao as opinioes trumpistas e conspiracionistas, pouco ou nada cientificas, deste forum. Que sao infelizmente cada vez mais abundantes.