Sismos internacionais 2020



Fada

Cumulus
Registo
3 Out 2015
Mensagens
109
Local
Algarve
Se houver um TSUNAMI de grandes proporções no Atlântico por causa do sismo da Jamaica... poderá chegar à Europa?????
Lembrem-se que o TSUNAMI de 1755 chegou ao continente americano (existem relatos históricos do evento).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
E já não estou tão descansada outra vez.

Segui o link que me deu e lá alguém comentou isto:

"Any idea what event registered at tsunami monitoring buoys 44402, 41425, and 41421 just over an hour and a half ago, because those three events sure looked like a tsunami to me"

E essa pessoa deu este link: https://www.ndbc.noaa.gov/

Felizmente a Madeira é muito montanhosa :D

Event or Tsunami Mode: The Bottom Pressure Recorder (BPR) has a Tsunami Detection Algorithm on board that places the tsunameter in Event Mode. Event Mode provides data more frequently - an initial 4 minutes of 15-second with one-minute averaged data for the hour before and the three hours after going into Event Mode. Not every Event is a tsunami. In some cases, it can go into Event Mode because of electronic problems, or during the recovery of a BPR. The tsunami warning centers can initiate an Event to have the tsunameter report more frequently in anticipation of tsunami. Events are usually initiated by the seismic signal from an earthquake, and the actual tsunami, if there is on, will pass the tsunameter later. It requires expert analysis to determine a tsunami from the tsunameter data.

Foram boias algo distantes. 2 outras muito mais perto não detetaram nada de anormal.

De qualquer das formas, a 'ameaça' aparentemente foi algo como isto:



E no aviso inicial dizia isto:

* Earthquakes of this size are known to generate tsunamis dangerous to shorelines near the source.

Se continuas a estar ansiosa, bom, só posso voltar ao início e recomendar que subas a uma qualquer montanha :D
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Sei que as Caraíbas se localizam numa zona de fronteira de placas, mas não tinha a noção de quão sísmica é a Jamaica e a própria ilha de Cuba, pensei que fossem mais afectadas por eventos de elevada magnitude ocorridos noutros pontos das Caraíbas, como no Haiti ou Porto Rico, e não por eventos dentro ou muito próximo dos seus territórios.