Seguimento Meteorológico Livre - 2020

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Não estou a par dos registos mas normal?
O último inverno que choveu tanto como este foi o de 2016 se não estou em erro.
10/12 dias consecutivos a chover...


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Estas séries de dias consecutivos a chover este ano, derivam provavelmente da predominância de frente quentes. Chuva fraca ou chuvisco persistente, humidade a 100%, nevoeiros/neblinas e temperaturas amenas como consequência. Ótimo para proliferação de doenças e microrganismos dentro das casas, sinceramente detesto mas não há como evitar.
 


Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Estas séries de dias consecutivos a chover este ano, derivam provavelmente da predominância de frente quentes. Chuva fraca ou chuvisco persistente, humidade a 100%, nevoeiros/neblinas e temperaturas amenas como consequência. Ótimo para proliferação de doenças e microrganismos dentro das casas, sinceramente detesto mas não há como evitar.
Aqueles 20°c para domingo não lembra ao diabo...
Nem parece que estamos em janeiro mas pronto bem melhor que esta chuva chata que não quer largar estas bandas.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Bom bom é quando chegamos a agosto , 30 e tal graus e tudo a arder ...

É isso que o povo gosta ...:D
Também não se pode ir por aí, da mesma maneira que tu gostas de chuva é legítimo o pessoal gostar de tempo seco e calor. Incêndios são uma consequência do tempo seco mas por culpa humana. Basicamente há que respeitar os 2 lados embora pessoalmente também adore chuva e frio.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Para animar um pouco visto que este inverno em termos de mapas de sonho tem sido uma tristeza para os amantes de neve a cotas baixas. O que dizem desta saída das 18h para 7/8 de Fevereiro. Teríamos ISO -5. è um facto é que ficaria tudo em Espanha para variar. Teríamos ventos de rajadas de 100 km de Nordeste/leste e humidades bastantes baixas. O windchill ainda mais baixo do que tivemos á dias. Ainda falta bastante tempo mas o ECMWF também tinha vista algo na saída da 00h mas retirou nesta saída do 12h.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Também não se pode ir por aí, da mesma maneira que tu gostas de chuva é legítimo o pessoal gostar de tempo seco e calor. Incêndios são uma consequência do tempo seco mas por culpa humana. Basicamente há que respeitar os 2 lados embora pessoalmente também adore chuva e frio.


Eu respeito .:D

Também há mais acidentes em tempo chuvoso devido à má ação humana .

Não fui eu que começou a mandar bocas aos posts dos outros .:D

Vou limitar - me ao seguimento meteorológico da minha zona , não me apetece ter que escrever 10 posts sempre que vier a este seguimento dizer que vai chover na semana seguinte ...:D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Eu respeito .:D

Também há mais acidentes em tempo chuvoso devido à má ação humana .

Não fui eu que começou a mandar bocas aos posts dos outros .:D

Vou limitar - me ao seguimento meteorológico da minha zona , não me apetece ter que escrever 10 posts sempre que vier a este seguimento dizer que vai chover na semana seguinte ...:D
Já agora de que zona de Viana és? :D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Não me importaria nada que esses 100+ mm estivessem aí para baixo. Creio que para o pessoal do litoral norte como eu, eventos de chuva estratiforme e contínua como o que se avizinha na próxima semana não são propriamente animação meteorológica. Sim as médias de precipitação do mês precisam de ser atingidas, mas por outro lado também as médias de temperatura andam bem longe do normal. Entradas frias de NW com bons pós-frontais para o norte ou alguma cut-off a sul é o que realmente se precisa neste momento. Neve, granizo, trovoada, geadas onde andam este ano? :(
Independentemente daquilo que digam, é altura dela e o problema disto atualmente, é que este tipo de entrada (rio atmosférico) é cada vez mais aquilo que dá precipitação no continente, porque outro tipo de padrão já dificilmente ocorre. Aí pelo menos ainda chove, já cá mais para baixo ficamos com as nuvens que para além de ser triste face à falta de água existente, é ainda mais desinteressante. :sono:
Resumindo, os nossos invernos são cada vez mais desinteressantes. Este ano, pelo menos para já, só houve algum frio nos locais propícios a inversão térmica e devido à ventania ocorrida há 1 semana atrás. Nada mais, não há entradas com boas frentes que varriam o país de uma ponta à outra e que faziam descer bem a temperatura, logo seguidas de um bom pós-frontal.
Pode ocorrer algo desse género durante 2/3 dias, para depois vir o AA 2 semanas ou mais. Tal como já referi, isto só muda se a NAO- surgir porque de outra maneira, este anticiclone não deixa chegar cá nada, esteja onde estiver.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Independentemente daquilo que digam, é altura dela e o problema disto atualmente, é que este tipo de entrada (rio atmosférico) é cada vez mais aquilo que dá precipitação no continente, porque outro tipo de padrão já dificilmente ocorre. Aí pelo menos ainda chove, já cá mais para baixo ficamos com as nuvens que para além de ser triste face à falta de água existente, é ainda mais desinteressante. :sono:
Resumindo, os nossos invernos são cada vez mais desinteressantes. Este ano, pelo menos para já, só houve algum frio nos locais propícios a inversão térmica e devido à ventania ocorrida há 1 semana atrás. Nada mais, não há entradas com boas frentes que varriam o país de uma ponta à outra e que faziam descer bem a temperatura, logo seguidas de um bom pós-frontal.
Pode ocorrer algo desse género durante 2/3 dias, para depois vir o AA 2 semanas ou mais. Tal como já referi, isto só muda se a NAO- surgir porque de outra maneira, este anticiclone não deixa chegar cá nada, esteja onde estiver.
Os últimos tempos têm sido completamente desgastantes para os meteoloucos.

Lembro-me de, há 4 anos, ter havido muita instabilidade, frentes que atingiam o país de Norte a Sul, tempo chuvoso durante horas e horas, trovoada, vento forte... De há 3 anos para cá, nada! Tem sido NAO+ constante, com uma ou outra frente e tempo anticiclónico (com as exceções de março, abril e novembro de 2018). :angry:

2019 foi, talvez, o ano mais pasmacento que me lembra, desde há 20 anos!! :sono: Mesmo não tendo sido nem o mais seco nem o mais quente, há coisas que tenho que dizer:
  • 0 trovoadas registadas na zona;
  • Meses com muita chuva acumulada em 2 ou 3 dias, e o resto do mês totalmente seco;
  • Rios atmosféricos a Norte, com tempo nublado e seco;
  • Uma tempestade ou outra, mas nada de extraordinário;
  • (...)

O último dia em que me lembro de ver muita, mas mesmo muita chuva, foi o dia 11 de novembro de 2018. Aliás, nos últimos 3 anos, só me lembro de uns quantos momentos em que choveu muito: alguns dias de março de 2018 (5, 9, 14 e 17), 10 de dezembro de 2017 ou 27 de março de 2017 (quando caiu granizo na Charneca, se não estou em erro). :sad:

A nível de anos hidrológicos, o último ano hidrológico interessante aqui na zona foi o de 2015/2016. No entanto, mesmo esse ano hidrológico foi bastante seco no Sul, contudo houve bastante instabilidade por aqui, que é coisa que novembro de 2019 teve pouco (apenas teve durante uma semana). :rain:
 
  • Gosto
Reactions: joralentejano

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
O problema é que o ECM ainda não parece querer ir atrás .

Para isso , acho que tinha de haver uma mudança radical na previsão a médio prazo , já que o ECM prevê um fevereiro com temperatura acima da média .

Mas pode acontecer , qualquer atividade atmosférica não prevista agora , que pode mudar tudo .

Mas sem o ECM mudar radicalmente a sua previsão , não acredito que esta entrada muito fria se venha a concretizar .

Concordo plenamente, mas recordo-me sempre dos meses de Fevereiro em que, após uns dias de temperaturas de primavera, é habitual a alteração brusca das temperaturas e entradas frias. Considerando que, este ano, frio tem sido algo escasso na Europa, não era de admirar que viesse alguma entrada fria no próximo mês.
A título de exemplo, a ocasião em que vi nevar com maior intensidade na minha região, foi exactamente num mês de Fevereiro, com a neve a aguentar durante vários dias. É claro que já vai fazer 37 anos, mas sempre há a esperança de uma situação idêntica. :)
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Concordo plenamente, mas recordo-me sempre dos meses de Fevereiro em que, após uns dias de temperaturas de primavera, é habitual a alteração brusca das temperaturas e entradas frias. Considerando que, este ano, frio tem sido algo escasso na Europa, não era de admirar que viesse alguma entrada fria no próximo mês.
A título de exemplo, a ocasião em que vi nevar com maior intensidade na minha região, foi exactamente num mês de Fevereiro, com a neve a aguentar durante vários dias. É claro que já vai fazer 37 anos, mas sempre há a esperança de uma situação idêntica. :)


Concordo que fevereiro é um mês instável e surpreendente , propício a surpresas .

Não sei se foi o mesmo nevão , recordo - me de em 83 ou 84 , em fevereiro , se não me engano , de ter nevado vários dias a cota 0 . E com pós - frontais com aguaceiros de neve , algo incrível aqui no Litoral .
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Concordo que fevereiro é um mês instável e surpreendente , propício a surpresas .

Não sei se foi o mesmo nevão , recordo - me de em 83 ou 84 , em fevereiro , se não me engano , de ter nevado vários dias a cota 0 . E com pós - frontais com aguaceiros de neve , algo incrível aqui no Litoral .

https://www.meteopt.com/forum/topico/recordar-os-nevoes-de-fevereiro-1983-25-aniversario.1892/ ;)

https://www.meteopt.com/forum/topico/o-grande-gelo-1982-83.8049/