Saídas de modelos incomuns ou de sonho

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
O problema é que o ECM ainda não parece querer ir atrás .

Para isso , acho que tinha de haver uma mudança radical na previsão a médio prazo , já que o ECM prevê um fevereiro com temperatura acima da média .

Mas pode acontecer , qualquer atividade atmosférica não prevista agora , que pode mudar tudo .

Mas sem o ECM mudar radicalmente a sua previsão , não acredito que esta entrada muito fria se venha a concretizar .


Não era de estranhar, o clima anda muito incerto tudo é possível, mas vamos espera...
 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Esta run das 06z do GFS continua muito boa :rolleyes:

WI9kkmp.png


mVwKMnR.png
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Mais uma saída e a tendência continua lá. O maior problema seria a falta de precipitação pois neste casos fica quase tudo em Espanha. Depois deste mês de Janeiro quase sempre com a cota de neve a 3000 metros pode ser que o mês de Fevereiro faça uma compensação.

A falta de precipitação é o nosso eterno problema nas entradas frias continentais .

Embora paradoxalmente sejam a nossa única hipótese de ver cair neve a cotas muito baixas , se se abrir uma ( muito complicada de aparecer ) janela de oportunidade .
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Lembro - me de em janeiro de 2009 essa rara janela de oportunidade ter aparecido .

Estava muito frio , depois de vários dias bastante frios . No noite do dia 8 para 9 de janeiro estava muito frio , com temperaturas de 0 ° ou negativas e eu avistei uma massa nebulosa a NE. E eu lembro - me de ter comentado com um familiar que tinha muita esperança naquelas nuvens .

E não me enganei , essa janela de oportunidade surgiu e no dia seguinte de manhã cedo nevou a qualquer cota por onde essa massa nebulosa passou .:)
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,612
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Lembro - me de em janeiro de 2009 essa rara janela de oportunidade ter aparecido .

Estava muito frio , depois de vários dias bastante frios . No noite do dia 8 para 9 de janeiro estava muito frio , com temperaturas de 0 ° ou negativas e eu avistei uma massa nebulosa a NE. E eu lembro - me de ter comentado com um familiar que tinha muita esperança naquelas nuvens .

E não me enganei , essa janela de oportunidade surgiu e no dia seguinte de manhã cedo nevou a qualquer cota por onde essa massa nebulosa passou .:)
Dia lendário :sad: Fazendo uma breve pesquisa tenho a perceção que já cerca de 10 dias antes do evento já os modelos viam essa possibilidade, que se manteve consistente em todas as runs até ao dia 9. Bem diferente de hoje em dia em que de um dia para o outro se esfuma tudo...
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,121
Local
Genval, Bélgica
Eu estando na Bélgica com um Inverno anormalmente quente e sem neve, estou a seguir com atencao esta mudanca de padrao. A verdade é que o GFS ja aponta para esta mudanca de padrao ha pelo menos 5 ou 6 saidas e sem adiamentos (algo que me parece ser bastante consisente ja). E dando uma olhada por outros modelos, todos eles apontam no mesmo sentido. Comeco a achar improvavel que a coisa mude. Ha que ter esperanca!
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Ainda não desapareceu por completo o frio . Acima das 240 horas ainda há previsão de cotas de neve acima dos 800/1000 metros . E agora , ponto importante , começa a ser também apoiado pelo ECM. .

Mas para já são meras tendências , ainda vai correr muita água por debaixo da ponte.

Depende da perspectiva.

Ontem o GFS dava cota de neve nos 0 metros em Lisboa, quando hoje o mínimo está nos 850 (embora sem precipitação em ambos os casos).
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Depende da perspectiva.

Ontem o GFS dava cota de neve nos 0 metros em Lisboa, quando hoje o mínimo está nos 850 (embora sem precipitação em ambos os casos).

Eu estava a referir - me principalmente ao ECM , que considero um modelo muito melhor a longo prazo .

Agora , ver nos modelos previsão de cotas de neve muito baixas e precipitação abundante não é coisa que seja costume visionar .
 

Nashville

Cirrus
Registo
6 Jan 2009
Mensagens
99
Local
Vila Nova de Gaia (Madelena)
Eu estava a referir - me principalmente ao ECM , que considero um modelo muito melhor a longo prazo .

Agora , ver nos modelos previsão de cotas de neve muito baixas e precipitação abundante não é coisa que seja costume visionar .

Sem duvida ECM muito mais certeiro a longo prazo, é mais ponderado...