Seguimento Açores e Madeira - Janeiro 2020



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
O AROME é um modelo útil... mas nem sempre deve ser interpretado de forma literal no que concerne à precipitação.

u6z91k6.gif
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Acumulados significativos registados ontem, dia 27-01-2020, em 1h:

- Estação do Aeródromo de São Jorge: 24 mm às 14h AZOT
- Estação do Aeródromo da Graciosa: 13,7 mm às 07h AZOT
- Estação do Aeroporto das Flores: 10,3 mm às 10h AZOT e 13 mm às 11h AZOT

fVqLl1G.png




Acumulados significativos registados hoje, dia 28-01-2020, até ao momento, em 1h:

- Estação do Aeroporto do Pico: 11,8 mm às 11h AZOT

zB7qy6C.png
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Mau tempo nos Açores: Chuva intensa causou 14 pequenas inundações e derrocadas em São Miguel

A chuva intensa provocou, esta tarde, 14 pequenas inundações e derrocadas na ilha de São Miguel, nos Açores, adiantou fonte do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA).
EDUARDO COSTA / LUSA

“O concelho da Povoação foi o que registou mais ocorrências: seis derrocadas, que obstruíram parte da via”, revelou, em declarações à Lusa, fonte oficial da Proteção Civil dos Açores.

No concelho da Ribeira Grande, também se registou uma derrocada, que obstruiu “totalmente a via”, sendo a circulação rodoviária possível apenas por um caminho alternativo.

Neste concelho, na freguesia da Matriz, verificou-se ainda uma pequena inundação numa residência e uma inundação na via pública.

No concelho de Vila Franca do Campo, a Proteção Civil dos Açores registou três ocorrências, devido a “pequenas inundações em habitações por transbordo de esgotos”, enquanto em Ponta Delgada houve uma “pequena derrocada que ocupou parte da via”.

Durante a manhã, o Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores já tinha sido chamado a intervir numa inundação no refeitório da Escola Básica e Integrada das Angústias, na ilha do Faial.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) mantém até às 6:00 de quarta-feira (7:00 em Lisboa) as ilhas do grupo oriental (São Miguel e Santa Maria) sob aviso amarelo, devido às previsões de precipitação, por vezes forte, acompanhada por trovoada.


As ilhas do grupo central (Terceira, São Jorge, Graciosa, Faial e Pico) estiveram sob o mesmo aviso até às 18:00 de hoje.

Na segunda-feira, a Proteção Civil tinha registado 10 ocorrências nas ilhas das Flores, Graciosa, Pico, Terceira e São Jorge, sendo a de maior dimensão uma derrocada na estrada de acesso à Fajã do Ouvidor, em São Jorge, que levou à interdição temporária do trânsito rodoviário.

Segundo fonte oficial da Proteção Civil dos Açores, “a via foi parcialmente desobstruída e já conseguem passar viaturas ligeiras”.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
A minha estação aqui na Horta, antes de se ''afundar'' como o Titanic, em 35 horas já levava um acumulado de superior a 80mm... Adoraria ter visto qual o acumulado final! Espero que não tenha sido uma avaria nada demais...
Por falar em avaria, o pluviómetro do Observatório Príncipe Alberto do Mónaco já se encontra avariada há algumas semanas.
Gostava mesmo de ter sabido o acumulado total destes 2 dias.