Seguimento Litoral Norte - Janeiro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Podes partilhar o artigo/tese, por favor? Não estou a conseguir encontrar...

Só o tenho em livro, comprado já há muitos anos (aliás, está feito num oito!). Não sei se haverá on line alguma digitalização dele, até porque tem belíssimos mapas temáticos 1:500 000 e aquela que considero, de longe, a melhor e mais confiável representação cartográfica da precipitação média (inc. anual) em Portugal).

Por outras palavras, em comparação, as atuais produções eletrónicas tipo "SIG" e "geoestatística", feitas com base em métodos "acéfalos" de interpolação computacional, são trabalhos de amadores, mesmo quando vêm com chancelas do IPMA, da APA ou de academias...

Aqui pode apanhar mais informação - http://edicoes-ceg.vitraldigital.com/publicacao.asp?id=104

Nota: é uma pena que o CEG - editor - não tome uma de duas medidas: ou reedite uma obra há muito esgotada (centenas de estudantes como eu adquiriram-na) ou então pegue nela (e mapas) e a digitalize, prestando um óbvio serviço público. Contudo, penso que seja acessível em muitas bibliotecas públicas (e alfarrabistas).

Aqui vão as referências completas que tirei agora do livro:

Répartition et Rythme des Précipitations au Portugal
Suzanne Daveau [avec la collaboration de Conceição Coelho, Vanda Gama e Costa, Leonor Carvalho]
192 pág. + 5 mapas
Memórias do Centro de Estudos Geográficos N.º 3
Universidade de Lisboa/INIC
Lisboa, 1977
 


bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Bom dia.


Chuva, chuvinha. Vai caindo fraca, fraca mas certinha. O vento sopra fraco a moderado com rajadas de SSO.
O dia de ontem terminou com 46,5 mm de acumulado, o de hoje está nos 11,4 mm.
O acumulado mensal está com 175 mm, ainda abaixo da média para janeiro.


Se te referes ao meu cantinho, o ano hidrológico vai com 1457,5 mm de acumulado. Bem bom.


A EMA de Paços de Ferreira está localizada a escassas centenas (100-200 metros) do local onde esteve uma estação meteorológica do ministério da agricultura, nos terrenos da antiga estação agrária.
Os dados recolhidos, de 1955 a 1980, um sumário, foram estes:
XsWpm6a.jpg

1709 mm de média na precipitação. Um valor interessante.

Mas com os dados que eu tenho recolhido na minha estação desde 2011, posso efectivamente acreditar que porventura, nesses mesmos anos, a média aqui seria mais alta.

Há uma outra estação, desactivada ao que parece na rede do INAG, na zona norte do concelho, freguesia de Lamoso, com uma média superior a esta, mas só com recolha de 1980 a 2001. E a média desses anos ultrapassa os 1750 mm. Curiosidade: o ano hidrológico 2000-2001 ultrapassa os 3500 mm...


Tactual: 13,4ºC
Hr: 97%

É bastante interessante essa informação; contudo, fica sempre a dúvida derivada dos distintos períodos de funcionamento... 2011-2020 não é a mesma coisa que 1955-1980... é um fator que pode baralhar as contas e as hipóteses explicativas, a adicionar à possível defeituosa operação de uma das estações (seja ela qual for).

Nos casos estudados pela S. Daveau trata-se de pares de udómetros muitíssimo próximos, operados por serviços competentes, mas com precipitações bem distintas - no caso de Pedrógão até é o que está a menor altitude que recebe em média mais chuva... só porque em certos tipos de situações sinópticas a condensação e posterior precipitação ocorre preferencialmente naquele preciso sítio - o verdadeiro micro-clima.

E foi a compreensão destes mecanismos (de base territorial) que atuam nas diferentes massas de ar que permitiu à geógrafa perceber/inferir com inteligência o papel determinante da orografia na repartição e total de precipitação em cada local no país, e competentemente desenhar os mapas.

Está ali muito saber teórico e um brutal conhecimento do terreno - não é por acaso que ela era também mulher do principal geógrafo português do século XX, o Prof. Orlando Ribeiro, sumidade também de nível internacional.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia

Por cá vai chovendo de forma persistente, fraca em geral.
O acumulado do dia vai nos 13,7 mm.
O céu apresenta-se encoberto (8\8) e o vento sopra moderado, com rajadas, de S.

Tactual: 12,2ºC
Hr: 97%

É bastante interessante essa informação; contudo, fica sempre a dúvida derivada dos distintos períodos de funcionamento... 2011-2020 não é a mesma coisa que 1955-1980... é um fator que pode baralhar as contas e as hipóteses explicativas, a adicionar à possível defeituosa operação de uma das estações (seja ela qual for).
Utilizavam um Udómetro hellmann`s (com respectivo copo medidor), o mesmo que eu uso cá em casa para comparar com o pluviómetro digital da Oregon. Este udómetro é o mesmo que esteve em uso por décadas ao serviço do Instituto de Meteorologia.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Mais do mesmo...
Chuva e mais chuva para os solos ficarem bem saturados.
Seguramente este é o pior janeiro a nível metereologico desde que participo no fórum...
Os solos já estão saturados desde dezembro.
O pior janeiro?
Janeiro molhado, ano abençoado.
Não sei se é ditado mas poderia ser. ;)
Temos o clima que temos.
Às tantas um dia destes, podemos ter uma espécie de "erasmus" meteorológico.
Os sulistas vem passar uns tempos cá acima, os nortenhos vão deliciar-se com o sol, a secura, e a falta de verde...:D
O ano tem ainda tanto para dar, nada de desmotivação. :thumbsup:

Ahhhh, 15,0 mm de acumulado...
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Os solos já estão saturados desde dezembro.
O pior janeiro?
Janeiro molhado, ano abençoado.
Não sei se é ditado mas poderia ser. ;)
Temos o clima que temos.
Às tantas um dia destes, podemos ter uma espécie de "erasmus" meteorológico.
Os sulistas vem passar uns tempos cá acima, os nortenhos vão deliciar-se com o sol, a secura, e a falta de verde...:D
O ano tem ainda tanto para dar, nada de desmotivação. :thumbsup:

Ahhhh, 15,0 mm de acumulado...


Erasmus meteorológico , aí está uma excelente ideia .:)

Assim ,aqueles que não gostam do clima que têm na terra deles podem ir vivenciar o clima que eles idealizam noutra região , pelo menos durante uns tempos .
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
Os solos já estão saturados desde dezembro.
O pior janeiro?
Janeiro molhado, ano abençoado.
Não sei se é ditado mas poderia ser. ;)
Temos o clima que temos.
Às tantas um dia destes, podemos ter uma espécie de "erasmus" meteorológico.
Os sulistas vem passar uns tempos cá acima, os nortenhos vão deliciar-se com o sol, a secura, e a falta de verde...:D
O ano tem ainda tanto para dar, nada de desmotivação.

Ahhhh, 15,0 mm de acumulado...
Pior janeiro em relação ao frio neve..

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 
  • Gosto
Reactions: joselamego e ampa62

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

mais um dia com chuva persistente por vezes moderada, o acumulado está nos 14.6 mm.

Neste momento morrinha com 13.5ºc , vento SW 22 Km/h e 96 % HR.

Nevoeiro fechado.

Janeiro segue +/- na média com 150,4 mm pelo que, com a chuva de amanhã, será o quarto mês consecutivo com precipitação acima da média :rain:
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de tarde, bom início de noite.

Está a ser um janeiro bom no que toca à chuva por cá.

Hoje está a ser um bom dia para as lesmas, caracóis e outros. Ainda não os ouvi a queixar-se.
Chuva fraca mas persistente.
O acumulado está agora nos 29,7 mm. Nada mau!
O acumulado mensal subiu para os 214,1 mm.

O céu permanece encoberto, nem uma nesga de sol ou de abertura, 8\8.
Cinzento-escuro, base de nuvens baixa.
O vento sopra fraco a moderado desde início da tarde, de S\SSO.
Nota-se ligeira subida da temperatura devido ao vento ter um fluxo mais de sul.
A humidade continua a tocar os 100% (estabilizou nos 97%, o que nesta estação corresponde a saturação - 100%).

Tactual: 13,7ºC
Hr: 97%
Erasmus meteorológico , aí está uma excelente ideia .
Um termo adequado para alguns seria "marasmus meteorologicus". :p

Pior janeiro em relação ao frio neve..
Acredito que na temperatura janeiro tenha uma anomalia positiva a rondar 1ºC na mínima.
Já na máxima deve de estar a rondar o normal.
Falamos nas médias porquê?
Quando o mês de janeiro é seco, com pouca nebulosidade, tende a ser frio, mas se o janeiro for chuvoso, com os fluxos de S\SO, tende a ser quente. São as massas de ar atlântica que influenciam a temperatura nas épocas mais húmidas, factor por si responsável pelo elevar da média da temperatura, uma vez que o Atlântico tem uma grande influência na nossa costa.
Repare-se que a média mensal da temperatura em janeiro, entre 1955 e 1980, aqui em Paços de Ferreira foi de 7,4ºC, com 11,2ºC na máxima e 2,8ºC na mínima. Isso quer dizer que, numa época que se sabe ter sido mais fria que a actual, a variabilidade é grande.
Sonhar não custa, mas a realidade é que no nosso litoral norte não podemos aspirar a mais.
Teremos certamente no futuro meses de janeiro mais frios, mas outros serão ainda mais quentes. Apreciemos o que temos.
Até os nossos compatriotas que estão emigrados muito a norte se queixam...;)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

A chuva é persistente, essa chata!
Cai levemente mas molha bem.
A terra está a suar. É da humidade...
E o acumulado lá vai subindo lentamente, agora está nos 34,8 mm.
O vento sopra fraco de SSO.

Tactual: 13,3ºC
Hr: 97%
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,938
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Finalmente ao findar da noite a chuva fraca\chuvisco parou.
Mas nada de sol, de abertas. Está o céu encoberto (7\8).
O vento sopra fraco de SSO (SSE por vezes).
O acumulado vai nos 4,3 mm.

Tactual: 13,5ºC
Hr: 97%
Desde já tenham um excelente fim de semana!:thumbsup:
 
Estado
Fechado para novas mensagens.