Biodiversidade

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Fóssil mais antigo de uma planta da família das cenouras foi descoberto na Madeira

Uma equipa de cientistas descobriu a presença de plantas de cenoura selvagem — com caules e folhas gigantes — há cerca de 1,3 milhões de anos na ilha da Madeira. Além de ser a primeira vez que é descoberto um fóssil de uma planta com gigantismo insular, esta cenoura fossilizada é a mais antiga do mundo.

Uma equipa de cinco cientistas (quatro deles portugueses) quis estudar fósseis de frutos e acabou por descobrir a cenoura fossilizada mais antiga do mundo. As conclusões dos investigadores revelaram a presença de plantas de cenoura selvagem (diferente das cenoura que são consumidas hoje em todo o mundo) — com caules e folhas gigantes — há cerca de 1,3 milhões de anos na ilha da Madeira. O estudo é pioneiro por duas razões: o fóssil de cenoura agora descoberto é o mais antigo alguma vez descrito a nível mundial e é a primeira vez que se caracteriza um fóssil de planta com evolução para gigantismo insular.

O estudo, cujo autor principal é aluno de doutoramento em geologia na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, vai estar em destaque na revista científica Taxon editado pela Associação Internacional de Taxonomia de Plantas, depois de já ter sido publicado online.

https://www.publico.pt/2020/01/30/c...oura-selvagem-descoberto-ilha-madeira-1902136

 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Um cenário desolador, é olhar para esta paisagem, e ver tudo "queimado" devido a uma aplicação de herbicida, e ainda são alguns hectares, de ambos os lados da estrada, e é que já nem os olivais tradicionais, escapam a esta malvada praga.

 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Comemora-se hoje o Dia Mundial das Zonas Húmidas, e nada melhor do que vistar uma dessas zonas completamente alagada, e com muita vida, principalmente no que toca a aves, neste caso, fui até á Reserva Natural do Paúl do Boquilobo.

 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,449
Local
Olhão (24 m)

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Macho de peneireiro vulgar (Falco tinnunculus) há alguns minutos perto da minha casa.

EQLOqfLXUAAppKt
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Macho de peneireiro vulgar (Falco tinnunculus) há alguns minutos perto da minha casa.

EQLOqfLXUAAppKt

É verdade, que excelente foto, todos os dias são publicadas fotos, no grupo no facebook, aves de portugal, que muitas delas deixam qualquer pessoas de boca aberta.
 

Pek

Cumulonimbus
Registo
24 Nov 2005
Mensagens
4,819
Local
Menorca
Grande foto Pek, parabéns!:thumbsup:

É verdade, que excelente foto, todos os dias são publicadas fotos, no grupo no facebook, aves de portugal, que muitas delas deixam qualquer pessoas de boca aberta.

Obrigado pelos comentários!! :)

Fio com um vídeo e detalhe em super câmera lenta do início do voo (fotograma a fotograma). Baixa qualidade vinculada ao aplicativo do Twitter.
 

Cinza

Cumulus
Registo
19 Set 2017
Mensagens
276
Local
Vila do Conde
Os meus visitantes :): Tal como o ano passado tenho deixado na varanda ração de gato para o rabirruivo (já coloquei sementes mas não toca nelas, prefere a comida de gato), este ano os melros também vêm comer. Nas últimas 3/4 semanas vêm os dois ao mesmo tempo, várias vezes no dia, mas come um de cada vez. PS Não liguem à qualidade das fotografias nem aos vidros sujos :D.

1.jpg

2.jpg

3.jpg

4.jpg