Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,966
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ainda não vi, mas já me lembro de as ver em pleno fevereiro, julgo que a meio do mês, aqui pelo norte.
Há anos mais propícios à vinda antecipada delas.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
941
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Boas, vale o que vale, interessa o que interessa. Nem sei se será aqui o local indicado para postar, mas hoje já vi andorinhas por aí!

Ainda não vi, mas já me lembro de as ver em pleno fevereiro, julgo que a meio do mês, aqui pelo norte.
Há anos mais propícios à vinda antecipada delas.

Estive na Base Aérea do Montijo no dia 26 de Janeiro e as andorinhas já lá se encontravam. Aqui pelo Feijó ainda não as vi e tenho ninhos no prédio.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Estive na Base Aérea do Montijo no dia 26 de Janeiro e as andorinhas já lá se encontravam. Aqui pelo Feijó ainda não as vi e tenho ninhos no prédio.
Corroios tem imensas andorinhas durante a primavera e início do verão. Todavia, aqui na Charneca nunca as vi. Podia ser algo relacionado com o mar, mas não me parece, já que também há imensas andorinhas em Cabanas de Tavira, e Cabanas de Tavira até está mais próximo do mar que a minha zona. Em Marvão também havia muitas quando estive por lá há 2 anos. :eek:

Portanto, não sei... :(
 
  • Gosto
Reactions: RStorm e Microburst

dahon

Nimbostratus
Registo
1 Mar 2009
Mensagens
1,677
Local
Viseu(530m)
Sai uma selfie e uma condecoração para o Anticiclone....
Esta discriminação dos ciclones tem de acabar, não são eles que nos protegem das secas?
Vou fazer uma petição para que haja um voto de louvor na Assembleia da República, pela importância dos ciclones.

hsZkOTA.png


Ps: Sendo que hoje em dia a interpretação do que é ironia e sarcasmos está deveras afectada. Deixo como nota que este post serve para efeitos humorísticos...porventura falhados.
 
Última edição:

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Já que não chove e para dar mais alguma vida ao Fórum, nada melhor que recordar tempos passados:
Continente: Previsão para Terça-feira, 01 Abril 2014


INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser, por vezes, fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a
cota para 1200/1400 metros.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando moderado
a forte (30 a 45 km/h) no litoral, com rajadas da ordem de 80 km/h,
e sendo forte a muito forte (45 a 60 km/h), nas terras altas, com
rajadas da ordem de 90 km/h.
Pequena descida da temperatura máxima.


Só neste dia caíram em Alvalade Sado 72,0 mm. Foi no dia das mentiras, mas foi realidade, bons tempos!!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Já que não chove e para dar mais alguma vida ao Fórum, nada melhor que recordar tempos passados:
Continente: Previsão para Terça-feira, 01 Abril 2014


INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA Céu muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser, por vezes, fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima de 1400/1600 metros, descendo gradualmente a
cota para 1200/1400 metros.
Vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante sul, soprando moderado
a forte (30 a 45 km/h) no litoral, com rajadas da ordem de 80 km/h,
e sendo forte a muito forte (45 a 60 km/h), nas terras altas, com
rajadas da ordem de 90 km/h.
Pequena descida da temperatura máxima.


Só neste dia caíram em Alvalade Sado 72,0 mm. Foi no dia das mentiras, mas foi realidade, bons tempos!!
2014 foi o último ano de jeito, ou pelo menos no que toca ao inverno. Nesse ano, diria que caíram quase 1000 mm por aqui. :uau:
Fez ontem 6 anos da chegada da famosa Tempestade Stephanie. O período de 1 a 10 de fevereiro foi talvez um dos mais chuvosos dos últimos anos, com valores de precipitação na ordem dos 100 mm. Foi o último ano em que ocorreram as famosas inundações em Corroios, e noutros tempos ocorriam a cada ano. Enfim, outros tempos, com um tempo bem mais interessante que o de hoje. :rain:

A ver se daqui a uns anos voltamos a gozar de um "bom tempo" à séria... :pray:
 
  • Gosto
Reactions: RStorm

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Já que falam do passado, para quando um inverno como o 08/09 ou 09/10? Nem nos próximos dez anos. :D


Quando me lembro que no mesmo inverno vi ciclones, trovoadas a rodos, granizo do tamanho de ovos, neve...tudo isto à porta de casa. Que tempos. Mal eu sabia na altura o quão raro aquilo era. Mas também não é preciso pedir tanto, uma repetição de 2013/14 já não era mau.


Este inverno está a ser uma piada de mau gosto. Não se passa nada. A ver se no fim do mês ou em março vem algo para salvar isto.
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,815
Local
Lisboa e Alenquer
Penso que ate tivemos um bom Inverno em termos de chuvas aqui no Centro, mas muito decepcionante em frio e geadas.
Mas, de qualquer forma as previsões de longo prazo não são nada animadoras para Março, espero que estejam erradas.

Penso que os Invernos estao cada vez mais fracos, quanto a isso nao ha nada a fazer...a nossa geração irá ver essa facto cada vez mais consistente nesta década. Ate podemos ter um inverno normal, seguido de muitos amenos e muito pouca chuva.

Ah que saudades do Carnaval à antiga na neve da Estrela, com frio pelo pais todo e aqueles foliões vestidos como se fosse Brasil, mas a rapar um frio a sério! :cold:

Boas,
Continua sem nada no horizonte e mantém se a tendência... de não haver sinal de chuva e as temperaturas continuarem acima da média.
Que implicações tal situação poderá originar a nível das barragens... Veremos??
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Penso que ate tivemos um bom Inverno em termos de chuvas aqui no Centro, mas muito decepcionante em frio e geadas.
Mas, de qualquer forma as previsões de longo prazo não são nada animadoras para Março, espero que estejam erradas.

Penso que os Invernos estao cada vez mais fracos, quanto a isso nao ha nada a fazer...a nossa geração irá ver essa facto cada vez mais consistente nesta década. Ate podemos ter um inverno normal, seguido de muitos amenos e muito pouca chuva.

Ah que saudades do Carnaval à antiga na neve da Estrela, com frio pelo pais todo e aqueles foliões vestidos como se fosse Brasil, mas a rapar um frio a sério! :cold:
Tirando aquela semana em dezembro, não houve nada digno de inverno até ao momento, pelo menos por aqui. Tivemos a cut-off a meio de janeiro, que não foi nada por aí além e o rio atmosférico no final do mês que da zona de Coimbra/Aveiro para baixo não deixou nada de jeito em termos de precipitação. Além disso, esse regime era mais interessante se afetasse uma região que necessita de chuva e não uma que já não está com ela pelos cabelos:p, mas quanto a isso não se pode fazer nada. Além disso, para além de precipitação, em termos de animação não dão em nada.
Geadas, super escasso e neve então nem se fala. Tal como referiste, tirando um ou outro ano, os invernos neste cantinho serão cada vez mais fracos e em certos anos deve passar-se despercebido como tem sido até agora. Nos próximos 10 dias as temperaturas continuarão perto dos 20, com mínimas perto dos 10 e nuvens aka restos. :sono: